sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Discos voadores: verdade ou mito?


 ideia de que estamos sozinhos no universo não parece muito aconchegante para uma espécie tão sociabilizada quanto a nossa. O ser humano, desde os primórdios, sempre teve a necessidade de interação e de se sentir acolhido por um grupo. Por isso, não é de se estranhar que ao olharmos para o céu, a imensidão e o silêncio do cosmos nos cause uma profunda angústia, a ponto de sentirmos a necessidade de imaginar que há, de fato, muitas outras civilizações entre as estrelas. Porém, as evidências não batem com os nossos anseios. A forma como a qual a vida evoluiu no nosso planeta até os seres humanos foi extremamente sinuosa e cheia de acasos. Nós, como seres inteligentes, somos um verdadeiro milagre probabilístico. Foram necessárias extinções em massa, mutações genéticas aleatórias, mudanças favoráveis na geomorfologia do planeta e um grande golpe de sorte para que certas descobertas (como a descoberta do fogo, por exemplo) viessem a nos levar ao atual estágio de consciência e desenvolvimento. Imaginar que esses mesmos eventos tenham ocorrido de forma semelhante em outros mundos é algo muito discutível. Segundo as regras da probabilidade, se os eventos são aleatórios, então a chance da vida em outros planetas ser idêntica a da Terra é praticamente nula.
E o que isso tudo tem a ver com discos voadores? Simples: a probabilidade desses supostos OVNIS serem seres de outros planetas é irrisória. Vamos analisar melhor este fato através das evidências e da razão.

Montagem fraudulenta

Analisando os relatos, os registros fotográficos e as supostas evidências de OVNIS, conclui-se que há um número exagerado de fraudes, lendas, confusões e enganos. Balões meteorológicos, aeronaves, estrelas, cometas e até aves são frequentemente confundidas com discos voadores. Até mesmo fenômenos naturais, como os parélios, por exemplo, são confundidos com a presença extraterrestre. Mas o que mais preocupa são as fraudes, porque as fraudes são criadas por pessoas de má fé querendo se evidenciar ou enganar os outros. E com o avanço da tecnologia e do aperfeiçoamento dos softwares de edição de imagens, criar fraudes virou quase uma brincadeira de criança. Truques fotográficos simples, como a perspectiva forçada, contrapondo um modelo próximo da câmera a uma paisagem ao fundo, podem responder por tais imagens.
Outra montagem

Descrição de um ET
Outro problema são as descrições físicas dos tais alienígenas. Muitos dos supostos abduzidos descrevem os extraterrestres com uma aparência quase humana: postura ereta, cabeça alongada, olhos frontais, tronco, braços e pernas numa proporção e simetria idênticas à nossa. A probabilidade de seres de outros mundos serem tão parecidos assim conosco é quase nula. Para que eles se parecessem tanto com a gente, precisariam ter um genoma quase idêntico ao nosso. Observe, por exemplo, os outros animais aqui da Terra e compare-os conosco. Com uma minhoca, por exemplo, compartilhamos 40% do nosso DNA, e apesar dessa semelhança no genoma, ela se parece conosco? Já com as galinhas, temos 60% de genes em comum. E com um camundongo, nós compartilhamos cerca de 80% dos genes. Não nos parecemos muito com camundongos, galinhas ou minhocas, apesar da nossa semelhança genética. E o que dizer de seres de outros planetas? As 'árvores da vida' de outros planetas certamente são bem diferentes da nossa.

Será que os ETs sobreviveriam ao vírus influenza?
E por que os alienígenas se dariam ao trabalho de virem pessoalmente até um planeta que fica a centenas ou, talvez até, milhares de anos luz de seu planeta natal só para atormentar seus habitantes? Seria mais sensato que uma espécie alienígena enviasse sondas ou robôs para investigarem ou realizarem o trabalho. Virem pessoalmente até aqui seria arriscado demais, porque o nosso planeta provavelmente deve ser bem diferente do deles. A menos, claro, que a Terra tenha a mesma pressão atmosférica, a mesma quantidade dos mesmos gases na atmosfera, a mesma gravidade, a mesma umidade relativa do ar, a mesma temperatura e ainda assim, seria muito arriscado. Se um ser extraterrestre respirar o ar da Terra, é provável que até as bactérias que não são nocivas a nós os matem rapidamente. Sem falar nas bactérias nocivas, vírus e vermes que podem causar danos irreversíveis em organismos que nunca tenham tido contato com eles.
Abduções ou delírios?

