quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

O nazismo era de esquerda ou de direita?

Será que todo socialismo é igual?

Muitos liberais conservadores, especialmente aqueles que seguem e admiram um certo astrólogo, têm a mania de afirmar insistentemente por aí que o nazismo era uma ideologia de esquerda. Em contraponto, há alguns grupos de esquerda que consideram o nazismo como sendo extrema-direita. Mas será que essas visões estão realmente corretas?
Antes de responder a pergunta do título, primeiro temos que entender que o conceito de esquerda e direita mudaram com o decorrer do tempo. O significado de esquerda e direita hoje são diferentes do era há 80 anos atrás.

Atual divisão entre esquerda, direita, autoritarismo e libertarianismo

Mudança de paradigma
O princípio da esquerda sempre foi a igualdade, o foco no coletivo e a ideia de dividir para prosperar. Já a direita foca mais na visão de que as desigualdades são naturais e inevitáveis, que deve-se pensar primeiro no indivíduo e que a economia não deve ter controle estatal. Acontece que essa visão de esquerda e direita política, como já citei, não foi a mesma ao longo da história. O posicionamento ideológico atual tanto da esquerda quanto da direita – diferentemente da primeira metade do século XX – está mais ligado a questões econômicas do que aos demais aspectos políticos. A gente também não está mais na Guerra Fria para limitar esquerda e direita a 'socialismo versus capitalismo'. Hoje, as diferenças ideológicas entre esquerda e direita se encaixam mais na variação do grau de liberdade econômica que o Estado concede a uma nação. Quanto mais liberdade, mais à direita. Quanto mais igualdade, mais à esquerda.

A atual direita
A direita hoje se confunde com o liberalismo econômico por ambos serem praticamente sinônimos. O atual discurso liberal seduz muita gente porque ele defende a meritocracia e porque o nosso Estado mostra-se corrupto e incompetente. Logo, a solução para isso, segundo muitos liberais, seria reduzir os poderes do Estado como forma de promover uma maior liberdade econômica ao país. Com relação a isso, eu sou a favor de uma relativa liberdade econômica, mas o Estado deve ter poderes para evitar a exploração indevida da mão de obra assalariada e a formação de monopólios e oligopólios. A livre concorrência (ou livre mercado) dos liberais rui diante de práticas como holding, trustes, dumpings e cartéis, que transformam o mercado numa piscina de tubarões onde os pequenos não podem se desenvolver. Defender o Estado mínimo é, na verdade, ir contra a própria liberdade econômica e ser a favor do canibalismo empresarial. Dizer então que o mercado se regula sozinho é bastante inocente.

A atual esquerda
A esquerda contemporânea tende a se focar mais no bem estar social, em ações afirmativas e na distribuição de renda. A luta de classes e a ditadura do proletariado praticamente foram deixadas de lado em nome de um socialismo democrático. Na prática, há um apoio maior ao Estado para que este se encarregue de minimizar as injustiças econômicas e sociais. Eu não tenho críticas a esta esquerda, porque me identifico com ela. O grande problema é que os nossos representantes dentro do Estado tendem a governar em causa própria, a serem corruptos devido à impunidade e, não raro, mostram-se incompetentes e autoritários em excesso. Não acho que o Estado mínimo seja a solução para isso, mas sim uma reforma política: reforma esta que solucione estes problemas causados pelo próprio Estado.

