quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018
Alerta de fascismo
Já faz algum tempo que tenho avisado que a sociedade brasileira caminha a passos largos rumo ao fascismo. E não é o fascismo caricaturado de integralistas e TFPistas que ameaça desta vez. O que temos atualmente é o crescimento de uma extrema-direita violenta, autoritária, reacionária, antidemocrática, ultranacionalista, militarizada e profundamente macarthista. Os discursos de extermínio de um inimigo em comum (bandidos pobres) torna-se cada vez mais naturalizado diante de um ódio de classe e de um racismo cada vez mais evidentes.
A seguir vou deixar algumas características em comum de todos os movimentos fascistas para que cada um possa identificá-los:
Temos, portanto, que tomar cuidado com a naturalização do discurso fascista. Ou lutamos contra esse monstro desde já, ou seremos todos devorados pelo turbilhão fascista. E o fascista não é apenas o eleitor estereotipado do Bolsonaro: o fascista é qualquer burguês assustado. Pois sempre que o capitalismo se sente ameaçado, ele abre a porta do canil para passear com o fascismo. Lembre-se sempre disso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
aurora dourada na Grécia
ResponderExcluirfrente nacional na França
liga norte na Italia
kkk nos EUA
afd na Alemanha agora ta tenso hein ?
Tá mesmo.
Excluiracha que vamos ter um 4 reich ?
ExcluirAcho difícil. A extrema-direita alemã chegou ao poder para conter o avanço vermelho vindo do leste europeu. Hoje não há mais esse risco, além da história já ter ensinado que apoiar ideias ultranacionalistas não dá certo.
Excluirtem sim chance a ucrânia e a prova viva
ExcluirO que podemos fazer?
ResponderExcluirProtestar contra, denunciar e apoiar ideias opostas. Afinal, quando o fascismo cresce, silenciar é ser cúmplice.
Excluire se for apenas uma questão de preservação racial ?
ExcluirPreservação racial é uma questão individual, e não política. Se virar uma questão política, repetiremos, inevitavelmente, grandes tragédias do passado.
Excluirdeveria ser politica sim você acharia justo os europeus imigrarem em massa para o japão e os japoneses virarem minoria no pais que eles mesmo construíram ?
ExcluirE qual o problema de europeus migrarem para o Japão e os japoneses virarem minoria? Por acaso o Brasil e os EUA são povoados majoritariamente por índios?
Excluirnão mais os índios contam com terra propiá e grandes campanhas de autopreservação
Excluire mas se fosse não seria um pais seria uma africa americana
e mais graças ao europeus africanos e índios conseguiram um padrão de vida que nunca conseguiram e nunca conseguirão novamente
Excluir