domingo, 16 de dezembro de 2012

Fotos íntimas na internet e o falso moralismo


Creio que seria muito melhor nem comentar nada sobre esse assunto e deixar a coisa passar batida, mas a grande repercussão do caso de uma garota que teve as suas fotos íntimas divulgadas nas redes sociais me obrigou a vir até aqui criar este post. Nesta postagem, eu vou comentar o caso e fazer uma reflexão sobre esse falso moralismo ligado à sexualidade humana.

Pois bem, para quem não ficou sabendo, a protagonista dessa história foi a adolescente Karina Veiga, uma garota de 16 anos que teve a sua intimidade exposta no Facebook por um ex-namorado. Segundo fontes não muito confiáveis, ela teria traído o namorado e feito chantagens contra ele - como vingança, o rapaz divulgou fotos e vídeos dos dois tendo relações sexuais no Face dela. E aí que a coisa tomou uma proporção colossal graças ao efeito bola de neve da internet.

Independentemente do que a garota tenha feito, não existe justificativa plausível para o rapaz ter exposto as fotos da menina na internet. Certamente, o rapaz vai ter que responder judicialmente por essa atitude, mas isso não desfaz o fato de que a vida da garota foi virada pelo avesso e, de certa forma, até mesmo destruída moralmente. Numa sociedade machista, moralista e preconceituosa como a nossa, a pobre da garota vai ser crucificada por muito tempo apenas porque um sujeito inconsequente expôs suas fotos íntimas na internet.

A "igualdade" entre homens e mulheres na nossa sociedade

A questão do machismo
Na total e absoluta falta de ter o que fazer na vida, muita gente criticou pesadamente a garota pela sua desenvoltura nas fotos, chegando a compará-la com atrizes pornôs e alegando que ela se submeteu a coisas degradantes e imorais para uma mulher. Mas o estranho é que ela não estava fazendo sexo sozinha, estava junto com o namorado sacana que a expôs. E por que somente a menina foi crucificada se os dois estavam sendo cúmplices deste "crime" chamado sexo? Segundo a minha concepção, não existe isso de "feio", "imoral" ou "degradante" sexualmente para um lado só (o da mulher no caso). Se houve degradação da imagem de alguém, foi a do casal. Afinal, o tamanho do pingolim do cara ninguém ridicularizou, mas o fato da moça ter exposto as suas partes íntimas foi um escândalo. E ainda digo mais: não existe nada imoral ou humilhante para um casal que faz sexo com consentimento mútuo e entre quatro paredes: esse conceito está exclusivamente na cabeça das pessoas moralistas e, por que não, machistas. Não entendo por que as mulheres comumente são rotuladas de "putas" apenas por terem as mesmas fantasias dos homens - aliás, homens estes que podem fantasiar e realizar o que quiserem sem receberem rótulos estúpidos. A sensação que eu tenho é que qualquer mulher que faça algo além do papai-e-mamãe no escuro é taxada de vagabunda, piranha, imoral, etc. Isso nada mais é que um machismo disfarçado de politicamente correto. Não precisamos mais disso no século XXI.

O retrato da nossa hipocrisia

A questão do falso moralismo
O que me espantou neste caso é que as pessoas estão condenando a menina por ela ter feito sexo! Putzgrila! Sexo é uma coisa que todo mundo faz - e quem não faz, quer fazer (pelo menos, eu acho). A esmagadora maioria das 7 bilhões de pessoas vieram ao mundo através do sexo, a maioria das pessoas pensa em sexo, nós buscamos melhorar a nossa vida sexual e vem esse bafafá todo só porque uma guria transou com o namorado. Não entendo como alguém pode julgar uma pessoa por ela ter feito sexo - como se isso fosse um crime. Não era nem para estar se discutindo isso, mas esse falso moralismo infelizmente leva as pessoas a terem essas atitudes repulsivas a um ato absolutamente natural chamada sexo.

