sexta-feira, 8 de novembro de 2019
A luta está apenas começando
O dia 8 de novembro de 2019 é uma data histórica por ter marcado a saída da prisão do maior líder político vivo da América do Sul: Luiz Inácio Lula da Silva. É claro que devemos comemorar a soltura do ex-presidente do seu calabouço na PF de Curitiba, afinal, quem tem o mínimo de entendimento sobre ordenamento jurídico e leu a sua sentença na íntegra sabe que ele foi condenado de forma indiscutivelmente injusta. Com Lula livre para percorrer o país, podemos ter uma reviravolta nesse caos que o Brasil se transformou e que está piorando cada dia mais com as medidas impopulares do neoliberalismo. Porém, como bem alertou o jornalista Leandro Fortes, ainda é cedo para comemorar a liberdade de Lula.
Ora, Sérgio Moro está ressentido, Bolsonaro está acuado, parte dos generais está indignada e muitas mentiras estão sendo espalhadas pelas redes sociais a respeito da decisão do STF que acabou beneficiando Lula e outros quase 5 mil presos condenados em segunda instância. Há um clima sombrio de raiva e inconformismo com a liberdade de Lula nos setores mais reacionários da sociedade. Isso poderá levar, em um cenário mais pessimista, a novas condenações contra o ex-presidente, a prisões preventivas e até a ataques como aquele que foi feito com tiros em sua caravana. O clima de ódio no Brasil não mudou. Além disso, Lula está inelegível devido à lei da ficha limpa e há o risco do congresso mudar a lei para que volte a ocorrer prisão logo após a condenação em segunda instância. É por isso que a soltura do maior líder político do Brasil é apenas o começo de uma grande luta pela insubmissão da América do Sul contra o imperialismo, contra o neoliberalismo e (por que não?) contra o capitalismo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O Welington duas perguntas , vc acha que a esquerda brasileira é descontrola por querer aplicar muita estatismo enquanto nos EUA e a Europa a esquerda é mais equilibrada na questão do estado e isso é o que torna a rivalidade política lá menos irracional do que no Brasil ?
ResponderExcluirVocê acha que o Brasil pode estar caminhando pra uma guerra civil ?
Olá, Jgabriel silva. Desculpa a demora em responder seu comentário. Não acho que a esquerda brasileira seja muito estatista e nem acho que isso torne a nossa rivalidade política "mais irracional". A realidade dos EUA é diferente da nossa por se tratar do país central do capitalismo e também do país mais rico do mundo. E também acho improvável qualquer possibilidade de guerra civil no Brasil. Não temos a tradição de guerras civis, temos a tradição de golpes de Estado.
ExcluirE mais me diga o que acha disso: https://www.otempo.com.br/mobile/politica/ricardo-correa/bolsonaro-e-lula-livre-e-pt-e-ele-sim-1.2251490
ResponderExcluirÉ apenas uma hipótese de estratégia eleitoral.
Excluir