O nazismo
A extrema-direita, segundo a antiga cartilha política, caracterizava-se por uma forte ou completa hierarquização social da sociedade e o apoio à supremacia de certos indivíduos ou grupos considerados naturalmente superiores que seriam mais valorizados do que aqueles considerados inatamente inferiores. Perceba que o significado da extrema-direita estava atrelado às desigualdades sociais. Hoje, o conceito de extrema-direita resume-se a um palavrão (palavra grande) chamado anarcocapitalismo. O anarcocapitalismo defende a liberdade econômica irrestrita e o fim do Estado burocrático. Isso é que é ser direita extrema hoje. Por conta dessa confusão com relação à mudança de paradigmas é que alguns reacionários criam eixos políticos distorcidos semelhantes ao da imagem abaixo:

Visão que a direita cria da realidade

Visão mais próxima da realidade

Jogo dos 7 mil erros
Outro aspecto que faz muita gente colocar o nazismo como sendo de esquerda é que o nome do partido nazista era Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães. O termo "Nacional Socialista" não se referia ao socialismo marxista, mas sim ao nacionalismo alemão como forma de fortalecer a suposta raça ariana. Por isso o nazismo era anticomunista, anticapitalista e defendia o corporativismo com uma economia mista. Segundo diversas fontes citadas na Wikipedia, em 1933, a política econômica nazista (ditada pelo Ministro da Economia dr. Hjalmar Schacht) queria diminuir o desemprego por meio da expansão de obras públicas e do estímulo à empresas privadas. Concedeu-se também a isenção de impostos às empresas que aumentassem o emprego e seus gastos de capital. Além disso, a mão de obra na indústria alemã era majoritariamente escrava. A operação de escravização recrutou 5 milhões de pessoas de outros países, das quais somente 200.000 foram de vontade própria. Também foram extintos os sindicatos, contratos coletivos e o direito de greve e os salários dos operários foram fixados a valores baixos pelo Estado para aumentar o crescimento econômico. O resumo dessa história é que o nazismo tinha um Estado poderoso que atendia a ideais da direita oligárquica. Quem se favorecia com o Nazismo eram as empresas e a elite alemã. Portanto, o termo "Nacional Socialista" do seu partido não tinha nada de socialista. O nazismo era, para a atual classificação política e econômica, algo situado entre o eixo centro-direita e a direita autoritária.

E aí? Vai dizer que é montagem?
O fato que reforçou o traço de direita autoritária dos nazistas foi que o Nacional Socialismo alemão nasceu do movimento Völkisch, grupo nacionalista e conservador, e do Freikorps, grupo paramilitar anticomunista. A "igualdade" nazista não era uma igualdade das pessoas como indivíduos – como defende o socialismo – mas sim a igualdade entre os membros da raça ariana. Hitler afirmou que a igualdade de oportunidades para todos os homens alemães "racialmente superiores" era o significado do "socialismo" do Nacional Socialismo. Adicione a isso tudo o fato da maioria dos alemães na época serem cristãos e do apoio que a Igreja Católica tentou dar aos nazistas após eles subirem ao poder. Esses fatos por si só são suficientes para mostrar que o nazismo não tinha nada de esquerda. Aliás, por que foi mesmo que Hitler entrou em conflito contra o socialismo soviético de Stalin? Faria algum sentido declarar guerra a um suposto aliado político-ideológico?

O astrólogo e suas ideias idiotizantes

As besteiras da direita conservadora
Segundo os fanáticos da direita reacionária, o nazismo era (e ainda é) considerado de extrema-direta por causa de uma suposta "influência marxista na academia". Para esses conspiradores, o nazismo era "socialista, coletivista e revolucionário". E segundo o tal astrólogo caduco, os nazistas foram criação da União Soviética e o fascismo era a "irmã rebelde" do socialismo stalinista. Desnecessário dizer que essas afirmações sórdidas não são aceitas pela comunidade acadêmica pelo simples fato de serem inconsistentes com os fatos. Portanto, se você ouvir alguém dizer que o fascismo ou o nazismo são de esquerda, afaste-se desse tipo de gente, porque boa pessoa não deve ser.

