quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Sobre os milagres


Sempre que debato sobre a existência ou não de um deus, um dos argumentos mais utilizados pelos religiosos é de que os milagres são a prova da existência do deus judaico-cristão. Eu resolvi investigar esse argumento descobri algo interessante...

Analisando os milagres
Todos os dias, fiéis das mais variadas denominações cristãs dão testemunhos em suas igrejas sobre alguma cura milagrosa que ocorreu - segundo eles - pela ação do poder de Deus. Se formos analisar de perto e investigar os detalhes, descobriremos que há muitas histórias mal contadas, erros de diagnósticos médicos, trocas de exames e até mesmo má fé. Mas entre centenas de pseudo milagres há aqueles que são realmente curiosos. Certa vez, acompanhei o caso de um homem que era portador do vírus HIV e que após se converter a uma determinada igreja, ele foi literalmente curado. Este homem fez diversos exames em vários hospitais e todos eles constataram que ele era mesmo soropositivo. O que realmente impressionou foi que poucos meses após a conversão deste homem ao cristianismo, todos os exames posteriores que ele realizou indicavam a inexistência do HIV em seu sangue. Mas como explicar esse evento?


Alguns dirão que a quantidade de vírus HIV caiu muito em seu organismo por causa do uso dos coquetéis que ele utilizou para combater o vírus - daí que isso tornou o vírus indetectável nos exames. Outros dirão que o organismo dele tinha alguma mutação desconhecida nos linfócitos ou mesmo que os exames deram um falso negativo. Mas o cerne da discussão é que curas inexplicáveis como essa ocorrem todos os dias em todos os lugares. A minha posição como cético diante desses eventos é de humildade: eu simplesmente não sei como tais coisas são possíveis.
É claro que temos curas falsas, curas psicossomáticas, efeitos placebo, entre outras coisas, mas há casos em que a própria medicina ainda não encontrou explicações. Então será que isso prova a existência de Deus? A resposta é não.


Qual deus faz milagres?
Não encontrar explicação para algo não significa que esse algo seja obra de um deus. Isso é o que se chama de falácia de apelo à ignorância. A postura de um cético diante de fatos sem explicação deve ser de agnosticismo. Além disso, há um problema muito maior aí, porque tais curas milagrosas não ocorrem apenas entre os cristãos, mas também entre islâmicos, budistas, xintoístas, taoístas, umbandistas, hindus e até mesmo, quem diria, ateus. E, para piorar, muitas das pessoas que seguem essas religiões diferentes do cristianismo sequer ouviram falar do deus judaico-cristão. Para os não-cristãos, a cura milagrosa das suas doenças está ligada ao deus particular que elas acreditam. Isso por si só já prova que as curas não são obra de nenhum deus em especial.


Qual a explicação?
A resposta para essa questão não está nos elementos conflitantes das religiões, mas sim nos elementos em comum a todas elas. E o elemento em comum a todas essas religiões é a fé. O que traz essas curas, sejam elas milagrosas ou não, talvez seja a fé, pois ela é o único elemento compartilhado por todas essas crenças. Se isso for verdade, então a cura está na mente das pessoas - e não em um ser sobrenatural metafísico. Provavelmente, a fé é um fenômeno neurológico que causa alterações orgânicas e psicológicas nas pessoas, favorecendo a cura de certos males de modo psicossomático ou por autossugestão.
Portanto, para mim, os milagres não são a prova da existência de nenhuma entidade. Eles são, no máximo, a prova de que temos muito o que aprender sobre nós mesmos e sobre o universo.

2 comentários:

  1. Eu tenho um acordo de convivência com o Deus dos Judeus:

    Eu não vou à casa dele e ele não vai à minha.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eu tenho exatamente o mesmo acordo, só que não apenas com o deus judaico-cristão, mas com todos os deuses. Enquanto não forem apresentadas evidências da existência de tais entidades, me reservo ao direito de não se preocupar com eles.

      Abraço.

      Excluir