Você não tem nada a ver com isso

Outra coisa que me chamou atenção foi que a garota foi julgada por ter feito sexo oral e anal. Pois então eu pergunto: E DAÍ? Isso mostra apenas o quão cheia de tabus é a nossa sociedade e o quanto as pessoas são bitoladas com relação a isso. Aposto que muitas pessoas que criticaram a menina morreram de inveja dela. Como já dizia aquele ditado: quem desdenha, quer comprar. Enquanto as meninas que criticaram a moça ficam dando uma de puritanas, os homens fazem ainda pior, pois criticam algo que eles desejam muito. Qual homem não gostaria de ter uma guria bonita, jovem e sem tabus no sexo? Há uma contradição lógica aí, porque muitos homens condenam a mulher justamente por ela fazer aquilo que eles tanto sonham que elas façam com eles.
O que eu acho engraçado é que nessa hora ninguém acha imoral ou degradante um professor trabalhar mais de oito horas por dia, de domingo a domingo e em péssimas condições de trabalho para ganhar um salário miserável. Que nada, isso não é imoral: imoral, para essas pessoas hipócritas, é fazer sexo oral com o namorado. Nessa hora, todo mundo é santinho, menos a vítima do abuso.
O que teria que ser julgado aqui seria a atitude covarde do cara que divulgou as fotos da menina, e não o que ela fez ou deixou de fazer. Afinal, cada um que cuide da sua vida.

Ensina pra eles, Sasha!

Deixa eu te filmar, amor
Sobre a canalhice masculina
Muitas garotas (misândricas ou revoltadas) - tocadas pela repercussão do caso - certamente ficarão com mais raiva ainda dos homens, pois o cara teve uma atitude covarde ao expor a menina ao constrangimento público. Um dos alicerces de um relacionamento é a confiança - os outros são a cumplicidade, a compreensão, a tolerância, o respeito; se um cara não teve esses valores para com a menina, a culpa não pode ser dela.
O problema aqui é que muitos vão alegar que o cara que divulgou as fotos da menina é de menor, imaturo, agiu por impulso, etc. Mas isso não exclui o fato de que ele foi o responsável por tudo isso. A gente precisa parar de pensar de forma machista e a não vitimizar os homens quando eles são os culpados. Deve haver algum tipo de punição para coibir esse tipo de coisa. Hoje está sendo a Karina, amanhã pode ser outra menina com menos estrutura emocional e que acabe cometendo suicídio, como estamos cansados de ver por aí.

É muito fácil culpar a vítima

"Ela fez, ela tem que aguentar!"
É por frases como estas que eu concordo com o bom e velho Albert Einstein de que a estupidez humana não tem limite. Como se a suposta traição e o fato de ter se deixado fotografar fossem motivos para culpar a pobre menina. O mesmo raciocínio bizarro é usado para culpar a mulher que é estuprada, pois dizem que ela usou roupas inadequadas, esteve em lugares inapropriados e por isso merecia mesmo ser estuprada. Desnecessário dizer que isso é um total absurdo. Culpar a vítima é sempre mais fácil que punir o agressor...
E aqui ainda temos um agravante: o fato da garota ter apenas 16 anos. Não podemos exigir a maturidade de um adulto por parte de uma adolescente de 16 anos. Nessa idade é normal fazermos burradas, aprontar, exagerar - e é justamente nesta fase da vida que começamos a lidar melhor com as consequências dos nosso atos. É por isso que julgar a garota por tudo isso que ela está passando é cruel e desumano.

Moral da história: a vida da menina se transformou num pesadelo onde ela é ridicularizada por um bando de pessoas hipócritas. E como aconteceram outras vezes, ao exemplo do caso da Amanda Todd, ela corre o risco de se deprimir e de ter um final trágico. É inaceitável que a vida social de uma pessoa seja destruída por causa de uma atitude estúpida, vingativa e covarde de um corno mal amado. E pior ainda é essa hipocrisia escrota de uma sociedade doente e sádica.

Não gostou?
Então toma!

Rarará!

Links externos:
A Puta que Você Procura Dorme ao Seu Lado na Cama
Blog Doze em um: Sobre Karina Veiga (por Rê_Ayla)

14 comentários:

  1. Pois é, o dia que as mulheres começarem a publicar fotos com pingolins ridículos, a falar de ejaculação precoce, da incapacidade de muitos homens em segurar uma ereção, se acanalharem tanto quanto esses machos naturalmente canalhas que contam com a compreensão de hipócritas, homens e mulheres, quero ver se os "machos" brasileiros vão segurar o tranco!
    Vai acontecer nada como esse moleque, vira herói, denunciou uma vagabunda, que por muitos anos ou a vida toda será lembrada do momento que virou celebridade da pior forma possível.
    Que sirva de alerta para essas garotas, o homem amado de hoje é o canalha de amanhã, que consegue justificar a sua canalhice com uma suposta traição, como se precisasse disso...rs
    E fica aqui uma sugestão, se não for para procriação, se for só por prazer, tem sempre um vibrador tailandes de cinco velocidades bem mais confiável que lhe garante de fato prazer e discrição...rss
    Fotos amor? Só no shopping, tá?

