segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Nosso futuro está nas mãos dos insensatos


Está acontecendo algo que muita gente alertou durante o primeiro turno: que se as eleições presidenciais fossem levadas para o segundo turno, teríamos um festival de baixarias que culminaria num risco ainda maior para a democracia. Dito e feito. As últimas pesquisas têm mostrado uma perigosa ascensão nas intenções de votos bolsonarista e uma redução surpreendente na rejeição do atual presidente. Na minha interpretação, isso de deve à máquina de fake news do gabinete do ódio trabalhando a todo vapor. Tem muita, mas MUITA gente insensata, incauta e sem o discernimento necessário para entender o que é uma deepfake sendo influenciada por montagens mentirosas de todo tipo contra o PT. Desesperada por estar atrás nas pesquisas, a única saída para a turma bolsonarista é apelar para mentiras deslavadas que mexem com questões morais e espirituais das pessoas. 

No meu grupo de ex-colegas do WhatsApp, por exemplo, chegou a ter briga feia por uma série de vídeos mentirosos contra o PT postados por lá. Num desses vídeos fakes, Lula dizia – numa edição bem porca – que pretende fechar as igrejas e que seu governo será consagrado ao demônio. Imagine nos grupos cristãos de WhatsApp o que não deve ter... É muita baixaria, distorções e mentiras a favor do genocida miliciano. Tem muito dinheiro (público, inclusive) por trás de tantos ataques contra o PT e contra a democracia. A coisa está pior que em 2018 e ninguém está fazendo coisa alguma para impedir isso. Isso sem falar, claro, dos muitos pastores que pedem para seus fiéis jamais votarem no PT por ele ser "abortista, anticristo e a favor das drogas": tudo para continuarem recebendo as benesses estatais. É muito preocupante. As pessoas estão deixando de refletir sobre os reais problemas do país para basear seus votos em misticismo, religião, crendices e teorias conspiratórias criminosas. Lula NUNCA foi anticristo, NUNCA foi a favor de drogas, NUNCA foi a favor de aborto e NUNCA ameaçou fechar igrejas. Aliás, nunca tantas igrejas evangélicas foram abertas quanto foi durante os governos petistas. O problema do Bolsonaro e sua turba de fascistas é que eles são mitomaníacos e criam factoides como meio de esconder toda a corrupção e monstruosidade do seu governo.

E depois o corrupto é o Lula...

As forças democráticas e progressistas precisam trabalhar redobrado para que este governo de mentiras não vire as eleições justamente em cima dessas pessoas que acham que eleição é uma questão puramente de fé. É preciso agir rápido, porque as chances do ser vil que ocupa a presidência se reeleger está se tornando cada vez maior.

0 comentários:

Postar um comentário