Cristianismo rima, mas não combina com socialismo

Atualização: Os nazistas foram apoiados pelos grandes proprietários, pela alta burguesia e pela classe média alemã que estavam com medo do comunismo que crescia após a Revolução Bolchevique na URSS. O capitalismo tinha total poder do Estado justamente para evitar que o comunismo chegasse à Alemanha. As camadas médias e proprietárias apoiaram o nazismo. Uma revolução proletária era tudo que as classes dominantes não queriam.
Além disso, a esquerda defende a igualdade e a inclusão social. Já o nazismo fazia exatamente o oposto através da eugenia, eliminando judeus, ciganos, homossexuais e deficientes mentais. Todos esses fatos reforçam as evidências que o nazismo não era de esquerda coisa nenhuma. Um Estado forte não significa que a ditadura criada por ele seja de esquerda, assim como não foram de esquerda as ditaduras militares na América do Sul. Portanto, antes que algum bitolado de direita venha tentar refutar, o nazifascismo era de direita, sim, senhor.

39 comentários:

  1. Respostas
    1. cara o anarquismo nem chega perto de ser de direita

      Excluir
    2. pqp hitler uma vez disse claramente que era Marxista``nao sou apenas vencedor do marxismo,sou o seu realisador`` ele diz tambem``aprendi muito com o marxismo,e nao pretendo esconde-lo``,para que Hitler conseguisse o poder,sim,ele era contra os comunistas,e era contra os sociais democratas,por tanto fez a aliança com a direita alemã nos anos 20 e nos anos 30,mais apartir em que Hitler poem os pes no poder,ele atraves de chamada,(noite das facas longas),persegue,prende,e mata toda a direita alemã,entao HItler era da direita?seu imbecil,o nazismo e o comunismo se tornaram lados opostos da mesma moeda revolucionaria,um lado pretendia exterminar o outro,mais ambos queriam varrer a ordem capitalista,para em sua visao,criar um mundo perfeito,sem conflito de classes,e sem problema,em matar alguns milhoes,e alcançar a sua versao do paraiso moderno,em um proprio discurso de Hitler,hitler diz´´somos inimigos,inimigos mortais do sistema economico capitalista de hoje``agora vem um babaca que nem voce e diz que Hitler era de diireita,pqp,como Hitler poderia ser de direita,se ele queria um Estado onipotente e onipresente para dominar tudo

      Excluir
    3. Tudo errado Ezz.
      Já considerou voltar para o ensino fundamental? Se é que você tem ensino fundamental...

      Excluir
  2. Aplausos colega. Essa foi a resposta mais bela que já vi a essa falácia que colocava o Nazismo do Lado de Esquerda.
    Minha posição é: Analise o caso prático, então defina seu posicionamento independente de uma ideologia maior, dá mais certo.
    Seu texto foi ótimo do começo ao fim, meu comentário do espectro é que eu normalmente defino esquerda e direita na prevalência da igualdade social sobre a meritrocacia, se pendem a igualdade é esquerda, se pende a meritrocacia é de direita, por isso nunca tive dúvidas que por mais de ter algum posicionamentos típicamente de esquerda, os Nazis eram extrema direita, por terem criado uma absoluta meritocracia genética que na cabeça deles os tornava superiores e donos de privilégios, como destruir os outros.
    Novamente lhe parabenizo, vou ler outros textos seus no futuro, até.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, jos.bergamo, muitas pessoas de direita são manipuladoras e insistem na mentira de que o "nazifascismo era de esquerda", se valendo da velha falácia de redução ao nazismo (reductio ad hitlerum). A estratificação social e a eugenia nazista mostram com bastante clareza que esta ideologia não é de esquerda. Além disso, o nazismo não tinha foco no coletivo e nem era um partido proletário, como alguns pensam. Isso tanto é verdade que se vc marcar num vestibular que o nazismo é de esquerda, vc tira zero na questão.
      Obrigado por sua participação e sinta-se à vontade para ler mais textos.
      Abraço.

      Excluir
    2. esquerdinha de merda,elienado,Hitler disse claramente uma vez``nao sou apenas vencedor do marxismo,sou o seu realizador´´entao Hitler era de direita seu imbecializado

      Excluir
    3. Rarará! Como você quer ser levado a sério numa discussão usando a foto da anta astróloga no perfil?