As abduções são também muito inconsistentes com os fatos. Só nos EUA, se fôssemos fazer uma média baseada nos relatos, teríamos cerca de uma abdução por minuto. E se as abduções são tão comuns, como é que não vemos elas ocorrerem em todo canto? Os governos não teriam como ocultar uma evidência desta proporção - se fosse mesmo verdadeira. E o detalhe é que no país vizinho dos EUA, o México, casos de abduções são raríssimos. Por que os ETs iriam gostar tanto de abduzir somente os norte-americanos, se para um ser extraterrestres somos todos da mesma espécie? É no mínimo sem sentido achar que os ETs percorreriam distâncias enormes no espaço só para abduzir os ianques. Além disso, está comprovado que grande parte das experiências de abdução ocorrem durante os sonhos. Durante a famosa paralisia do sono, as pessoas estão em um estado letárgico onde os músculos estão paralisados, mas a mente está semi-consciente. E aí que é possível ter visões com coisas ligadas a cultura. Uns sonham com bichos papão, outros com fantasmas, outros com demônios, outros com ETs...
Crop Circles: os ETs devem adorar um baseado, não?

Os crop circles (círculos nas plantações) não evidenciam presença alienígena, porque eles usam símbolos pertencentes à cultura humana, além de serem facilmente construídos com instrumentos adequados. E o estranho é que os crop circles são feitos, em sua maioria, na Inglaterra. Sem falar que os crop circles começaram com círculos simples e foram ficando cada vez mais sofisticados e cheios de detalhes. 
Os implantes alienígenas também já foram consideradas 'provas' das abduções. Mas analisando-os cientificamente, descobriu-se que eles são apenas má formações em tecidos, caroços, sinais ou pequenos objetos que se alojaram no corpo acidentalmente.
Por que os ETs construiriam estátuas humanas?

Com relação à teoria dos Antigos Astronautas levantada por Erich von Däniken, seria necessário um post inteiro para contra argumentá-la. Mas, a princípio, essa teoria simplesmente pega vários vestígios arqueológicos que ainda não são totalmente explicados e os associa a seres extraterrestres. Portanto, isso serve apenas como hipótese, e não como uma verdade. O que eu não entendo é o que motivaria seres de outros planetas a virem até a Terra para construir esculturas de pedra e depois irem embora para sempre sem deixar vestígios. E é a falta de evidências, de provas e de vestígios que tornam essa teoria pouco consistente.

2 comentários:

  1. que matéria mais ridícula, deveria pesquisar mais, pois uma pessoa fazer um Crop Circle sem quebrar o caule do trigo é impossível, ou seja, milhares de caules de trigos dobrados a 90° em forma uniforme e perfeita. Outra coisa é impossível uma pessoa nascer ou gerar pedaço de ferro que emite frequência, má formação? hahaha. mesmo que Ets não sejam reais, terás de revisar muito tuas fontes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre os Crop Circles, segundo a Navalha de Occam, a probabilidade de algum alien percorrer centenas de anos luz só para fazer desenhos em plantações é menor que a de algum terráqueo gaiato os ter criado. Uma máquina dobradora de trigos é relativamente fácil de se construir manualmente, tanto é que Doug Bower, Dave Chorley e John Lundberg ficaram batante famosos com essa brincadeira.
      Sobre os implantes, não é impossível a formação de certos tipos de materiais "estranhos" no corpo, basta ver a estrutura dos cálculos renais e biliares, por exemplo. Teve também o caso de um hamster que engoliu um ímã e era capaz de fazer números que impressionariam até o próprio Magneto dos X-men.

      Excluir