Em comemoração ao dia do Saci Halloween, hoje resolvi abordar um assunto meio obscuro que me meteu muito medo quando era criança que foi o tal do ET de Varginha. Para quem vive em outro planeta e não sabe do que se trata, o ET de Varginha foi uma suposta criatura alienígena encontrada por três mulheres no início de 1996 no município mineiro de Varginha. O caso repercutiu na imprensa e me deu tanto cagaço na época que fiquei vários dias sem conseguir dormir direito, com medo do tal ET aparecer no quintal da minha casa ou em baixo da minha cama. Recentemente, o caso voltou a ganhar evidência pelo fato do produtor americano James Fox estar oferecendo nada menos que U$ 200 mil dólares (um milho grande de reais) para quem apresentar um vídeo real da criatura que foi, pelo que relatam, capturada e filmada.
Essa história toda envolvendo o ET de Varginha é muito esquisita, porque houve muito rebuliço na cidade na época, pessoas que acompanhavam o caso que sumiram subitamente, houve tentativa de compra do silêncio de testemunhas, relatos de avistamentos de outros moradores e mais outras coisas suspeitas. Não sei até que ponto essas coisas são verdade e até onde começa o folclore propriamente dito. O melhor que posso fazer é especular algumas hipóteses para explicar o que ocorreu baseado na Navalha de Occam:
Será que eles estão entre nós? |
1 - A criatura veio de fora da Terra
Essa é a possibilidade menos provável. Dizer que a criatura veio de outro planeta (extraterrestre), de outra dimensão (ultraterrestre) ou que é um viajante do tempo me soa muito fantasioso pelo fato desta criatura ser descrita de forma muito animalesca. Um bicho bizarro que anda pelado em um planeta diferente do seu é muito irreal. Se assim fosse, teria que usar algum traje espacial ou então trazer aparatos tecnológicos muito à frente do nosso tempo. Isso sem falar que viagens de outras estrelas até aqui são longas e perigosas demais para qualquer coisa viva. Mesmo que se trate de um animal qualquer de uma fauna alienígena usado como teste (assim como usaram a cadela Laika no espaço), isso seria perigoso demais pelo risco de contaminação e até por morte instantânea devido à descompressão ou composição atmosférica muito diferente de seu lar de origem.
2 - A criatura é deste mundo
Há quem diga que o ET de Varginha foi, na realidade, um experimento biológico secreto (feito através da clonagem) criado por militares na tentativa de produzir um soldado perfeito, mas esse experimento teria dado errado e ainda por cima fugiu. Acho essa hipótese muito ficção científica para o meu gosto. Não sei se havia tecnologia na época para isso, fora que experimentos envolvendo seres humanos são ilegais. Existe também a possibilidade da criatura ter sido algum animal desconhecido que vivia em cavernas ou até mesmo um intraterrestre, que seriam supostos seres humanoides que vivem no interior do planeta. Mas nunca houve qualquer evidência disso.
3 - Não houve criatura nenhuma
O mais provável é que o tal ET tenha sido uma pessoa deformada ou alguém fantasiado querendo causar rebuliço. Ou ainda é possível que não tenha existido qualquer criatura e que tudo não tenha passado de histeria coletiva. Mas enfim, qual seria a verdadeira verdade?