      Excluir
    4. Esquerdista não tem argumento e por isso tentam de todas as formas mancharem a imagem do Olavo mentindo e distorcendo suas palavras. O fato é que, o Olavo está lá nos Estados Unidos com um visto que nenhum pseudo-intecualzino da USP e PUC não tem a capacidade de conseguir, porque o público dele é apenas os doutrinadinhos.

      Excluir
    5. Que legal, o comentário tem que passar pelo dono do site para ser postado. Um, bem democrático.

      Excluir
  3. que lixo de teoria esquerdinha, faltou você falar do gleichschaltung, comuninha sem cultura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, se você acha que pode reescrever a história do jeito que bem entender, então recomendo que vá morar no mundo das maravilhas do astrólogo conspiranóico Olasno de Cavalo. Essa teoria de que o nazifascismo era de esquerda nunca foi sequer considerada por historiadores sérios ou citada em qualquer livro de história revisado pelo MEC. Marque num cartão de respostas de qualquer vestibular que o Nazismo era de esquerda e dê de graça a vaga para o seu concorrente.

      Excluir
    2. Perfeito Wellington. Deixei um link onde apresento as definições de esquerda e direita e explico porque o pessoal hoje em dia faz confusão entre esses conceitos tão óbvios.

      http://amenidades.blog.br/2015/04/09/deixemos-o-medo-de-vermelho-para-as-bestas-cornudas/

      Excluir
    3. Olá, Julio Cesar.
      Gostei muito do texto indicado no seu link. As definições de centro, esquerda e direita foram mais abrangentes que as que apresentei. Obrigado.

      Excluir
  4. O Nazismo não era de esquerda. Mas o fascismo italiano apesar de fugir um pouco da esquerda, possuia algumas similaridades. Sobretudo Mussolini que de fato foi socialismo mesmo. Mas acho que Fascismo de esquerda mesmo não é uma ilusão. Leia sobre a República Social Italiana. Depois que Mussolini foi deposto em 1943, ele criou no norte da Itália essa República aonde resgatou as suas idéias socialistas e até tinha como um de seus membros o comunista Nicola Bombacci, amigo pessoal de Lênin. O nazismo nunca foi de esquerda, mas o fascismo italiano era o que mais se aproximava. E outra, deixe de ir pela cabeça dos judeus sionistas, bando de vitimistas e idiotas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não,Mussolini era um socialista como jovem, mas com o tempo, ele se afastou disso e criou uma ideologia política q é exatamente o contrário doq o socialismo teoricamente é. É bem simples saber se é de extrema direita: se vc vê militares dando apoio ao ditador e combatendo quem tenta protestar, se vê a igreja católica dando total apoio ao regime, é extrema direita. até pq a esquerda passa longe da religiosidade.

      Excluir
  5. Nazismo = Interpretação deliberadamente perversa do estado natural de Thomas Hobbes = Extrema Direita

    ResponderExcluir
  6. Então a URSS tbm não era de esquerda, pois perseguiu judeus, ciganos e homossexuais. A direita defende livre mercado, sem interferência do Estado na economia. O Nazismo, visando o "bem comum" da nação, interviu na economia, privilegiando os empresários e a elite alemã. Isso é contra o que a direita prega. O estado só deve interferir para impedir a criação de cartéis entre os empresários, pois isso não é livre concorrência, que a direita tanto defende.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o nazismo era contra o liberalismo econômico ianque. Mas isso não quer dizer que ele não era de direita. Existem direitas, no plural. A direita que vc acredita ser a única, na verdade, chama-se direita liberal. Há a direita autoritária, a corporativista, a anarquista, a ultranacionalista e outras mais.

