segunda-feira, 4 de julho de 2022

Por que só os seres humanos têm alma?


Antropocentrismo: este é o motivo pelos quais os seres humanos se acham os únicos seres vivos do planeta (e até do universo) a terem uma alma. É muita arrogância achar que somente uma espécie entre bilhões de outras do planeta possui a capacidade de imortalidade ligada a um espírito imaterial. Afinal de contas, o que é que nós temos para sermos tão especiais assim? Consciência? Polegar opositor? Córtex cerebral? Linguagem? Chimpanzés têm tudo isso e eles – segundo a maioria das religiões – não têm alma. Esse nosso egocentrismo especista é apenas uma maneira delirante de nos sentirmos dominantes e especiais em relação aos outros seres vivos. 

Vale lembrar que até pouco tempo atrás algumas das maiores religiões não consideravam, por exemplo, que índios e escravos tivessem alma. Humanos pré-históricos também não tinham alma e outros hominídeos que os antecederam menos ainda. Então essa história de vida após a morte não passa de uma forma de controle social e conforto psicológico, já que ela só interessa para um grupo específico de humanos do momento presente. Como os animais, mesmo os sencientes, não possuem uma capacidade de interlocução que os coloque de igual para igual com os seres humanos, então eles são tratados por nós como sendo inferiores e desalmados. Na verdade, essa história de "alma" é mais uma questão política do que espiritual. Isso porque os animais até podem ter uma alma, mas como os humanos não têm como tirar proveito disso, então considera-se que eles não têm. Eu, como cético e ateu, acho que alma nem existe. Essas historinhas de vida após a morte, EQM, espíritos, anjos, céu e inferno não passam de folclore. Quer dizer, teoricamente, vida após a morte até pode existir, mas com certeza ela não é do jeito que as religiões preconizam. Vida após a morte estaria ligada, de um ponto de vista mais científico, a multiversos, universo cíclico, a clonagem, a criogenia e ao backup de consciência. E tudo isso inclui os animais, plantas e até micro-organismos.

Lembranças de Outra Vida: já pensou em reencarnar num cachorro?

É claro que há exceções. Existem religiões que consideram que os animais possuem alma e que nós, humanos, podemos reencarnar em outras espécies, inclusive espécies extraterrestres. É menos pior, mas continuo achando delirante, porque alma, na minha opinião, é algo tão real quanto o Coelhinho da Páscoa. Qualquer coisa que seja invisível, indetectável e intangível não deveria ser levada a sério por ninguém, especialmente por quem se considera mais inteligente que os demais animais.

0 comentários:

Postar um comentário