Uma das minhas maiores dúvidas quando eu estudava química era saber de onde diabos vieram todos aqueles átomos da tabela periódica. Porém, só foi muitos anos depois de ter começado a estudar os elementos químicos que eu descobri que quase todos eles vieram, para minha surpresa, do espaço sideral, ou melhor: das estrelas. Essa descoberta causou uma verdadeira revolução no meu modo de enxergar a vida, porque ajudou a desconstruir em mim a ideia de que tudo havia sido criado por um deus. Foi simplesmente fascinante saber que as estrelas são fábricas de átomos graças à fusão nuclear que ocorre em seus núcleos.
É incrível você olhar um anel de ouro e saber que os átomos dele surgiram na explosão supernova de uma estrela massiva. Saber que somos todos feitos dos restos mortais das estrelas – ou melhor, dos átomos forjados nelas – é algo que nos coloca como parte indissociável do resto do cosmos. O ferro no nosso sangue, o cálcio nos nossos ossos, o nitrogênio no nosso DNA, o carbono nas nossas células: tudo isso veio de estrelas que se exauriram há bilhões de anos atrás. Nós somos o próprio universo consciente e tentando conhecer e descobrir a si mesmo. Somos o resultado personificado de bilhões de anos de evolução cósmica. Como Neil deGrasse Tyson bem resumiu certa vez: "Nós estamos no universo e o universo está em nós". O universo não está lá e nós aqui: nós somos todos uma coisa só.
Enfim, é impressionante como uma simples pergunta é capaz de abrir novos horizontes e nos trazer respostas que nos encantam com a beleza da realidade lá fora omitida pela ignorância e pelo misticismo.
De onde veio cada átomo. |
0 comentários:
Postar um comentário