quarta-feira, 15 de maio de 2013

A assexualidade


Muitas pessoas questionam por aí o que é ser assexual ou o que é ser assexuado, porém, existe poucas referências confiáveis sobre o assunto na internet e até mesmo na literatura médica/psicológica. Pensando nisso, eu resolvi fazer uma abordagem prática sobre o assunto para tentar trazer alguns esclarecimentos.

Qual a diferença entre assexual e assexuado?
O assexual é um indivíduo que não sente atração sexual nem por homens e nem por mulheres. Portanto, a assexualidade é uma orientação sexual da mesma maneira que a heterossexualidade, a homossexualidade e a bissexualidade também são. A assexualidade não é uma escolha, é uma condição natural que nasce com o indivíduo.
Já o assexuado é o indivíduo que não faz sexo. Ou seja: ser assexuado independe da orientação sexual, pois ser assexuado é simplesmente abster-se de relações sexuais, independente da razão. Pessoas que fazem voto de castidade, por exemplo, são assexuadas, mas não necessariamente assexuais. O termo assexuado, na esfera social humana, também pode referir-se ao indivíduo que não possui sexo ou identificação sexual.
Note que nesta definição, é possível ser assexual e não ser assexuado e o oposto também: ser hétero, homo ou bissexual e ser assexuado. Mas, via de regra, geralmente o assexual também é assexuado porque ele não sente tesão em fazer sexo, por isso há tanta confusão entre os dois termos, fazendo-os ser praticamente sinônimos.

O assexual sente prazer sexual?
Sim. As partes do corpo que nos dão prazer não têm qualquer ligação com a nossa orientação sexual. No caso dos assexuais, o prazer físico pode ocorrer desassociado à libido (desejo). O assexual pode perfeitamente trocar carícias com outras pessoas, mas isso não faz com que ele sinta atração pelas mesmas.
Outra coisa que as pessoas confundem muito é o "não gostar de sexo" com ser assexual. Quem não gosta de sexo está enquadrado em assexuado e não necessariamente em assexual. Pode parecer paradoxal, mas um assexual pode gostar de sexo pelo prazer que ele proporciona, mesmo que não sinta atração por ninguém.

Pessoas assexuais namoram?
Uma pessoa assexual sente necessidades emocionais idênticas às demais pessoas. Logo, sentir atração romântica, atração emocional ou apego é absolutamente natural. Assexuais podem namorar sem qualquer problema, mas certamente não sentirão qualquer necessidade de sexo – o que pode ser uma fonte de conflitos com o seu parceiro(a), pois é muito difícil que dois assexuais se encontrem.

O que torna uma pessoa assexual?
Como existem pouquíssimos estudos sobre esse assunto, realmente não há nenhuma comprovação científica das causas da assexualidade. Mas creio que devido ao fato de vivermos imersos numa cultura fortemente sexualizada, boa parte da orientação assexual deve ter uma origem biológica.

Assexuais sofrem discriminação? 
Infelizmente, sim. Muitos assexuais são confundidos com homossexuais por não sentirem atração pelo sexo oposto. E como os homossexuais sofrem bastante preconceito, os assexuais também acabam levando a pior. Talvez, por isso mesmo, muitos assexuais encarem a sua condição como um chamado divino e resolvam se celibatar em conventos, mosteiros ou acabem até se isolando da sociedade com medo que as pessoas não o entendam.
Outro problema é que a assexualidade é muitas vezes tratada como uma doença, e não como uma orientação sexual – algo que pode causar ainda mais sofrimento nessas pessoas.

Os assexuais são estéreis?
Não. Os assexuais, sejam homens ou mulheres, possuem a fisiologia perfeitamente igual a das outras pessoas. A capacidade de gerar descendentes não tem qualquer ligação com a orientação sexual.
Uma nota importante é que os assexuais podem se sentir pertencentes a qualquer um dos gêneros, masculino ou feminino, mas isso não significa que eles sintam desejo sexual por ninguém.

Os assexuais podem ser héteros/homo/bi com pouca libido?
Podem ser sim. Algumas pessoas com baixa libido podem sentir-se assexuais, já que o desejo delas é muito baixo. Na verdade, existem graus de assexualidade, há um enorme degradê que separa o 100% assexual do 100% hétero ou homossexual. No caso de alguém 25% assexual e 75% heterossexual, por exemplo, apesar dessa pessoa está mais para hétero do que para assexual, ela está dentro de uma interseção que pode ser definida tanto como assexual como hétero. Eu creio que a maioria das pessoas assexuais esteja exatamente entre os extremos desse degradê, pois o 100% assexual é menos comum. O mais comum, ao que parece, são heterossexuais que não gostam de sexo.

7 comentários:

  1. Conseguiu achar um assunto sobre o qual eu nunca havia parado para pensar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse assunto é realmente muito pouco explorado. Existem poucas pessoas assumidamente assexuais e poucos estudos sobre o assunto.
      A minha intenção é ajudar a divulgar um pouco mais sobre o tema para que as pessoas assexuais não sofram mais preconceitos ou sejam obrigadas a se ajustar a padrões sociais.

      Bye!

      Excluir
  2. GOSTEI DA EXPLICAÇÃO. ANDAVA A PROCURA E ACHEI.
    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  3. Eu me identifico muito, é uma pena que não seja um assunto muito estudado, gostaria de me entender melhor.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou assexuada, porém sou casada e tenho um 1 filho....isso esta prejudicando muito meu casame to pq n sinto vontade de fazer sexo e meu marido me cobra e acha q n o amo por isso....mas n sei como conversar sobre isso com ele :-(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não contou pra ele antes de se casarem?

      Excluir