sexta-feira, 22 de julho de 2011

Pléo & Nasmo


Uma das figuras de linguagem que eu considero mais divertidas é o tal do pleonasmo. Para quem não conhece, pleonasmo é uma repetição de ideias que torna a frase prolixa. Alguns exemplos clássicos são: subir para cima, entrar para dentro, sair para fora, hemorragia de sangue, nadar na água, etc.
Daí que tive a brilhante ideia de criar dois personagens que faziam o uso exaustivo de pleonasmos em suas falas em homenagem a essa sutil figura de linguagem. E o nome desses dois personagem, por ironia do destino, são Pléo e Nasmo.

Alguns dos pleonasmos mais usados por aí são:
ambos os dois, voltar atrás, anãozinho pequeno, rever novamente, ausência da presença, passou um helicóptero voando no céu, dilema antagônico, raciocínio abstrato, voz agradável aos ouvidos, testículo dos machos, labareda de fogo, sujo de sujeira, soteropolitano da Bahia, doido da cabeça, planos para o futuro, criar novas ideias, habitat natural, prefeitura municipal, conviver junto, sorriso nos lábios, estrelas no céu, goteira no teto, general do exército, manter o mesmo time, monopólio exclusivo, despesa com gastos, encarar de frente, viúva do falecido, países do mundo, piquenique ao ar livre, elo de ligação, cair um raio do céu, consenso comum, lágrimas dos olhos.

Pleonasmos absurdos:
beijo de boca, se molhar com água líquida, eu nunca me suicidei, negativo abaixo de zero, nevar neve gelada, morder com os dentes da boca, chinês da China, açúcar doce, chute de pé, torcicolo no pescoço, ler letras, dupla de dois, dor dolorosa, mau hálito na boca, defunto morto, defecar fezes, surdo dos ouvidos, jogo lúdico, fui ao dentista tirar o tártaro dos dentes, morreu afogado numa enchente de água líquida, pedestres que andam a pé, extraterrestre de outro planeta, fogo quente.

Em contrapartida, há os pseudo pleonasmos:
gol olímpico na olimpíada, pegar com as mãos, rosa rosa, dormir deitado, paulista de São Paulo, lápis de escrever, água de beber, bomba explosiva, dançar uma dança, chover chuva, anão baixinho, imposto de renda alto, comer comida, sede de água, choque eletrizante, enterrar na terra, bola redonda, todo mundo do mundo, chulé nos pés, ganhar de graça.

0 comentários:

Postar um comentário