    Beijos meus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. llManuh, mesmo que as mulheres revidem essa covardia, o estrago que tal atitude traz a um homem é menor porque vivemos numa sociedade machista. Existe uma demência patológica nas pessoas que não conseguem entender que ainda vivemos sob a inquisição de um machismo paleolítico e institucionalizado. O moleque faz a difamação, acaba com a vida da menina e a vítima é que leva a culpa? Que desgraça de justiça é essa?

      O preço que se paga por isso são justamente essas medidas radicais para evitar quaisquer registros da nossa intimidade. E nem foto de shopping pode mais, porque o Photoshop é capaz de fazer coisas que até Deus duvida.

      Eita desgraça, viu? Mais um motivo para eu detestar relacionamentos!

      Abraços.

      Excluir
  2. Cara, fiquei surpreso com a virulência dos ataques ao "masculino".

    O que seria uma demonstração de preconceito e (falso) moralismo acabou transformado numa guerra entre os sexos e acusações de "machismo", como se mulheres também não tivessem criticado a moça, e como se homens não tivessem reprovado a atitude do rapaz.
    Desculpe, mas creio que desta vez voce carregou muito nas tintas.

    Enquanto isso, uma garota leiloa sem nenhum constrangimento sua virgindade na internet. Direito "feminino"? Com certeza, o machismo fica a cargo de quem comprar, não é isso? rss

    Acho que se poderia justificar o ódio à relacionamentos de maneira menos leviana, baseado em reflexões e não em sofismas.

    Mas se for só pra destilar algum ressentimento, tá de bom tamanho.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eudyrj, se quer mesmo saber, eu acho que fui extremamente eufemístico neste post. Inclusive, estou escrevendo outro post sobre esse tema com uma argumentação mais contundente.
      A minha crítica aqui teve como foco a hipocrisia e o machismo - e não o gênero masculino em si. Isso porque vi muitas MULHERES fazendo ataques pesadamente machistas à garota.

      Quanto à garota que leiloou a sua virgindade, eu acho que o termo "puta" foi a coisa mais leve que vi a respeito dela nas redes sociais. Enquanto que o cara que leiloou a virgindade dele praticamente não foi xingado de coisa alguma.

      E eu já escrevi um post falando de forma superficial porque eu detesto relacionamentos. Este post aqui não tem referência alguma com a minha aversão a relacionamentos - se bem que sem querer virou um motivo a mais para eu não querer me relacionar. rs

      Em todo caso, agradeço pela sua crítica, pois é através das críticas que eu posso abrir minha mente para rever os meus conceitos - caso eles estejam errados.

      Obrigado, abraço e volte sempre.

      Excluir
  3. Wellington,

    Lógico que respeito sua opinião, e que já conheço a abordagem de suas postagens; por isso mesmo a estranheza me veio ao ler essa última.

    Para mim está claro que existe uma confusão terminológica - pra não dizer conceitual - no uso da palavra MACHISTA; assim se substitui PRECONCEITO, MORALISMO e INTOLERÂNCIA (pra ficar só nessas três) por MACHISMO.

    Reli seu texto com mais atenção, e concluí que voce deixou mais do que nas entrelinhas que a crítica é sim ao gênero, não à postura masculina. Esse é um engano comum quando se trata apaixonadamente a questão, mas não podemos nos deixar conduzir por esse radicalismo sectário, sob pena de nos tornarmos uma caricatura panfletária. Existem mais posições do que o "antagonismo" Machista-Feminista.

    Creio que grande parte da histeria associada ao tema é oriunda de interesses "inconfessáveis" bem diversos da luta feminina pela igualdade de direitos. Martelo a mesma tecla ao afirmar que a briga é na esfera econômica, e que o reflexo no comnportamento social é um subproduto dessa briga e das conquistas obtidas através dela.

