quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Liberdade é o bem mais precioso


É claro que a inveja é um sentimento detestável. Tão detestável que quase ninguém assume que a sente. Apesar disso, eu admito que sinto inveja, sim, de algumas pessoas. Não é inveja dos mais ricos, dos mais saudáveis, dos mais belos, dos mais poderosos ou dos mais afortunados. A minha inveja é daqueles que são verdadeiramente livres. Se acha exagero, pare e pense um pouco a respeito da liberdade. Provavelmente, você, assim como eu, não é livre. Aliás, 99% da humanidade não é livre. Para ser livre, de fato, você precisa de ser livre em 3 aspectos:

1 - LIVRE MENTALMENTE
Você precisa ser livre de conceitos e preconceitos da sociedade, de regras, de tabus, de crenças limitantes e de amarras culturais, emocionais, espirituais e psicológicas.


2 - LIVRE DA ESCRAVIDÃO MONETÁRIA
Você precisa ser livre para ter autonomia e independência para não depender financeiramente de ninguém. Não ser explorado por ninguém por dinheiro e não ser escravo de um salário que te prende a uma rotina que rouba os melhores momentos da sua vida.


3 - LIVRE DE AMARRAS E GRILHÕES
Você tem que ser livre também de doenças incapacitantes, de vícios, de dependência dos outros e não ter o direito de ir e vir tolhido por medo, violência, opressão estatal ou falta de dinheiro.


Então reflita: será que você é realmente uma pessoa livre?

Um comentário:

  1. Sou Jean, estou com preguiça de me logar.

    Sinto que ainda não tenho por ora a liberdade dois por não trabalhar e a cada dia me sinto pior por não ter ainda minha independencia financeira, sendo que com minha idade, 19 anos, ela já era funcionária pública.
    Não me considero um nemnem ou vagabundo, pois eu faço faculdade e estou estudando, mas de toda forma é um saco não ter a independencia financeira.

    ResponderExcluir