segunda-feira, 25 de julho de 2011

Robôs conscientes: realidade ou ilusão?

O robô Johnny 5, do filme Um robô em curto circuito

A consciência é um fenômeno tênue, volátil, breve e perecível. A consciência não é um fenômeno processado continuamente, como alguns deduzem - ou seja: em alguns momentos ela está operante (estado de vigília) e em outros está inoperante (estado de sono, coma ou anestesia). Só somos capazes de notá-la quando a mesma está ativa, sem interferência do subconsciente ou de outros distúrbios que alterem a atuação dos neurotransmissores. 
Mesmo com todo o progresso da neurologia, não há um consenso de onde realmente possa vir a nossa consciência.
Apesar da sabedoria popular confundir alma com mente, conclui-se - através da investigação da neurociência - que a mente é um subproduto do cérebro. A essência da nossa consciência está na fonte de tomada de decisões do cérebro, que fica localizada no lobo frontal do córtex. A consciência é o resultado da interação entre a tomada de decisões (a nível de córtex pré-frontal) com as memórias e emoções armazenadas no sistema límbico (hipocampo). O conjunto de impulsos nervosos que excitam os neurotransmissores é que abastece a nossa consciência com abstrações, imagens, sons e raciocínio.

Apesar de todo o nosso conhecimento a respeito da mente, ainda nos paira uma dúvida persistente: será que este processo chamado consciência não pode se repetir também em máquinas, computadores e robôs? E sobre essa Inteligência Artificial (IA), então surgem outras dúvidas imediatas, tais como:

É mesmo possível criar uma consciência artificial?
Baseado nos esclarecimentos acima sobre a consciência, é teoricamente possível que uma futura geração de computadores de núcleo quântico possa desfrutar da mesma consciência que nós. Se um processador adquirir autonomia e desenvolver a linguagem e a capacidade de aprendizado, existem grandes possibilidades da consciência surgir espontaneamente. Porém, um dos grandes problemas é que o sistema de entrelaçamento das nossas redes neurais é baseado em complexas ramificações fractais improvisadas. Ou seja: o nosso cérebro evoluiu de sistemas primitivos até o mais complexo, criando verdadeiras 'gambiarras' interligando as partes mais antigas com mais as recentes. Isso nos leva a crer que a nossa consciência pode ser um mero acidente bioquímico através de anos de evolução.Traduzindo isso para uma linguagem de programação, é como se a consciência humana fosse baseada em processos randômicos articulados pelas diversas regiões do cérebro. E se a consciência for realmente algo aleatório, reproduzi-la propositalmente pode ser impossível.

Como diferenciaríamos uma consciência artificial da consciência humana?
Isso envolve uma questão ética muito complicada. Acredito que a maioria dos teístas, e até mesmo alguns agnósticos, não dessem crédito à consciência de robôs autônomos. Os teístas possivelmente apelariam para a questão espiritual, alegando que máquinas não têm alma. Já os agnósticos exigiriam provas. Mas se é impossível até para nós, humanos, provar que temos sentimentos e consciência, então o que dizer de uma máquina? Acredito que até a primeira IA surgir, há de existir métodos que nos ajudem a distinguir o que possui consciência daquilo que apenas simula tê-la. Se bem que em testes com animais envolvendo linguagem e cognição, concluímos que alguns bichos, como golfinhos e elefantes, por exemplo, possuem consciência de sua própria existência como ser vivo. Mas nada garante que a mente de um robô autônomo seja idêntica à nossa, uma vez que os processos que levam à consciência podem ser antagônicos.

A IA provar-nos-ia que almas não existem, ou que a alma é desvinculada da nossa consciência? 
Do ponto de vista lógico e racional, isso seria um forte indício de que a consciência é um fenômeno desligado de qualquer metafísica ou fenômeno sobrenatural. Porém, imagino que muitos teístas jamais aceitassem tal condição. Ou então, os que aceitassem a questão da consciência, diriam que Deus colocou a alma no robô também. Mas enfim, essa é uma discussão que ainda terá muitas reviravoltas.

Para saber mais:
Robôs e computadores podem se tornar conscientes?

3 comentários:

  1. é muito interesante seu argumento. descobri cosias sobre a mente humana durante esses anos. descobri detnhes que os cientistas gostariam de perceber e saber, ma nao dou a minima para revelar isso pra eles. nao vou ganhar nada com isso. eles ganhariam e eu nada. eles pagam muito pouco por isso. mas meu valor é algo totalmente alem da imaginação, nao tem preço.

    gosto desse ramo, robotica. descobri detalhes da consciencia que jamasi alguem podera achar respsota logica tao logo. a alma existe, ela é a consciencia ativa. na biblia em genesis 2: 7 diz que Deus formou o homem da terra e soprando em seu nariz, o homem passou a ser alma vivente. alma ele passou a ser uma alma e nao ter. entende? entao, nós somos alma e nao temos alma. alma do latim: anima, corpos animados. vivos.

    a vida é energia, ela é coposta nas mitocondrias. existe um segredo nos neuronios pra desenvolver a consciencia, nao revelo isso pra ninguem. depois sabera quem eu sou. sou brasileiro do maranhao. cidade imperatiz. estou desenvolvendo esse projeto. descobri coisas inimaginarias da consciencia. cara, nao imagina como isso é possivel acontecer. descobri algo totalemten fora do comum da sociedade robotica. um segredo notavel de desenvolver consciencia.. te mais. mantenha contato se quizer: epilogopilogo@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo.
      Se a sua descoberta for mesmo revolucionária, não a venda: procure investir nela para que você possa patenteá-la e ganhar de forma justa pelo seu próprio mérito. Mas não deixe de investir nesse projeto caso realmente seja esse o seu desejo. A humanidade sempre terá a ganhar com o conhecimento e a livre pesquisa.
      Abraço

      Excluir
  2. hoje é 2015 moro no maranhao imperatriz. hoje estou em goiania trabalhando e ja estou com parte do dindin pra investir nisso. mas nao posso, por que preciso investir numa terra, ou no maranhao ou no tocantins, minha cede de pesquisa também estará envolvida la. vou ainda desenvovler um curso eletronico este mes de março de 2015 e conhecer mais desse ramo. mantelnha contato, e manterei contato, foi por acaso que te encontrei de novo e gostei que voce me respondeu. meu face tem meu nome : roniel lima. mina camisa é preta e meu rosto é bem destacado na foto. pode me procurar e manteremos contato. hoje tenho uma rede de pesquisa com mais de 70 paginas, e fiz em hrtml o programa nele tambem, ou seja, minahs pesquisas para nao serem perdidas também.

    ResponderExcluir