    O que passar disso, é outra coisa.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eudyrj, creio que haja uma falha não apenas minha, mas de boa parte das pessoas em generalizar o termo 'machismo' quando uma mulher acaba sendo vítima de algo praticado por um homem.
      Um colega do Youtube me alertou que devemos ter muito cuidado ao usar termos como 'machismo', 'homofobia' e 'racismo', porque eles descrevem situações bastante específicas, mas acabam sendo generalizados para tudo. E confesso que houve, sim, essa falha conceitual na minha abordagem. Algo que posso corrigir mais adiante.

      Abraço.

      Excluir
  4. Wellington, teorias à parte, não vejo como justificar a falta de caráter de alguns homens que usam e abusam do direito de serem canalhas. Não existem teorias feministas nem machistas que justifiquem tanta canalhice.
    Esse moleque é só um aprendiz, começou da forma mais primitiva e usual, ainda vai se sofisticar na sua falta de caráter, ainda vai aprender a ser prolixo para se explicar, a colecionar teorias absurdas para justiticar o injustificável...
    Idiota de uma menina que acredita que pode se deixar registrar na intimidade por um pilantra desses.
    E só vai descobrir o estrago mais tarde, quando não tiver mais como se defender do preconceito que é tão bem usado por esses canalhas.

    Beijos meus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. llManuh, a questão é essa mesma que você colocou: não é nem machismo e nem feminismo: é falta de caráter mesmo.
      O que me deixa indignado é a impunidade, porque este moleque cometeu uma série de crimes que vou listar no post a seguir, mas que certamente ficarão impunes.
      E agora a menina vai ter que mudar de nome, de país e ter que baixar a cabeça quando a culparem por um crime do qual ela foi vítima.

      Eu quero que as pessoas divulguem também a identidade e as fotos desse covarde para que nunca nenhuma mulher ouse se aproximar dele. Se ele quer ser canalha, que morra sozinho com a sua canalhice.

      Abraço.

      Excluir
  5. A proposito: O nome, a idade e as imagens dessa menina estão na internet para quem quiser ver, a midia se encarrega de divulgá-las, pena que o corno delinquente não revelou seu nome, ninguém diz quem é ele, podia virar celebridade também, quem sabe ganhar um fã club?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso que eu estou achando estranho, llManuh, porque ninguém divulgou nem mesmo o nome desse delinquente. Se fosse com uma filha ou irmã minha, se não resolvesse a coisa na delegacia, ia resolver na base da mesma covardia que ele se utilizou para denegrir a garota. É inaceitável que se destrua a vida de uma pessoa e fique impune deste jeito.

      Excluir
  6. Não pretendo ser advogado do diabo, mas a verdade é que ninguém gosta de "não prestar" em público, principalmente quando não vale nada no âmbito privado.

    Essa moça em questão poderia perfeitamente fazer e acontecer entre quatro paredes, protegida pelo anonimato - isso é um direito de qualquer um - o que considero leviano é atribuirmos à uma o papel da pobre coitada ofendida e ao outro o papel do cruel sociopata. A verdade é que nenhum de nós conhece todos os fatos, e mesmo que tenha havido uma atitude indesculpável por parte dele, acho estranho que ainda existam mãos sujas atirando a primeira pedra.

    Acho que essa é uma das "desvantagens" de não ser falso moralista...rss

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "o que considero leviano é atribuirmos à uma o papel da pobre coitada ofendida e ao outro o papel do cruel sociopata." E aí eu pergunto: que crime a garota cometeu?
      Quanto ao cara, veja no post seguinte a ficha criminal que ele ganhou neste link: Caso Karina Veiga: um ode à covardia.

      Concordo que não conhecemos todos os aspectos, mas de uma coisa eu tenho certeza: o rapaz está aí sendo tratado como herói por muita gente - mesmo tendo cometido vários crimes contra a honra e feito a divulgação de material pornográfico de uma menor de idade. O rapaz não é culpado por tirar as fotos, mas é responsável pela exposição pública das mesmas.

      Abraço.

      Excluir
  7. Oi Wellington!
    Valeu ter linkado meu texto aqui.
    Nem preciso dizer que concordo com tudo o que você escreveu né?...
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rê_Ayla!
      Ah, imagina, de nada! Aliás, foi o texto do seu blog que me inspirou a escrever este post.

      E a llManuh divulgou o seu texto lá no bloguinho dela, o Energia Paulistânica, no link: Sobre Karina Veiga.

      Abraço.

      Excluir