segunda-feira, 10 de março de 2014

Os melhores documentários sobre ciência


Todos nós temos interesse em conhecer o mundo que nos cerca. Algumas pessoas têm a curiosidade mais aguçada, outras menos: mas todos nós, sem exceção, compartilhamos um anseio inexplicável por saber sobre as nossas verdadeiras origens  – e também sobre quem nós realmente somos. Quando nos engajamos na busca pelo conhecimento utilizando as ferramentas oferecidas pela ciência, o universo inteiro se abre a nós e nos permite descobrir como tudo funciona. É simplesmente deslumbrante poder conhecer e compreender o cosmo.

Sabendo disso, o astrônomo Carl Sagan juntamente com a sua esposa Ann Druyan resolveram desafiar o tradicionalismo acadêmico e levaram o conhecimento exclusivo dos cientistas para o público em geral através de livros e de séries de tevê. Foi o início de uma revolução chamada de Era da Divulgação Científica. Sagan e Druyan deram o pontapé inicial com a maior série sobre o universo de todos os tempos, série essa chamada Cosmos.

Carl Sagan: o pioneiro na divulgação científica

Lançada originalmente no início dos anos 80, a série Cosmos teve 13 episódios onde o próprio Carl Sagan apresentava de forma didática todo o conhecimento sobre ciência adquirido pela espécie humana ao longo da história. Além da astronomia, que era o foco da série, também tínhamos história, geografia, biologia, física, química e matemática sendo apresentadas ao público de uma forma nunca antes vista. O sucesso da série Cosmos foi tão grande, que mesmo mais de trinta anos após o seu lançamento, ela continua sendo até hoje uma referência em matéria de divulgação científica.

Neil deGrasse Tyson: o retorno da maior série de divulgação científica da história

Apesar do falecimento de Carl Sagan em 1996, para delírio de muitos, a série Cosmos não acabou. O astrofísico Neil deGrasse Tyson resolveu unir-se a Ann Druyan para gravar uma nova série Cosmos. Com seu lançamento previsto para o dia 13 de março de 2014 na Fox e no National Geographic, a série terá também 13 episódios e contará com efeitos especiais modernos e atualizações diversas. O objetivo deste remake é de continuar a missão iniciada por Sagan em divulgar a ciência e de nos libertar da escuridão da ignorância e dos nossos misticismos infantis. O trailer da nova série cosmos segue abaixo:



Além da série Cosmos, o canal National Geographic também divulgou outras séries muito interessantes sobre ciência, em especial sobre astronomia. Os principais documentários sobre o universo do National Geographic são:


Esta é uma das séries mais surpreendentes depois de Cosmos, pois o físico Brian Greene consegue apresentar de forma incrivelmente didática sobre os maiores enigmas da ciência. A série está atualizada e conta com a participação de diversos convidados que tentam elucidar de forma imparcial sobre tudo ao nosso redor.


Imagine como seria uma viagem a bordo de uma nave pelo universo. Este fantástico documentário nos faz conhecer todo o sistema solar, a galáxia e o universo sem sairmos de casa. A qualidade das imagens e dos efeitos especiais são os mais espetaculares já produzidos até hoje. Quem curte astronomia não pode deixar de assisti-lo.


Ainda pelo canal National Geographic, temos também essa série muito interessante sobre ciência que aborda uma quantidade bastante diversificada de temas. Diversas curiosidades que vão desde o poder dos raios até o mistério dos universos paralelos são explorados por essa série.


No canal History Channel há uma série chamada O Universo que conta com sete temporadas devido ao seu sucesso. Nesta série, diversos físicos e astrônomos abordam temas diversos que intrigam cientistas e leigos. Quem gosta de astronomia tem a obrigação de assistir a todos os episódios dessa série que possui uma incrível variedade de temas bastante interessantes (lista aqui).

Além do NatGeo e do History (e outros canais de ciência da tevê paga), não podemos deixar de citar o Discovery Channel. Possivelmente, o Discovery é o que produz as séries mais caprichadas. Entre elas podemos citar três clássicas:


Esta deslumbrante série de documentários se propõe a explorar a astronomia de uma forma que prende o espectador. Com a narração do astrônomo brasileiro Marcelo Gleiser (também apresentador da série Poeira das Estrelas), o documentário traz a participação de diversos cientistas famosos e usa uma linguagem acessível e de fácil compreensão. A estética elegante e a preocupação com a produção gráfica impressionam e encantam ao mesmo tempo. É bastante recomendada para queles que estão começando a aprender sobre astronomia por passar conceitos básicos de forma clara e objetiva.


Stephen Hawking – um dos maiores astrofísicos de todos os tempos – é o apresentador desta minissérie espetacular sobre astronomia. A série de quatro episódios possui um capricho visual impressionante e mostra como funciona o universo sob a ótica do próprio Hawking. Um dos destaques da série é a sua belíssima trilha sonora dos estúdios Sheridan Tongue da BBC.


Esta série é uma das minhas prediletas pelo fato dela reunir as principais indagações que eu sempre fiz ao longo da minha vida em seus episódios. Com a apresentação do renomado ator Morgan Freeman, a série traz temas como "Existe um Criador?", "O que houve antes do começo?" e "A eternidade vai acabar?" que são abordados por especialistas do mundo todo. O interessante é que muitos dos temas abordados sobre ciência, tecnologia e ceticismo aqui neste blog também aparecem nesta série (para ver a lista completa, acesse este link). Quem tiver curiosidade assistir, vou deixar um link onde é possível baixar os episódios.

4 comentários:

  1. Adorei a postagem!
    Estou assistindo Cosmos e com toda certeza assistirei as outras.

    Beijão da passarinha ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, cara passarinha!

      Fico feliz que tenha gostado da postagem e espero que goste ainda mais dos documentários.

      Abraços e volte sempre!

      Excluir
  2. Boa recomendações, eu adoro assistir documentários de todos os gêneros. Eu recomendo que você vê VICE HBO, criada por Shane Smith e Suroosh Alvi são meus gurus do jornalismo e esta série é adorável.

    ResponderExcluir
  3. Bela postagem. Vou guardar nos meus favoritos.

    ResponderExcluir