sexta-feira, 29 de julho de 2011

Onomatopeia nos videogames


Se tem uma coisa que me arranca boas gargalhadas até hoje são os nomes dos golpes nos jogos de videogame. Um exemplo clássico disso são os golpes do Street Fighter 2. Existe um golpe dado por Ryu e Ken que se chama Tatsumaki Senpuu-kyaku. Este golpe consiste em um chute giratório no ar e algo como 'Tsa Tsa Tsuge' é dito durante a execução do golpe. O problema é que ninguém consegue entender exatamente o que é dito pelo personagem na hora que ele grita o nome do golpe. Daí que cada um entende de um jeito diferente. Uns entendem "Rá-tá-tá-tá-tá-rú-gueim", outros entendem "Ataque Tech-Turúguer", ou ainda "Ataque das coruja" ou mesmo "Roda-ataca-duguém". E aí que o Mundo Canibal resolveu zoar com esses nomes e fez até um brinquedo com esse nome, o "Tati Tureque Tureque Teque Teque Tuguem".



Julululululululululu!
Além desse golpe, ainda tem o famoso "Tiger Uppercut" do Sagat, que ficou mundialmente conhecido como "Tiger Robocop"! E também o "Sonic Boom" do Guile, que virou "Alex Full" ou "Ralecful". Isso sem falar em outros games famosos, como Mortal Kombat, onde o golpe do Liu Kang se chama "Julululululululululu!", por causa do grito afeminado que ele emite ao dar o golpe, possivelmente, tentando imitar um peru.

Talvez, o maior clássico de todos seja da série Campeonato Brasileiro para SNES. Lá há um narrador maluco com alguma deficiência fonoaudiológica que narra o jogo numa língua bizarra que lembra, vagamente, o português. É preciso ouvir para crer em pérolas como "Viva Senna", "Forte Bomba", "Me dá estrume", "Grande jogada" e outras esquisitices do gênero.

0 comentários:

Postar um comentário