Uma das constelações mais facilmente distinguíveis e observadas do céu noturno é a famigerada Constelação de Orion. Segundo a mitologia grega, Órion foi um gigante caçador a serviço da deusa Ártemis. E a forma da constelação lembrava esse gigante, fato esse que originou o seu nome.
Orion: o Caçador |
O formato indefectível da constelação |
Essa constelação também tem três estrelas paralelas, conhecidas como Cinturão de Orion, ou as Três Marias. Porém, o grande destaque de Orion não está na sua forma ou na sua fácil visibilidade, mas, principalmente, porque em sua direção fica o berçário estelar da Nebulosa de Orion.
A Nebulosa de Orion |
A Nebulosa de Orion, também conhecida por M42 ou NGC 1976, é uma grande nuvem onde há constante formação de novas estrelas. O termo berçário estelar vem justamente do fato de muitas estrelas nascerem nessa região do espaço. A beleza dessa nebulosa é simplesmente indescritível.
A constelação traçada |
Orion e seus astros (clique para ampliar) |
Orion foi uma constelação tão cercada de misticismo durante a história, que serviu de inspiração para a construção das pirâmides de Gizé e também foi associada a vinda de um messias no cristianismo. Isso sem falar, claro, na mitologia grega e nos mitos envolvendo alienígenas vindos de lá.
Semelhança entre a posição das pirâmides com a constelação |
Ligações externas:
Constelação de Orion - UFMG
Órion, o Caçador, flagrado na festa da Floresta Negra
Nebulosa de Orion
Órion (mitologia)
ccbrfcvfgvbcfbvvfvbcbdccbcbcrdcbf dcrdcrfdvcdfbc vccbcvcdrvcdrbccccd rgrtfgrfgrf
ResponderExcluir