segunda-feira, 22 de março de 2021

Como lidar com a feiura imaginária


Já faz tempo que fiquei de responder o comentário de um leitor que me pediu ajuda para lidar com a "feiura" dele. Não me lembro quando nem em que postagem ele comentou, mas ele se dizia deprimido por se sentir a pessoa mais feia do mundo e por nenhuma garota se interessar por ele. Como sei que tem muita gente que passa por problema semelhante, resolvi dedicar este post para dar uma resposta definitiva à questão. Segue abaixo a minha resposta:


Caro leitor que se acha feio, este aqui que te escreve já passou por essa sua fase. Eu tenho autoridade para falar deste assunto porque já fui um desses caras que me achava feio para dedéu. Você deve ser bem jovem e nessa fase da vida é comum basearmos nossas qualidades apenas naquilo que percebemos à primeira vista: a nossa aparência física. Quando era adolescente, lá na quinta série, eu era conhecido por ser o aluno mais feio e desengonçado do colégio. Mas também pudera: eu era magrelo, alto, cabeçudo, esquisito, com cabelo de espanador, com nariz de batata, cheio de espinhas na cara, com óculos fundo de garrafa e meus colegas me chamavam de "Tom Cruise" ou de "Leonardo DiCaprio", ironizando a minha feiura. Faziam piadas e chacotas comigo direto. Era um saco. No início, eu me incomodava, mas depois, eu levei tudo na esportiva. Daí que percebi que 99% das pessoas que diziam que eu era feio eram outros garotos: e garotos invejosos, porque enquanto algumas gurias se encantavam com minha inteligência e meu jeito tímido, eles se mordiam de inveja dos elogios que eu recebia delas. Foi aí que eu comecei a superar essa fase de feiura imaginária e a me aceitar como sou.

A dica que eu dou é que você também desencane da sua "feiura". Foque nas suas qualidades. Se você ficar focando apenas nos seus defeitos, vai se sentir cada vez mais deprimido e derrotado. Se não tiver qualidades (coisa que eu duvido), então construa, crie, essas qualidades. Procure ser bom no seu trabalho, nos estudos, nos esportes, nos games, na escrita, no desenho, no canto, na dança, na música... Tente ficar bom em algo e foque nisso. A aparência é uma coisa secundária, porque a beleza é uma qualidade que emana de dentro para fora. Seja uma boa pessoa: educado, honesto, atencioso, cuidadoso, respeitoso, solidário e altruísta que mesmo que você seja fisicamente feio, as pessoas irão te enxergar com outros olhos. Afinal, de que vale ser bonito por fora e ser uma pessoa desprezível por dentro? Até a pessoa mais linda do mundo tem dias que se acha feia. Todo mundo sofre em maior ou menor grau dessa "síndrome do patinho feio". E, na moral, vamos ser francos: ninguém liga para nossa aparência. Não dê importância ao que os outros dizem sobre a sua aparência, afinal, a aparência é só a casca, só o rótulo. O que vale em nós é o conteúdo. Se alguém te zoa por ser "feio", certamente essa pessoa está querendo tirar o foco dela mesma e de seus próprios defeitos ao apontá-los para você. No meu caso, os meus colegas não se conformavam que um quatro olhos desengonçado pudesse ser elogiado e até desejado por meninas que desprezavam a superficialidade deles.

Sobre relacionamentos, ninguém precisa de se relacionar romanticamente para ser feliz. Isso é apenas um padrão normativo da sociedade patriarcal. Eu mesmo detesto relacionamentos e eles não me fazem a menor falta. Recomendo esta postagem sobre esse assunto (leia os comentários também) para você se libertar dessa ilusão de que é impossível ser feliz sozinho. Essa história de idealizar um parceiro para a vida toda é um conto de fadas. E se acha que não consegue alguém por ser feio, putz... Se alguém gostar de você só por sua aparência, ela não gosta de você, mas sim da sua aparência. Quem gosta de você tem que te amar pela sua essência. Fuja de quem só te escolheu pela sua beleza. Aliás, essa é uma vantagem de ser feio, porque ninguém vai ficar contigo só por você ser atraente fisicamente. E a beleza não dura para sempre, ao contrário de outras qualidades como a inteligência e o senso de humor que podem durar a vida toda.

Enfim, caro leitor esquecido, desculpe a demora em te responder. Se ainda acompanhar o blog, espero que agora tenha ao menos uma dica de como levar uma vida mais feliz e despreocupada com coisas tão pouco relevantes. Abração e boa sorte.

0 comentários:

Postar um comentário