domingo, 14 de março de 2021

Esqueça a corrupção. A desigualdade é o maior problema.



Ah, a corrupção... O maior problema da humanidade segundo a maioria dos brasileiros. É uma verdadeira obsessão na classe média brasileira acreditar que todos os problemas da raça humana vêm da corrupção. Tsc, tsc, tsc... Quem dera fosse esse o nosso maior problema... Infelizmente, a distribuição brutalmente desigual de riquezas que gera pobreza, desigualdade, miséria e morte é algo esquecido por muita gente privilegiada formadora de opinião. Este, sim, é o maior problema: a desigualdade. E ao contrário da corrupção, a pobreza extrema pode e PRECISA ser erradicada. 

A corrupção, para quem não sabe, sempre existiu e sempre existirá em todos os países do mundo. O que existe são países que combatem de forma menos ou mais eficiente a corrupção. No caso brasileiro, para reduzir a corrupção vamos precisar de pelo menos cinco passos: 1 - Reforma política. 2 - Transparência nas contas públicas. 3 - Uma auditoria popular da gestão pública. 4 - Judiciário IMPARCIAL. 5 - Mudança na mentalidade e na nossa educação. O passo mais difícil é justamente este último de mudar a nossa cultura do "jeitinho brasileiro" e de querer levar vantagem sobre os outros em tudo. Mas nenhum desses passos vai resolver o problema, porque, como eu deixei claro, a corrupção é impossível de ser erradicada.

Já a miséria, a desigualdade criminosa e a fome no mundo se resolvem com redistribuição justa de renda, com políticas de inclusão social e com pleno emprego. Mas para erradicar definitivamente a miséria será necessário por fim ao capitalismo. Você pode ser até um anticomunista de carteirinha, mas precisa admitir que o capitalismo existe para gerar lucro através da escassez e concentrar a riqueza nas mãos de uma minoria de homens super poderosos. Não tem outro jeito, precisamos de um sistema melhor que o capitalismo para superar de uma vez por todas essa fase de miséria da humanidade. E isso é perfeitamente possível. 

Um mundo sem corrupção é impossível. Mas um mundo sem fome, miséria ou pobreza não só é possível como é a única saída para sobrevivermos como espécie nos próximos séculos. Porém, se você continua teimando que o maior problema é a corrupção e que ela é que gera a pobreza e blablablá, então lute por uma reforma política e dê o bom exemplo. Porque esse negócio ridículo de ficar acomodado reclamando enquanto acha que a corrupção está só na esquerda ou em só um partido político já não é mais burrice: é mau-caratismo mesmo.

0 comentários:

Postar um comentário