segunda-feira, 16 de junho de 2014

A classe média é uma abominação

Sonho da classe média: ser riquinha

Muita gente se ressente com o discurso da professora e filósofa Marilena Chaui quando ela ataca a classe mérdia média brasileira argumentando que ela é fascista. Porém, o que a Marilena diz é a mais pura realidade. Na internet é comum ver em diversos foruns, páginas de redes sociais, comunidades e até mesmo em blogs e canais do Youtube muita gente de classe média (alta) atacar raivosamente o PT com medo de um "Golpe Comunista" ou alegando uma série de barbaridades sem fundamento, como a ideia de censura, por exemplo. O PT, apesar de tomar algumas medidas que não me agrada, tem causado uma revolução social, dando assistência e oportunidade aos que nunca tiveram nada, promovendo, assim, um maior ganho de direitos por parte da classe trabalhadora (proletária). A classe média (formada em sua maioria por "brancos"), vendo que os seus privilégios estão diminuindo por conta do assistencialismo, passa a ter surtos de raiva contra o Governo. A classe média diz, por exemplo, que o "povão" não tem educação porque o Governo não dá educação – porém, estranhamente, ela mesma (que frequenta as melhores escolas) sequer sabe respeitar a Chefe de Estado do próprio país xingando-a na abertura do Mundial da FIFA (ou será que foram os proletários que pagaram quase R$ 900 para assistir àquele jogo do Brasil?). Para quem é que falta educação mesmo?
Ídolo da classe média
Esta classe média é reacionária, conservadora, autoritária, neoliberal, egoísta, egocentrista, terrorista, machista, racista, separatista, transforma as diferenças em desigualdades e naturaliza essas desigualdades. Marilena Chauí disse o que eu sempre quis dizer mas nunca tive coragem: “A classe média é uma abominação política, porque é fascista, é uma abominação ética porque é violenta, e é uma abominação cognitiva porque é ignorante. Fim”. O vídeo abaixo mostra uma palestra onde a Marilena Chaui explica em detalhes porque a classe média é fascista.



PS: Antes que algum ruminante venha vociferar por aqui, não estou dizendo que todos os indivíduos da classe média são fascistas, mas sim que a classe média como classe, como conjunto, é autoritária. Há muita gente da classe média que é o oposto de tudo que eu critiquei. Mas como um todo, a classe média elitista é fascista, sim, senhor.

0 comentários:

Postar um comentário