sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Abaixo o Bolsa Família uma ova!


Tem um pessoal aí, quase sempre formado por mauricinhos, playboyzinhos, patricinhas e filhinhos de papai em geral, que estão fazendo campanha na internet para revogar (ou extinguir) o programa do Governo Federal chamado Bolsa Família. E as razões para isso são várias, pois dizem que o Bolsa Família é um programa eleitoreiro, que é uma forma de comprar votos, que torna as pessoas preguiçosas, que só estimula pobre a fazer filhos e que é um "roubo" aos cofres públicos. Essa visão elitista é típica de quem ou é egoísta, ou é estúpido, ou fecha com a cambada da direita reacionária. Para derrubar o argumento dessa gente que vive criticando a tal "geração nem-nem" (mas que, curiosamente, também não trabalha, nem estuda e vive torrando o dinheiro dos pais) e o Bolsa Família (mas que, curiosamente também, só faz retirar os juros de suas poupanças milionárias), vou lançar as seguintes questões para reflexão:

- Você trocaria de vida com um pobre?
- Você sabe o que é passar fome e dividir um prato de farinha com mais 12 irmãos pequenos?
- Você sabe o que é andar 15 km por dia para pegar um balde d'água no sertão?
- Você prefere passar fome a ter uma ajuda governamental para evitar que você morra de desnutrição?


Eu até concordo que o Bolsa Família não resolve o problema da fome, da pobreza e nem das injustiças sociais no Brasil. Porém, mais injusto que isso é querer viver num país onde você tem tudo e os outros não tem nada. Esse pensamento fascistóide que é contra a tributação de grandes fortunas e contra os programas sociais tem que acabar, porque ele só serve para piorar a situação desse país. Além disso, o Bolsa Família é um programa de custo baixo que ajuda a distribuir melhor a renda e faz o dinheiro circular, movimentando a economia. Isso tanto é verdade que o Bolsa Família é um programa reconhecido e copiado por vários países de primeiro mundo.


Portanto, se você tem essa mentalidade plutocrata, achando que pobre é preguiçoso, defendendo uma meritocracia fajuta e vociferando que o Estado é opressor, por favor, seja mais justo com a humanidade e deixe de ser egoísta, individualista e hipócrita.

2 comentários:

  1. Olha, eu tento sempre ser tolerante com pessoas que possuem e expressam posicionamentos contrários ao meu, mas às vezes, a ignorância de alguns me causa transtorno. O Bolsa Família é um programa que MUITO ALÉM de redistribuir uma porção da renda nacional para o setor mais desfavorecido da sociedade, IMPULSIONA a manutenção do capitalismo. Por quê? Como você bem salientou, ele estimula o consumo, o que incrementa o lucro dos mercados e incentiva a produção e expansão dos atores econômicos em diversas dimensões. Além disso, seu benefício social não deve ser subestimado, pois tirou milhões da miséria extrema e também auxiliou milhares de mulheres que eram dependentes dos seus maridos e tinham que conviver com o comportamento violento dos mesmos, essas mulheres também foram favorecidas por outros programas, como Minha Casa Minha Vida.
    Os eleitores direitistas não sabem a perda estratégica que sofreriam caso optassem por reduzir ou acabar com o Bolsa Família. Eu vou enumerar algumas. A primeira é: quando as pessoas, em um país democrático, são atormentadas pela miséria, a popularidade do governo vigente cai exponencialmente, correndo o risco de impeachment ou não ser reeleito. 2º - a miséria pode acentuar a possibilidade de convulsão social, pois ela tende a ser um elemento de coesão de ideias, vontades e sofrimento.
    Sem contar que o Bolsa Família é um programa barato, que altera em quase nada a estrutura orçamentária do governo. Inclusive, alguns esquerdistas radicais afirmam que ele serve como instrumento de contenção da luta de classes, pois impede que uma revolta seja suscitada pelos amplos setores populares. Independentemente do seu posicionamento ideológico, afirmar que o Bolsa Família estimula o estilo de vida de consumo não é nada irrazoável. Deve-se mencionar também que economistas liberais, como Friedman e Hayek apoiavam programas de redistribuição de renda de pequena magnitude, como é o caso do Bolsa Família. Ou seja, o BF é um programa de natureza conservadora, não é à toa que o Aécio Neves disse que iria mantê-lo e sempre elogia o mesmo. É um programa barato, eficiente, que produz bons resultados. Ainda quero entender o motivo da direita não admirá-lo, porque eu que sou de esquerda o acho insuficiente e minimalista. Não sei se é desinformação ou raiva irracional de pessoas de classe baixa, mas sei que eles precisam de uma aula de economia ortodoxa para fundamentar melhor suas ideias.
    Seu post foi muito bom, só faltou falar um pouco do lado estratégico do Bolsa Família e de como ele pode ser positivo para os governos de direita.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Muito interessante sua observação. Eu não havia pensado por essa ótica. Eu tenho críticas ao programa, mas sou totalmente contra a extinção do mesmo, como querem alguns defensores da meritocracia. Acho que o Bolsa Família é necessário até como estímulo para que os beneficiados busquem trabalho justamente porque ele dá o gostinho do tal "poder de compra". O Bolsa Família é um programa que só funciona mesmo no capitalismo exatamente pelo maior consumo que ele proporciona. Não entendo como alguns economistas de direita não compreendem isso.

      Obrigado por sua participação e volte sempre.

      Excluir