sexta-feira, 24 de maio de 2013

Censura à nudez. Pode isso?

Eita que vai faltar tarja pra cobrir todo mundo!

Se tem uma coisa que eu nunca consegui entender é essa censura sem sentido que é imposta ao corpo humano ou, mais especificamente falando, à nudez. São revistas, programas de tevê, jornais e até redes sociais que tratam o corpo humano como algo obsceno e que precisa ser escondido. Mas será que isso tem algum sentido?

A inutilidade de esconder a nudez
Só pra maiores? Fala sério!
Se você pegar qualquer revista em que apareçam pessoas nuas, há algo do tipo escrito com letras minúsculas na capa: "Venda proibida para menores de 18 anos". Será que somente eu acho isso estranho? Veja bem: faz sentido que alguém espere até os seus 18 anos de idade para poder ver alguém nu? Claro que na prática essa "proibição" de venda para menores nunca funcionou, mas ainda assim é estranho que tal recomendação exista. Ora, qual foi o garoto de 12 anos que nunca viu a vizinha tomando banho pela janela? Qual foi o guri que nunca viu uma prima trocar de roupa pela fechadura? E quantos nunca viram escondidos aqueles filmes de "strip-tease" que passavam depois das dez da noite na tevê? Não há censura no mundo que iniba o  espírito voyeur das pessoas. E olhe que eu estou desconsiderando o fato de que todo mundo se vê pelado quando toma banho e que muitas roupas de praia deixam as pessoas praticamente nuas. Fora que qualquer criança hoje que saiba digitar a palavra "sexo" no Google vai conseguir ver o que quiser sem qualquer tipo de censura. Então essa censura é meramente fachada: um traço da nossa hipocrisia e dos nossos tabus moralistas.

Censurar o quê?
Toda nudez será castigada?
Mas o que realmente me intriga nessa história toda é a desculpa usada para proibir a nudez, que é aquele velho argumento da "moral e dos bons costumes". Eu concordo que não devemos sair nus pelas ruas, pois culturalmente nós herdamos dos europeus o hábito de usar roupas, mas eu acho totalmente sem sentido censurar revistas ou programas de tevê por isso. Agora, se tem uma coisa que eu acho completamente ridícula, por exemplo, são aquelas reportagens na tevê sobre a cultura indígena onde colocam tarjas sobre os corpos dos nativos, como se a nudez deles fosse uma coisa impura ou ofensiva. Acho que quando a nudez ocorre sem conotação erótica, não há motivos para usar tarjas. Pensando melhor: acho que nem nesses casos deveria haver censura. Ora, por que cenas de apelo sexual com pessoas vestidas podem ser exibidas em qualquer horário e com pessoas nuas não? Qualquer coió vai perceber que a roupa não esconde a excitação de ninguém. Fora que até na música "namorar pelado" virou moda, ou você se esqueceu daquele hit Namorar Pelado que nunca foi censurado?
Mas o cúmulo dessa palhaça toda foi o que ocorreu no Facebook, onde fotos de mulheres amamentando os seus bebês foram censuradas pela rede por serem consideradas "obscenas". Enquanto isso, no mesmo Facebook, mulheres fazendo poses sensuais em trajes ínfimos não recebem censura alguma... E falando em redes sociais, o próprio Youtube remove do ar vídeos que mostrem nudez, mesmo sem qualquer tipo de insinuação sexual.

Imoral? Onde?
Censura no oriente
Uma das notícias que me deixou perplexo foi que no Qatar (e também em outros países muçulmanos) as estátuas dos jogos olímpicos foram censuradas devido à nudez. Muitas pessoas podem argumentar que os países islâmicos são tradicionalmente conservadores e tal, mas censurar ESTÁTUAS?
Falando em países muçulmanos, lembro-me também do caso da estudante universitária egípcia Aliaa Magda Elmahdy, que postou em 2011 fotos de si mesma nua em seu blog para protestar contra restrições à liberdade de expressão. Talvez seja desnecessário dizer que ela foi duramente criticada por seu "crime" de nudez não apenas no Egito, mas pelo mundo quase todo também.

Censura espacial
Nem a placa da Pioneer escapou
Mas o cúmulo do ridículo mesmo foi a censura imposta pela NASA às figuras humanas nuas que seriam colocadas na sonda Voyager rumo ao espaço sideral. Pois após ter recebido críticas sobre a nudez das figuras humanas na Placa da Sonda Pioneer, a NASA impediu que o astrônomo Carl Sagan e sua equipe incluíssem entre as fotografias do Disco de Ouro da Voyager uma imagem com um homem e uma mulher nus. Em vez disso, apenas a silhueta de um casal foi gravada. Para mim, fica a dúvida: Será que os alienígenas que possam encontrar as sondas Voyager no espaço sideral se sentirão mesmo ofendidos em nos ver despidos?

Aí pode, né?
O falso moralismo
O que me deixa realmente perplexo é que vivemos numa cultura completamente hipócrita. As emissoras de televisão enchem de tarjas os corpos dos índios em situações triviais do dia-a-dia apenas por eles estarem "pelados". Enquanto isso, pessoas desfilam seminuas, ou nuas mesmo, em plena Marquês de Sapucaí. Que moral a nossa cultura tem para censurar o nu? E adicione a isso o fato de que muitas aberturas de telenovelas traziam mulheres completamente nuas, como foi o caso das telenovelas globais "Tieta" e "Pedra Sobre Pedra". Aliás, falando em novelas, estranhamente essas aberturas com corpos nus nunca mais voltaram a aparecer.
A moral dessa história toda é que a nossa moral é falsa. Censurar os nossos corpos é apenas uma forma de mostrarmos a nós mesmos o quanto todos nós somos idiotas.

Quem nunca namorou pelado que atire a primeira pedra!

0 comentários:

Postar um comentário