      Excluir

  7. o Parlamento Alemão diz que o Nazismo é Direita
    https://www.bundestag.de/blob/189776/01b7ea57531a60126da86e2d5c5dbb78/parties_weimar_republic-data.pdf

    ResponderExcluir
  8. Não sou partidário do Olavo e não me deixo iludir pelo termo "Nacional Socialismo". Mas vocês devem admitir que o nazismo tinha muitas características dos piores regimes comunistas:

    1) Economia planificada (leiam "Inside the III Reich", de Albert Speer, que foi o arquiteto da reconstrução alemã e também ministro do armamentos de Hitler);

    2) Restrição das liberdades individuais por políticas estatais (como as legislações que proibiam o casamento de entre os arianos e os judeus);

    3) Elevado nível de intervenção estatal na economia e na produção;

    4) Estado policial;

    5) Doutrinação idológica forte nas escolas (quase não dá para distinguir o Konsomol da Juventude Hitlerista em termos de organização interna);

    Quanto a esse argumento de que o modelo econômico nazista privilegiou uma aristocracia e ajudou os capitalistas... não é isso que os comunistas/socialistas do PT estão fazendo aqui no Brasil? Não tem sido um período de lucro recorde dos bancos? As empreiteiras não tem feito fortunas com as obras públicas? Ou será que algum de você acredita que eu sou elite branca porque ganho mais de oito mil reais e Marcelo Odebrecth é povão?

    Acho que o assunto está longe de estar fechado e as duas partes possuem ótimos argumentos, tanto você quanto o pessoal do "artólogo desbocado".

    Talvez por isso os neo-nazis (inclusive os neo-nazis mulatos aqui do Brasil) insistam em classificar o Nazismo como "Terceira Via", já que o regime tinha características dos dois outros sem ser totalmente um ou outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora que vi melhor o conjunto do blog e sei que é mais um blog PTista, talvez patrocinado com as benesses estatais, eu compeendi melhor porque estão tentando desvincular o nazismo da esquerda e porque atacam tanto o Olavo.

      Ele tem seus defeitos, mas tem o mérito de denunciar constantemente o comunismo, assassino de CEM MILHÕES NO SÉCULO XX, em todas as suas formas. Inclusive nas similaridades com o Nazismo.

      #ForaPT

      Excluir
    2. KKKK Meu Deus, socorro, descobriram meu segredo!
      Mas é claaaaaro que sou patrocinado pelas benesses estatais, pão com mortadela e lei rouanet. Assim como o presidente do Itaú, o The Guardian, o Glenn Greenwald e o NY Times e a CNN também são. Também sou financiado pela KGB, por Fidel Castro, pela URSS, pela China e pela Coréia do Norte.
      PQP, fala sério!

      Olavo já foi desmoralizado por tanta gente que dá até pena de quem defende ele. Até o Exército já ameaçou processar a anta astróloga. Mas o que me impressiona mesmo nisso tudo é que alguém que tenha passado pelo ensino fundamental cogite a possibilidade de dizer que o nazismo era de esquerda. Stalin era de esquerda, mas Hitler? E muitas dessas similaridades com o "comunismo" são vistas até em governos mais "liberais" (vide Mauricio Macri).
      Daqui a pouco vão dizer que o livre-mercado é de esquerda, caso ele não vingue lá na Argentina de Macri.

      Cada um que me aparece...

      Excluir
  9. Esse revisionismo pela extrema-Direita brasileira, influenciada, principalmente pelo Bolsonaro, é de dar dor nos olhos ler o que se tem de dejetos escritos por aí. Querem transformar o Nazismo em ideologia de Esquerda, a Ditadura em período de glórias, a tortura como algo normal e a xenofobia legalizada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, camarada. Chega a ser ridícula essa tentativa de empurrar tudo que não presta para a esquerda. O analfabetismo político dessa gente me faz passar vergonha alheia.

