domingo, 15 de março de 2020

O silêncio que precede a tempestade


Olhe a nossa volta e veja como está a situação do Brasil diante da pandemia do novo coronavírus: jovens com desdém diante da letalidade da doença para a sua faixa etária; a saúde pública em estado de falência; um governo totalmente irresponsável; fake news desinformadoras sendo disseminadas pelo WhatsApp; uma população sem o conhecimento mínimo sobre programas de saúde... Isso soa como o silêncio que antecede a tempestade.

Apesar da pirâmide etária do Brasil ser predominantemente jovem e do clima dificultar um pouco a propagação do coronavírus, se medidas drásticas não forem tomadas imediatamente, muito em breve teremos um pesadelo surrealista digno de cenários apocalípticos do Plague Inc: Evolved. Isso seria uma tragédia levando em consideração a população numerosa do nosso país.

Para que a nossa realidade não vire um filme de terror, é preciso atrasar o crescimento da curva de contaminação através de medidas de contenção: escolas terão que ser fechadas, eventos com aglomerações terão que ser adiados e medidas preventivas terão que ser postas em prática para ontem. Do contrário, o sistema de saúde não vai conseguir atender aos casos mais graves e nossos entes queridos irão morrer dentro de casa por falta de leitos nas UTIs. Portanto, tenha consciência e faça a sua parte. O vídeo abaixo traz uma explicação mais completa:


PS: Se você acha que tudo não passa de "alarmismo" e "exagero", pergunte para as famílias dos mais de 5 mil mortos pela doença a falta que cada ente querido faz.

0 comentários:

Postar um comentário