segunda-feira, 29 de setembro de 2014

A culpa é do governo e os votos nulos

Reclamões: a culpa nunca é deles...

Eu prometi a mim mesmo que não falaria sobre política durante as eleições, mas acontece que há duas coisas que têm me incomodado bastante e por isso eu resolvi vim até aqui para criticá-las. Essas duas coisas que estão me incomodando são aquela velha mania de culpar o governo por tudo e essa militância maluca em prol dos votos nulos. Vamos tratar cada um desses pontos por vez.

A culpa não é sempre do governo 
É natural que em época de eleição os partidos de oposição acusem os governos atuais (federal e estadual) de uma série de erros de administração e de gastos irresponsáveis com o dinheiro público. E sim: isso é correto e desejável para que a população se conscientize dos atos irresponsáveis dos governos que estão tentando se reeleger. O problema surge quando as pessoas inventam problemas que não são de responsabilidade do governo para tentar culpa-lo e, dessa maneira, difamá-lo. Um exemplo disso é quando uma pessoa joga lixo no chão propositadamente e depois culpa o governo pelas vias públicas estarem sujas. Ora, todos nós temos as nossas responsabilidades como cidadãos de manter a cidade limpa. Se você não faz a sua parte, não tem moral algum para criticar o governo. Há muitos outros exemplos do tipo, como as pessoas que fazem barbaridades no trânsito, as que sonegam impostos, as que subornam guardas de trânsito e as que não respeitam os idosos. Não estou aqui defendendo nenhum partido: o que eu quero é que as pessoas critiquem os governantes por causas justas para que elas não se passem por hipócritas e mentirosas. Critique a corrupção, a inflação, as obras atrasadas, as promessas não cumpridas – mas criticar os governadores, prefeitos e presidentes por problemas que não foram criados por eles é estupidez.

Anular o voto não resolve 
Eu sou contra o voto obrigatório, logo, concordo que votar nulo é uma opção plausível para quem não quer participar do processo eleitoral ou para quem acha que nenhum candidato ‘presta’. Mas achar que votar nulo em massa vai anular uma eleição já é de uma burrice colossal. Votar nulo é a mesma coisa que não votar, porque o voto anulado não conta como voto válido. Ao anular o voto, o peso de um voto válido é que acaba aumentando percentualmente, dando assim maiores chances de quem está na frente vencer no primeiro turno. Se você não quiser escolher os seus representantes, então os outros farão isso por você. E se as pessoas mais politizadas e instruídas resolverem votar nulo em massa, a decisão ficará justamente para os menos politizados, que poderão escolher os políticos mais demagogos e irresponsáveis.
A seguir vou deixar um vídeo do Canal do Otário que prova porque votar nulo não passa de uma grande bobagem.


2 comentários:

  1. PQP, o Canal do Otário é uma me@#%, de direita e só agora você descobre?

    Enfim, vivendo e aprendendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já faz um bom tempo que eu venho alertando que o cara é um neoliberal travestido de bom moço. Mas os vídeos antigos dele são muito bons.

      Excluir