segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Uma delícia de almoço grátis


Comer de graça é comigo mesmo. É por isso, inclusive, que eu vou a festas só para comer de graça. Ou melhor: só para dar prejuízo. Brincadeiras à parte, eu não gosto de festas e nem vou a elas só para comer. Ainda mais depois que passei por um longo processo de reeducação e redisciplina alimentar. Posteriormente, posso até compartilhar coisas importantes que aprendi sobre dieta e alimentação. Mas o assunto que me fez escrever este post é que diferentemente do que muita gente pensa por aí (alô, neoliberaloides!) existe almoço grátis SIM! Na semana retrasada, por exemplo, eu acabei degustando um delicioso almoço grátis na minha própria casa. Não paguei um único centavo. Aliás, nem eu, nem ninguém. Foi absolutamente tudo free. Explico: 

É tudo grátis.

No quintal da minha casa (sim, eu ainda moro em casa térrea com quintal) brotou um mamoeiro sozinho, sem que ninguém tivesse o plantado. Segundo a teoria mais aceita, ele nasceu graças a um passarinho que comeu a fruta e regurgitou sua semente por acaso sobre as férteis terras do meu humilde jardim. Daí que vários meses se passaram e o pé de mamão cresceu (sendo irrigado apenas pela água da chuva) e deu vários mamões. Mamões grandes, diga-se de passagem, daqueles que é impossível comer sozinho de uma só vez. Quando chegou na hora almoço, eu peguei um desses mamões maduros e comi ele quase todo. Daí eu pergunto: quanto me custou para almoçar esse mamão? A resposta, obviamente, é ZERO. Se você for parar para pensar, vai chegar à conclusão de que a natureza nos proporciona almoço grátis o tempo todo. A própria natureza se encarrega de plantar, adubar e irrigar. O único trabalho que nos resta e pegar e comer. O grande problema é que o ser humano poluiu os rios, privatizou a terra e fez da venda de alimentos um negócio. Daí que chegamos à conclusão precipitada de que todo almoço é pago. Mas, como acabei de contar, não é. Todo almoço devia ser grátis. A exceção ficaria por conta dos carnistas que se alimentam de pedaços animais assassinados. Esses precisam gastar energia e recursos para poder se alimentar. Mas se você é um bom frugívoro, vegetariano ou vegano, o mundo do almoço grátis foi feito para você.

domingo, 22 de janeiro de 2023

Eles querem tomar sua casa

 

Quando eu digo que o capitalismo é responsável por mais de 90% das mazelas do mundo, sempre há quem discorde. Mas de uma coisa ninguém pode discordar: se o mundo fosse 100% socialista, ninguém perderia a própria casa. Tá duvidando? Então olhe os bancos, por exemplo. Enquanto os desinformados vivem com medinho do MST invadir sua casa, quem realmente quer tomar a sua residência são os bancos. Foi por isso, inclusive, que durante o governo do inominável, as instituições financeiras passaram a usar imóveis como garantia de empréstimo. Ou seja: não pagou os juros exorbitantes, se lascou: vai ter que morar na rua.

É o capitalismo, baby!

Não sei por que, isso me lembrou da velha frase de uma tal de Fidel Castro que dizia: "Esta noite milhões de crianças dormirão nas ruas. Nenhuma delas é cubana." Dura realidade.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Não devemos tolerar anistia de golpistas

 

Aquela manada de ruminantes que depredaram os edifícios da Praça dos Três Poderes ontem jamais teria feito o que fez se não tivesse ocorrido toda aquela onda antidemocrática que se iniciou em 2015. Se o derrotado nas eleições de 2014, o então senador Aécio Neves, não tivesse iniciado a onda golpista que culminou com o impeachment da presidenta Dilma em 2016, possivelmente Bolsonaro sequer teria chegado à presidência. Mas como a Caixa de Pandora golpista foi aberta, o resultado final, como num efeito dominó, está sendo essa tentativa agressiva de desestabilizar a democracia por parte da extrema-direita. Todo um processo foi desencadeado e o apogeu foram esses atos de terrorismo em Brasília.

Diante desse último ataque contra as instituições, ficou claro para quem ainda não havia percebido que o bolsonarismo não é uma corrente de pensamento ideológico. O bolsonarismo é uma seita golpista que é contra todos os valores civilizatórios e democráticos. Portanto, não devemos tolerar anistia. Se a justiça não punir todos os responsáveis por esses atos de terrorismo, coisas piores irão ocorrer. Não devemos nos esquecer que o "messias" dessa seita é o principal responsável por toda essa anomalia política que estamos vivendo, já que ele nunca desestimulou essa balbúrdia, muito pelo contrário. Foi ele mesmo que disse que gostaria que a Invasão do Capitólio dos Estados Unidos ocorresse de forma ainda pior no Brasil.

Reitero: nada de conceder perdão aos inimigos do povo. É cadeia para esses bandidos para que aquelas cenas lamentáveis de barbárie nunca mais se repitam na história da república. E que fique como lição para a história que a vontade do povo deve sempre ser respeitada.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Um novo tempo começa


A era da idiocracia, do ódio e do negacionismo começou a desmoronar com a volta de um governo verdadeiramente democrático ao poder. Chegou a hora de erguer a cabeça e seguir firme na luta, porque um novo tempo está começando. Não sei por que isso me fez lembrar daquela bela canção do Ivan Lins.