Uma das coisas que eu sempre me questionei é por que o universo tem exatamente 13,7 bilhões de anos. Por que ele não tem 20 bilhões, 100 bilhões ou 100 trilhões, mas exatamente esses 13,7 bilhões? O que aconteceu antes do Big Bang para que ele ocorresse naquele momento exato? É a busca por respostas como essa que a ciência se desdobra e evolui. O que sabemos hoje sobre o que podia existir antes do universo se expandir está totalmente ligado a hipóteses puramente especulativas. Isso porque, talvez, a relação de causa e efeito não existisse antes do Big Bang e as leis da física fossem bem diferentes. Temos hipóteses que vão desde o choque de branas pandimensionais até o universo cíclico onde o cosmo passa por ciclos infinitos de expansão e contração. Há também a hipótese da simulação que diz que vivemos numa espécie de The Sims (ou Spore) do futuro e que o Big Bang teria sido apenas o Big Boot desse jogo/sistema.
Enfim, o fato é que não podemos enxergar a origem do universo de forma dogmática como alguns cientistas mais céticos parecem encarar os hipotéticos eventos pré Big Bang. Dizer que não havia coisa alguma antes do Big Bang e ponto é muito vago e simplista. Afinal de contas, nada vem do nada. Isso seria o mesmo que perguntar onde é que você estava antes de ter sido concebido no útero da sua mãe e ter como resposta "não estava em lugar nenhum". Verdade que você não existia como pessoa antes de nascer, mas seus átomos e moléculas já existiam, sua mãe existia e as leis da natureza que permitiram a sua existência também já estavam aqui. Você não veio do nada. No caso do universo, talvez algum estado quântico que não obedeça as relações de causa e efeito, tais como as flutuações quânticas de vácuo, poderiam estar presentes antes do Big Bang e suas oscilações aleatórias numa escala infinita de tempo podem ter gerado o universo espontaneamente. Aliás, até hoje observamos partículas no vácuo do espaço-tempo sendo criadas e destruídas aparentemente do nada.
A singularidade que "causou" o universo antes mesmo da Era de Planck possivelmente existia de forma a armazenar toda a energia potencial que seria liberada no Big Bang. E essa energia pode ter sido liberada por eventos totalmente fora do escopo da ciência. Como é impossível acessar a informação de antes do espaço-tempo surgir, temos que deduzir as respostas através do que temos ao nosso alcance pelos olhos da ciência. Nunca é demais dizer que estamos lidando com os limites do nosso conhecimento, o que nos faz utilizar a filosofia para se questionar se a resposta para o que havia antes do Big Bang não pertence a um âmbito incognoscível à nossa superestimada mente primata. Se assim for, então talvez a resposta para essa pergunta não faça qualquer sentido lógico para nós – o que admito que seria muito frustrante. Mas, como bem digo, é ingênuo acreditar que o universo existe para ser compreendido por nós, uma vez que somos seres finitos tentando compreender a essência de algo que pode ser infinito.
Para saber mais:
BBC - Como era o universo antes do Big Bang?
0 comentários:
Postar um comentário