      Excluir
    2. A esquerda sempre mentindo para os esquerdistas que acreditam que a direita é tudo de mau, e ainda falam que não são maniqueístas, e que são tudo de bom neste mundo.... o desconstrucionismo e a dialética histórica acaba com a própria fonte original... e como sempre mandam a direita ir estudar, como se fosse o único argumento, ou tentam denegrir a imagem de Olavo de Carvalho, que nem coragem tem para chamá-lo para um debate. A esquerda acaba, quando suas bases estão em total contradição com a realidade e com as leis elementares da economia, política, e filosofia. E todos que criticam Olavo de Carvalho, tenho certeza que não teve coragem de abrir um livro dele, e lê-lo todinho.

      Excluir
    3. E a Pepsi, olavete?

      Engraçado que a direita vive acusando a esquerda de ser tudo que ela é. Vai ver se nos ambientes acadêmicos as loucuras de Olavão e companhia são levadas a sério. Um velho gagá que nunca passou da quarta série não tem moral alguma para criticar o meio acadêmico. Só aceita debater com aquele maluco quem tem menos juízo que ele.

      Excluir
  10. ata e o socialista explica ai ue wikipedia faça me favor ja reparou em fotos simbolos da esquerda foice e martelo misturado com narzismo faça me rir

    ResponderExcluir
  11. Primeiramente o nazismo é de esquerda. Ele defendia a igualdade social, porém apenas para a raça ariana. Karl Marx também defendia que "as raças mais fracas deveriam perecer no holocausto revolucionário".

    Segundo: Para realizar esta igualdade social, deve-se ter um Estado forte, o que vai contra a essência da direita, que é um Estado mínimo, e não a "desigualdade social" como este texto perversamente (ou tolamente, quem sabe?) sugere.
    A direita não defende a desigualdade social, mas conclui que o Estado na tentativa de remove-la, criará pobreza e escravidão e um sistema insustentável economicamente. E que "é melhor um Estado com desigualdade, onde o pobre tenha ótimas condições de vida, do que um com certa "igualdade", em que o mais rico, beire a miséria"

    Ou seja, a diferença entre esquerda e direita, não é igualdade ou desigualdade social. Mas sim o "tamanho" do Estado, onde esta primeira quer "ampliar" o Estado, com um discurso de conquistar a "igualdade social".
    Hitler e seu Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, ampliou o estado com um discurso de igualdade social e justiça entre para raça ariana (vide:25 pontos do governo nazista). Estado forte, discurso de igualdade, onde ele se encaixa? Direita ou esquerda?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu comentário está completamente errado do começo ao fim. Larga esses conspiradores da internet e vai ler um livro de história ou de economia antes de difundir essas besteiras pela internet.

      Excluir
  12. Em suma, a esquerda na cabeça dela, quer igualdade social, e para isso um Estado forte. Já a direita quer um Estado fraco, para poder gerar riquezas para a nação. Logo o conflito é entre o tamanho do Estado, e não igualdade/desigualdade social, como na cabeça burra da esquerda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errado de novo. Vai falar isso para os anarquistas (anarco-comunistas) ou para a direita fã da ditadura militar pra você entender porque você está inteiramente errado. Em ciências políticas não existe esse reducionismo pueril. O tamanho do Estado não é critério para nada.

      Excluir
  13. Sei lá, to cagando para isso de ser ou não de esquerda. O que eu sei é que Hitler salvou o capitalismo Alemão da destruição, permitiu que empresas transnacionais usassem trabalho escravo de judeus e ciganos, admirava o Ford, criou um refrigerante para a Coca Cola, encheu o rabo dos empresários de dinheiro, meteu porrada na classe trabalhadora, reprimiu os sindicatos e movimentos trabalhistas, matou os membros nazistas que estavam começando a se preocupar com os trabalhadores na noite das facas longas, foi aplaudido de pé pelo empresariado alemão, foi colocado na chefia do estado alemão por conta de um pedido de um empresário chamado Fritz Thyssen, etc.

    ResponderExcluir
  14. Nunca vi tanta besteira num só lugar. Mas a internet é livre pra qualquer um escrever o que quiser e quem quiser, acredita.

    ResponderExcluir