quarta-feira, 29 de abril de 2020

A euforia tresloucada dos ufólatras


O maior divulgador científico do século XX, o astrônomo Carl Sagan, disse certa vez que alegações extraordinárias exigem evidências extraordinárias. Os idólatras de discos voadores, apelidados carinhosamente de "ufólatras", simplesmente ignoraram essa famigerada frase do Carl Sagan e saíram poluindo a internet com afirmações categóricas de que os extraterrestres estão invadindo a Terra diante dos vídeos de fenômenos aéreos divulgados pelo Pentágono. Alegar que seres mais inteligentes que nós percorreram toda a galáxia em naves de altíssima tecnologia só para brincar de pique-esconde com caças norte-americanos não me soa nem como uma ideia extraordinária, mas, sim, como uma ideia idiota. Aliás, esses aliens são bem desocupados, porque há décadas fazem sempre as mesmas asneiras: matam vacas, abduzem humanos para experimentos sexuais, fazem desenhos engraçados em plantações de trigo, ensinam humanos a empilharem pedras e brincam com aviões de guerra.

Os fenômenos mostrados pelos vídeos não possuem qualquer evidência de serem de outro planeta. O máximo que uma pessoa sensata pode fazer caso não saiba do que esses fenômenos se tratem é assumir a postura humilde de um sábio: a da dúvida. Não sabemos o que é e nem do que se trata, ponto. Mas pela Navalha de Occam, é muito mais plausível que se tratem de fenômenos terrestres, do que artefatos alienígenas. Isso SE extraterrestres inteligentes existirem.

Um comentário:

  1. É sensato pensar assim... mas não pensar na grande capacidade da vida em todo esse universo, parece não ser lógico.
    Fica o registro que eu acredito nisso, não porque eu acho, mas por experiência própria. Nada nesse mundo é capaz de fazer aquilo que presenciei há 20 anos. O mundo tem os seu segredos, porem, o que é mundo frente ao universo.

    ResponderExcluir