quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Nem todo pedófilo é um abusador sexual


Recentemente, eu li um post num subreddit onde as pessoas estavam atacando um usuário do Youtube que tinha publicado o seguinte comentário:


A primeira vista, eu achei o comentário bizarro e revoltante, tipo: como assim o cara acha que todo mundo é pedófilo? Só que após parar para pensar um pouco, eu cheguei a uma conclusão que considero mais humanista e menos irracional.

Existe uma diferença importante entre alguém que sente atração por crianças e um outro que é realmente pedófilo. O cara que sente atração por crianças não é criminoso só por sentir isso dentro de si. Afinal, o desejo ou transtorno é algo que não é intencional. Assim como ninguém escolhe sua orientação sexual ou ter parafilia por animais, por exemplo, acho que ninguém escolheria sentir desejo por crianças pré-púberes num mundo onde a pedofilia é crime. Isso pode ser uma doença, uma parafilia ou algum desajuste na mente do sujeito que sente isso, mas não é crime em si. Esse sujeito pode nunca ter encostado numa criança na vida ou visto ou compartilhado material criminoso envolvendo menores e isso não faz dele um bandido. Uma pessoa nessas condições merece tratamento, ajuda psiquiátrica e acompanhamento, porque ele pode se sentir culpado pelo que sente e até pensar em suicídio por isso. Fora que muitos pedófilos sofreram abusos na infância e isso pode ter ajudado a desencadear esse tipo de transtorno. O ponto que quero deixar claro é que nem todo "pedófilo" é um abusador. Ter potencial para fazer isso não torna alguém automaticamente um abusador.

Já o bandido de verdade é o cara que abusa de crianças e que produz ou compartilha pornografia infantil. Esse, sim, é o criminoso. É esse que tem que ser preso. Por isso a gente precisa agir racionalmente antes de dar paulada num sujeito que talvez seja o do primeiro caso citado. Apesar da visão do comentário do Youtube ser absurda e doentia, na cabeça de alguém que tem esse problema, isso parece ser o natural por ele viver fechado numa bolha de pessoas que pensam como ele nas redes sociais. Eu sei que toda essa história envolvendo a adultização revolta muito a gente, mas é preciso ter cabeça fria para não atirar pedras mortais como fizeram contra o PC Siqueira e que custou a vida dele. Precisamos ter um pouco de juízo antes de linchar pessoas assim como os reaças fazem, já que "bandido" bom, para eles, é bandido morto.

Outro aspecto a se relevar é que para muita gente, a palavra "novinha" pode se referir a adolescentes de 15 a 21 anos, o que se enquadra em efebofilia e não mais em pedofilia. Não é crime relacionamentos entre adultos e adolescentes, apesar de, na minha humilde opinião, isso ser algo muito perigoso para o adolescente na maioria dos casos. Mas no caso do comentário citado, não me parece ter sido isso, já que "novinha" é uma expressão ambígua e foi usada com associação a pedofilia.

0 comentários:

Postar um comentário