Ao contrário do que muita gente pensa, ser cético não é duvidar de tudo. Ser cético é usar evidências para fundamentar suas crenças. Um cético não acredita em alegações extraordinárias sem que sejam apresentadas provas extraordinárias. Um cético é alguém que lida de forma saudável com a dúvida sem duvidar de nenhuma hipótese ou sem endossar hipóteses carentes de evidências. Dito isso, eu reafirmo a minha posição cética diante da hipótese de vida fora da Terra: eu, simplesmente, não sei se ela existe. Ponto. Esta é também a postura da grande maioria dos cientistas, dos governos e da própria Nasa. Inclusive, a Nasa já admitiu através do seu diretor chefe, o ex-congressista democrata Bill Nelson, que os OVNIs avistados pela Força Aérea Americana podem ser de tecnologia extraterrestre. Porém, dizer que PODE ser algo NÃO quer dizer que SEJA esse algo.
Seriam fadas, anjos, espíritos, ETs ou fenômenos naturais? |
Os tais OVNIs podem ser de origem extraterrestre, mas também podem ser de origem ultraterrestre (de outra dimensão), de origem intraterrestre (de civilizações avançadas do interior do nosso próprio planeta), de uma civilização humana do futuro que mandou seus drones para a nossa época, ou de origem humana atual mesmo, já que China e Rússia costumam esconder de forma bastante eficaz suas tecnologias mais avançadas. Sem falar de outras hipóteses absurdas, tais como de espíritos, fadas e outras criaturas fantásticas.
Crop Circles: como explicá-los? |
Sabemos que o nosso universo é gigantesco, mas não sabemos quase nada sobre ele. Não sabemos como a vida surge, não conhecemos todos os caminhos de como a vida evolui até chegar na inteligência, não sabemos qual é a probabilidade da vida surgir, não conhecemos as condições exatas para um planeta abrigar a vida e nem conhecemos todas as possibilidades tecnológicas que uma civilização avançada pode ter descoberto. O que nos resta é ter humildade e admitir que ainda não sabemos do que todos esses fenômenos (OVNIs, crop circles, etc) se tratam.
0 comentários:
Postar um comentário