sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Cidade Maravilhosa


Para os mal humorados que insistem em dizer que o Rio de Janeiro é uma cidade feia, suja, fedorenta e cheia de gente horrorosa, vou deixar abaixo alguns vídeos que comprovam justamente o contrário.

Pegue um lanche e se acomode na poltrona, porque a sessão vai começar! rs

Hino à Cidade Maravilhosa


Panorâmica do Rio de Janeiro em HD


Passeio no Corcovado e chegada ao Cristo Redentor


Passeio de teleférico no morro da Urca e no Pão de Açúcar


A Ilha de Paquetá


O Bonde de Santa Teresa


A Praia de Copacabana


Voo de Asa Delta 


O Rio de Janeiro não pertence somente aos cariocas: a cidade pertence a todos os brasileiros. Não faz sentido alimentar bairrismos e velhas rivalidades quando estamos falando de uma das cidades mais belas do planeta.

Não gostou?


Um joinha maroto para sua invejinha!
Rarará!

4 comentários:

  1. Concordo com você. Tenho medo do Rio de Janeiro (olha a contradição!), mas o Rio é uma cidade bonita. Não andei de bondinho do Bairro de Santa Tereza, é uma das coisas que ainda quero fazer, mas além de Copacabana e de todo o Rio turístico que conhecemos, a cidade tem bairros tranquilos que em nada lembram o fuzuê que esperamos da cidade. Gosto de Botafogo, por exemplo, gosto do centro velho (minha mania de preservação da arquitetura!) Como São Paulo e o Rio Tietê, deveriam cuidar melhor da Bahia de Guanabara, é suja demais! Mas é preciso ter tempo e olhos para ver o Rio de Janeiro não turístico, sentir a beleza da cidade que não acontece para inglesver..

    Beijos meus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. llManuh, eu estou pensando em falar futuramente sobre alguns bairros do Rio que são encantadores, mas que têm a sua beleza sutil ofuscada pelos principais cartões postais. Fala-se muito dos bairros da zona sul, mas bairros como o Méier, São Cristóvão, Quintino, Madureira, Vila Isabel, Recreio e Realengo têm encantos que a maioria dos turistas desconhece. Aliás, a zona norte do Rio é muito pouco conhecida pelo Brasil afora. Até os morros cariocas têm a sua beleza, com grafitagem e outros elementos vernaculares bem interessantes. São vários Rios dentro do mesmo Rio.

      Sobre a Baía de Guanabara, fiquei sabendo que o Piscinão de Ramos têm uma espécie de estação de tratamento que purifica a água da baía! E os resultados são tão bons que têm contribuído para o ressurgimento de peixes, crustáceos e algas na região!

      Abração.

      Excluir
  2. Justiça seja feita, tem 8 anos que não vou ao Rio de Janeiro, posso estar desatualizada, também não conheço os bairros do Rio de Janeiro e lamento acreditarmos que Rio de Janeiro é Copacabana, Barra, Ipanema e os morros, Rio de Janeiro é bem mais que isso. Também nunca foi à Floresta da Tijuca, não me perdoo por isso...rss
    Mas acho que deveria falar mais mesmo, o Brasil agradeceria!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe, llManuh, eu acredito que toda grande cidade brasileira tem belezas que passam despercebidas até pelos próprios nativos da região. É o que vejo aqui no Recife, por exemplo. Depois que comecei a estudar o design vernacular da minha cidade, notei que ela é muito mais rica culturalmente do que eu imaginava! E cada bairro tem o seu próprio traço, a sua própria identidade. Creio que no Rio não seja muito diferente.
      E se você se acha "desatualizada" por não pisar lá há 8 anos, imagina eu, que estive lá há mais de duas décadas... A sorte é que o meu pai morou muito tempo por lá e conhece bem não apenas a cidade, mas todo o estado do Rio. Mas ainda assim, para encontrar as belezas escondidas da Cidade Maravilhosa, eu precisaria ir lá pessoalmente para analisar os detalhes com o meu olhar de designer.

      Beijos.

      Excluir