sexta-feira, 7 de setembro de 2018

A democracia por um fio


Conversando com um colega pelo Facebook, cheguei à conclusão que existe um risco real das eleições serem canceladas ou adiadas diante da atual conjuntura dos fatos. E as evidências para isso estão em toda parte. Para começo de conversa, temos um lawfare descarado que aprisionou através de um processo altamente controverso o maior líder político do país com a clara intenção de proibir a sua disputa na eleição presidencial – eleição essa que ele poderia vencer já no primeiro turno. Depois tivemos denúncias sem pé nem cabeça contra o vice de Lula, Fernando Haddad, com a intenção de prejudicá-lo justo no momento que as pesquisas encomendadas pela Globo misteriosamente não foram divulgadas. Aí em seguida tivemos dois vídeos do presidente Michel Temer atacando a candidatura do PSDB de forma a aniquilar qualquer chance do tucanato vencer as eleições. E agora um perturbado acerta uma facada justo no Jair Bolsonaro. Se pegarmos toda essa movimentação estranha e analisá-la dentro do contexto geral do que vem ocorrendo desde 2013 (incluindo o assassinato de Marielle e as declarações ameaçadoras de generais da ativa), temos um ambiente muito propício para a burguesia dominante abortar as eleições. Não sei que tipo de plano nefasto a plutocracia pretende colocar em prática, porque pela via eleitoral é quase impossível para o establishment ter um representante de seus interesses no poder. A única coisa que sei é que estamos vivendo um dos momentos mais críticos e perigosos da nossa história.

O ataque a Bolsonaro pode ter sido a gota d'água para mais um golpe

Sobre a facada sofrida pelo candidato Jair Bolsonaro, apesar de algumas pessoas estarem achando que tudo não passou de uma "armação" por razões que até fazem sentido, eu acho que isso seria teoria da conspiração demais. Não acho que seja possível fazer uma encenação tão grande assim de algo tão sério envolvendo tantas pessoas. Mas independentemente disso é preciso, sim, se solidarizar com o Bolsonaro por razões humanitárias e éticas. Temos que repudiar ataques dessa natureza, porque além do seu alto grau de violência, ele também fere a democracia. Bolso pode ser um sujeito horroroso e ter ideias abomináveis, mas não devemos cair no erro de culpar a vítima. Fascismo não se combate no soco, na faca ou na bala: fascismo de combate no campo das ideias. Atacar fisicamente um fascista é uma forma suicida de dar razão ao mesmo e fortalecer ainda mais o seu discurso de ódio.
Apesar do deputado ter sugerido em tom de "brincadeira" no Acre que os petistas deveriam ser "metralhados", isso não justifica qualquer ato de violência contra ele. Como humanista, eu considero Bolsonaro digno de respeito tanto quanto qualquer outro ser humano. O que eu abomino são as ideias fascistoides dele. Temos a obrigação moral de respeitar as pessoas. O que não merece respeito são as ideias.
Enfim, o ataque a ele foi inaceitável e está correndo o risco de causar a anulação dessas eleições. Diferentemente do que Alckmins e Anas Amélias da vida disseram sobre o atentado sofrido pela caravana do Lula, não acho que Bolsonaro "colheu o que plantou". Essa é a oportunidade que temos de mostrar que somos diferentes dessa direita agressiva e rancorosa. Ser solidário com uma pessoa após um atentado é o mínimo exigido dentro de uma sociedade civilizada.

Não vamos repetir os erros dos outros.

Quanto à causa da facada, ao contrário do que irresponsavelmente está sendo dito por aí, o atentado NÃO tem motivações confirmadas. É um crime o que o general Mourão, o que o pastor Malafaia e o que alguns veículos de imprensa estão fazendo ao culpar o PT pelo atentado sem qualquer evidência. O bandido que esfaqueou Bolsonaro, ao que tudo indica, tinha problemas mentais. Afinal de contas, ninguém entra no meio de uma multidão de Bolsominions para esfaquear o líder deles achando que vai sair vivo ou impune. Aliás, considero um milagre que ele não tenha sido linchado. É preciso que a polícia investigue para saber o que de fato motivou o atentado e esperar pelo resultado da investigação para se tirar conclusões. Tirar conclusões agora antes da investigação é muito perigoso e pode até causar um agravamento da polarização política, obrigando o Estado a tomar medidas de exceção. Se os seguidores mais exaltados de Bolsonaro já são agressivos e odeiam o PT sem motivo aparente, imagine agora tento um motivo, ainda que falso, para legitimar uma "vingança".

Talibã brasileiro mais uma vez incitando o ódio sem provas.

