quinta-feira, 28 de março de 2013

Deus e os ateus


Você acha que Deus vai mandar os ateus para o inferno só porque eles não acreditam Nele? Que nada! Deus e os ateus são, na verdade, grandes amigos!

Deus prefere os ateus, quem diria?

Saca só o que os ateus andam falando de Deus por aí:








Mas bah! Isso é que é amizade, tchê!

6 comentários:

  1. Numa postagem anterior, voce falava do modismo de alguns que se dizem ateus só pra posar de diferente, coisa de ignorantes e/ou baseado em excesso hormonal...

    O fato é que deus e ateus são unha e carne, e é difícil diferencia-los.

    Abraço.

    Eudyr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema do ateísmo é que ele não propõe algo para substitui teísmo que ele tanto nega e combate. Por isso acho que tanto o ateísmo quanto o antiteísmo são ideologias de mera negação: não há algo para se colocar no lugar do teísmo. Nesse sentido, creio que o humanismo secularista é mais forte que o ateísmo porque propõe o humanismo no lugar da metafísica teísta. Acho que os ateus deveriam pensar por aí...

      Obrigado pela participação, Eudyr. Abraço.

      Excluir
    2. Wellington,

      O que eu quis dizer é que um ateu é alguém que não teve coragem ou conhecimento suficientes para evoluir ao agnosticismo. Assumir a própria ignorância é um sinal de humildade e sabedoria, e isso falta aos ateus.

      Se voce olhar atentamente ao redor, poderá ver que são exatamente os ateus e os agnósticos que - ora - mais se aproximam da doutrina do Cristo.

      Abraço.

      Eudyr.

      Excluir
    3. Perfeito, Eudyr.

      Divagando um pouco mais, eu diria que o 'ateísmo forte' é, para mim, uma espécie de crença, pois há uma certeza baseada em evidências anedóticas de que "Deus não existe". E como já dizia Nietzsche: "Homens convictos são prisioneiros".

      Abraço.

      Excluir
  2. Pois é, Caro Wellington...O problema me parece ser mais do que conceitual, uma vez que o referencial (deus) anula o princípio (não acreditar em).

    E já que o ateísmo forte - conforme voce diz - pode ser uma outra forma de crença, corrobora a idéia de que o ateísmo, diferentemente do agnosticismo, ainda não prescinde de seguidores. Então aparece a figura do sacerdote.

    Tenho para mim que os sacerdotes são a pior praga de qualquer religiosidade.

    Abraço.

    Eudyr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema que eu vejo com relação ao ateísmo contemporâneo é que figuras como Dawkins, Hitchens, Dennett, Harris e até mesmo Darwin são reverenciados como se fossem profetas do ateísmo. Eu acho isso perigoso, porque a ideia do ateísmo devia ser apenas a não crença. A partir do momento que começam a surgir líderes ateus que guiam "rebanhos", aí a coisa torna-se preocupante.

      Abraço.

      Excluir