Desde criança que eu sonho em ver uma Copa do Mundo de Futebol aqui na Terra do samba. Além do prestígio de sediar um evento desse porte, ainda teremos a chance de ver um jogo de Copa do Mundo bem pertinho da nossa casa. Não precisaremos gastar nada com viagens, com hospedagem e nem com guias turísticos ou tradutores: basta ter o ingresso na mão. Isso sem mencionar os empregos diretos e indiretos, o aumento do turismo e a circulação de dinheiro que esse evento vai trazer para o Brasil.
O meu medo com relação a essa Copa é de que tenhamos caos aéreo nos aeroportos, problemas de transportes nos dias dos jogos, alagamentos em dias de chuva e surtos de assaltos a turistas pra todos os lados. Isso tudo pode ser um motivo de vergonha e de descrédito estrangeiro no nosso país.
O Maracanã só receberá a seleção brasileira na final; se receber... |
Mas se tem uma coisa que eu achei realmente desorganizada foi a tabela dos jogos da Copa. Para começar, teremos uma quantidade abusiva de viagens para as delegações. O cabeça de chave do grupo D, por exemplo, vai estrear em Fortaleza, depois vai para São Paulo fazer o segundo jogo e vai finalizar a primeira fase jogando em Natal. As distâncias percorridas serão enormes e desnecessárias. Os grupos, ou chaves, deveriam ser organizados por região para evitar essas viagens longas e cansativas.
De onde veio a ideia da logomarca da Copa |
Outra coisa que chamou a minha atenção foi a sacanagem que fizeram com a cidade de Curitiba-PR. A capital paranaense terá apenas quatro jogos, todos eles na primeira fase. E a única seleção cabeça-de-chave que vai jogar em Curitiba vai jogar no mesmo dia e na mesma hora do jogo do Brasil, no dia 23 de Junho. E o que me causa estranhamento nisso tudo é que Curitiba é uma das cidades com melhor infra-estrutura e melhor desenvolvimento humano do país.
Enquanto isso, a cidade de Fortaleza terá 6 jogos da Copa, sendo dois jogos da seleção brasileira. Se nem o Rio de Janeiro terá dois jogos do Brasil, então por que Fortaleza terá dois jogos? Segundo fontes mais ou menos confiáveis, o que se diz é que o estádio do Castelão será um dos mais modernos do país e terá uma capacidade para mais de 60 mil torcedores (capacidade mínima exigida para ter jogos da seleção brasileira). Além disso, há a questão das obras bastante adiantadas na cidade e também uma amizade notável entre Ciro Gomes e Ricardo Teixeira, o que deve ter influenciado bastante na preferência pela capital cearense.
Claro que não seria possível agradar a todo mundo, mas essa tabela da Copa foi visivelmente manipulada por fatores políticos.
Esse logo, sim, ficou bacana |
0 comentários:
Postar um comentário