Culpar o PT pelo ocorrido é uma mistura de burrice com irresponsabilidade. Primeiro que isso ajudaria a criar um "caos", pois deixaria o país à beira de uma guerra civil, forçando um Golpe Militar para colocar "as coisas em ordem". Segundo que se o PT realmente tivesse planejado um atentado (sim, essa é uma hipótese absurda), com certeza não seria através de um louco com uma faca de cozinha no meio de uma multidão. Assassinatos políticos ocorrem sempre de maneira dissimulada, com acidentes, suicídios e mortes aparentemente naturais. E não teria sentido o PT ou qualquer outro partido ter planejado um atentado, porque Bolsonaro perde para todos os candidatos no segundo turno. Faz algum sentido tentar matar alguém que perde as eleições para todo mundo?
Mas o pior de tudo é que muitos bolsominions estão comemorando a facada porque ela "garante", na teoria deles, que o "mito" será eleito já no primeiro turno. A comoção popular gerada pelo atentado serviria, em tese, para que a população se solidarizasse e votasse nele. E, assim sendo, segundo os bolsominions, ele só perderia as eleições em caso de fraude. E juntando tudo isso com aquela velha conversa mole do voto impresso (de que as urnas são fraudadas), isso cria um cenário onde ou Bolsonaro ganha, ou o resultado será considerado "fraudulento". Ou seja: as eleições não podem mais contrariar a direita, do contrário, isso poderá resultar num novo Golpe que nos tire o direito de escolher o presidente por pelo menos mais duas décadas. A moral da história é que a democracia (ou o que restou dela) entrou numa sinuca de bico e tem chances plausíveis de ser totalmente destruída outra vez pela plutocracia.

O que vem por aí me parece uma reprise muito assustadora

Confesso que tenho poucas esperanças num futuro melhor a curto prazo. Na verdade, estou preocupado que novas tragédias e atentados venham por aí. O mais importante no momento é focar em manter a luta pelo nosso direito de votar. Não podemos perder esse direito conquistado graças ao sangue derramado de muitos brasileiros.

8 comentários:

  1. Sou fascista e Bolsonaro não me representa

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia adoro seu blog, sei que esta de ferias, mas poderia fazer uma postagem só sobre o Ciro Gomes? Sobre oque pensa dele, pois sinceramente pretendo votar nele ele ta muito forte, e tem um plano de governo que me atrai.E o pt não ta fazendo nada para a chapa do Haddad/Manu, e penso que a esquerda deve se unir, para derrotar esse facista e no ir no mais forte da esquerda que ta sendo o Ciro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isabela. Assim que eu tiver um tempinho vou escrever algo sobre o Ciro. Já aviso de antemão que ele é um dos melhores candidatos à presidência. Ciro é honesto, trabalhador, competente, excelente gestor e possui uma visão pragmática da política que não vejo em nenhum outro candidato. Conheço o Cirão de longa data e afirmo que será um grande presidente.

      Excluir
  3. Se seu medo do que venha por ai é por que a população está revoltada e a favor de "golpistas". Isso tudo tá acontecendo bem porque a economia ao longo do reinado do PT foi triunfante, a corrupção diminuiu, o emprego aumentou, os empreendedores prosperaram né? Tudo está acontecendo porque a ESQUERDA FALHOU muito, na verdade, deveras! Tem que ser muito esquerdopata para não ver que tudo foi culpa de vocês mesmos

    ResponderExcluir
  4. Eu estava lendo a proposta de governo dos indicados ao ministerio da fazenda,a proposta economica, e ele tem uma ideia orrivel de imposto unico que no caso é um imposto de aprosimadamente 1600 a 1200, nao recordo muito bem dos valores , em quem recebe um salario minimo nao sai comseguir pagar e quem é empresario vai pagar quase nada,pois tem lucros monstuosos de milhoes, e quem é micro ou pequeno empresario muito provavelmente vai falir. E outra coisa ue eles prometeram foi acabar com o deft da conta publica com venda de titus d gverno , utr nome para privtizaçao, e a venda da Embraer,80% das açoes, a estatal americana Boing foi de 15Bi e o rombo é mais de 150Bi ou seja nao comseguiu pagar nem 10% direito e pergunto mesmo privatizand tudo o recebido nao pagaria tudo, e uma coisa que eu vi quando emtrei no site da Camara de Deputados é que o lucro das estatais é mais de 150Bi ou coisa assim ,ou seja, ele dobraria o rombo do outro ano para pagar uma parte do ano passado e para pagar o rombo ele ,Bolsonaro. pediria emprestimos para pagar o prejuiso algo que gera uma bola de neve , ou seja as ideias economicas de seus ministros sao muito ruins como o 'the economist' fala . Por que mudou a imagem de cima do Blog vai voltaro amtigo?

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Mudei o banner, acho que aquele antigo estava muito démodé.

      Excluir