quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017
O humor reacionário é uma piada por si só
O desenho comparativo acima foi divulgado na página reacionária Desenhista que Pensa do Facebook e me lembrou como é divertido ver as bobagens que essa turma conservadora vive publicando. O quadro comparativo é uma falácia que mostra um "ateu de verdade" (Pondé) em contraste com um "ateu modinha" (Dawkins). É desnecessário dizer que o desenho em si é uma piada e me fez dar boas risadas por tentar ensinar como um ateu "de verdade" deve ser segundo a ótica de cristãos conservadores. Isso seria mais ou menos como um machista ditando a maneira como uma feminista "de verdade" deve ser ou um homofóbico impondo como um homossexual deve se comportar. É a famigerada "cagação de regra".
Mas o mais curioso de tudo é que o quadro do "ateu verdadeiro" retrata, na verdade, um cristão enrustido. Ora, um ateu que acha que a ciência não pode ser contestada, que a ideia de um ditador celestial indetectável é "interessante" e que acha que a religião é "saudável" num mundo onde crimes atrozes são cometidos diariamente em nome da religião não pode ser um ateu: tem que ser um teísta.
Só lembrando que "ateu" é tudo uma coisa só. Essa história de "ateu de verdade" é falácia do escocês. O que torna alguém ateu é apenas a não crença em divindades, ponto. O único ponto que eu concordo com essa crítica é com o sectarismo de alguns ateus que acaba sendo ruim para a causa e acaba fazendo com que algumas pessoas tenham ainda mais repulsa dos ateus. Mas fora isso, concordar com cristão reaça não é obrigação de nenhum ateu.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário