terça-feira, 3 de junho de 2014

As mentiras que inventam contra o feminismo

Isso não é feminismo. Feminismo é outra coisa.

Hoje, sem dúvida, temos muito menos machismo no mundo do que há 60 anos atrás. Depois das várias ondas feministas ao longo do século 20 e da invenção da pílula anticoncepcional, o machismo perdeu várias batalhas, porém, não perdeu a guerra. O machismo hoje anda de muletas, mas ainda persiste. E uma das estratégias mais rasteiras do machismo é inventar verdadeiros ataques terroristas contra o feminismo. Esses ataques são mentiras e distorções usados frequentemente por conservadores para tentar desqualificar o movimento. Eu concordo que dentro do movimento feminista há pessoas fanáticas e sem noção que passam dos limites, mas isso não tira a legitimidade do movimento como um todo. O problema todo dessa história é que apesar de muitos argumentos antifeministas serem bastante caricatos e até mesmo ridículos, eles estão convencendo muita gente. Não estou dizendo que o movimento feminista não deve ser criticado, mas que se utilizem de fatos honestos e não de mentiras bizarras para atacá-lo. É natural que todo movimento revolucionário sofra esses ataques de grupos reacionários, mas vou focar no feminismo porque ele tem sido a bola da vez. E para aquel@s que adoram dizer que eu só falo mal do feminismo, espero que se divirtam com as minhas refutações pontuadas abaixo.

Típica acusação contra as feministas

1. Feministas são nazistas porque defendem o extermínio e a eugenia através da luta pela legalização do aborto.
Opa, calma lá, companheiro! Vamos colocar os pingos nos "is". Primeiro: não são todas as feministas que são a favor da legalização do aborto. Segundo: as que defendem o aborto legal fazem isso para que as mulheres passem ter autonomia sobre os seus corpos e sofram menos com abortos clandestinos – abortos esses que são uma das maiores causas de morte ligadas à maternidade. Abortos ocorrem todos os dias sendo ele ilegal ou não. As que lutam pelo aborto legal querem apenas que as mulheres que optem pela interrupção da gravidez realizem esse procedimento de forma segura.

2. As feministas querem exterminar todos os homens através do aborto em massa de meninos.
Novamente: não são todas as feministas que defendem o aborto. E as que são a favor da descriminalização do aborto não querem exterminar os homens abortando-os. Isso não passa de uma mentira deslavada, porque nenhuma feminista defende isso. A maior prova disso é que em todos os países onde o aborto foi regulamentado, as gerações masculinas seguintes não foram exterminadas (ou mesmo reduzida) pelas "abortistas". Fora que como elas se reproduziriam sem os homens? E mesmo que isso fosse verdade, será mesmo que todas as mulheres são feministas e todas abortam?

3. Feministas são misândricas: elas odeiam os homens.
Não. Feministas lutam por direitos iguais e não por ódio aos homens. Ainda que exista uma ou outra exaltada, elas não representam o movimento feminista.

4. O feminismo é um movimento racista e elitista porque só mulheres brancas e de classe média fazem parte dele.
Sério, santa? Tem muita feminista negra, parda, mulata, amarela, mestiça... Faz o seguinte: vai numa marcha das vadias e veja se não há mulheres de todas as cores, formas e tipos pra ver se eu estou mentindo. Ser feminista é querer igualdade entre homens e mulheres, e para isso não precisa ser branca e/ou de classe média. O que ocorre é que como a atual onda feminista se popularizou graças à internet, então ela atingiu majoritariamente a classe média: classe esta formada em grande parte por pessoas "brancas" e com acesso à internet e às redes sociais.

5. O feminismo regula posições e fantasias sexuais.
Mentira. O que vemos por aí são hoax de todos os tipos onde supostas feministas querem proibir as mulheres de transarem em determinadas posições. Essas estórias todas são inventadas por pessoas que querem simplesmente denegrir e difamar o movimento. O feminismo é a favor da liberdade sexual da mulher, logo, nunca irá reprimir mulher alguma pelo que ela gosta de fazer na cama. Quem reprime as mulheres é, na verdade, o sexismo e o moralismo.

6. Toda feminista é feia, peluda, lésbica, mal amada e sofre de obesidade mórbida.
Claro que não. Esse é apenas um estereótipo ridículo usado como ad hominem para tentar desqualificar as feministas. O que muitas feministas fazem é lutar contra padrões de beleza cruéis impostos socialmente, como se só existisse um único padrão de beleza. Já acusações de lésbicas e mal amadas são uma forma besta de tentar impor o machismo, como se toda mulher precisasse de um macho para ser feliz.

7. Feministas têm inveja do pênis.
Esta é outra falácia muito comum chamada de falácia do espantalho. Cria-se uma mentira atribuída às feministas e ataca-se essa mentira como se estivesse atacando as feministas. Essa ideia freudiana é uma forma de distorcer a luta pela igualdade. Quando exigem direitos iguais aos dos homens, as mulheres não querem ter um pênis: elas querem ter respeito e igualdade sendo mulheres. Essa ideia é cissexista e tão tosca quanto dizer que os negros têm inveja dos brancos. Pura idiotice. Afinal, o órgão sexual feminino é capaz de produzir orgasmos múltiplos, coisa que nós, homens, somos incapazes de conseguir. Então era para ser justamente ao contrário: os homens é que têm inveja da vagina, até porque só ela é capaz de dar a luz.

8. As feministas querem transformar todas as mulheres em vagabundas.
Taí outra besteira típica de machistas. As feministas querem que todas as mulheres tenham a mesma liberdade sexual dos homens sem serem taxadas de vagabundas, só isso. Ah, e também querem ter o direito de usar menos roupas em dias de calor mortal sem serem chamadas de vadias e sem serem assediadas.

9. Feministas querem ser superiores aos homens.
Errado. Feministas ortodoxas querem igualdade. Talvez uma ou outra exaltada cogite a possibilidade de revanchismo, mas isso não é feminismo, é sexismo também (femismo). É bom que se diga que essa mentalidade revanchista é muito combatida entre as próprias feministas, porque ela é perigosa e injusta. Não se deve confundir vingança com justiça.

Eu sei que existem outras questões, mas para não deixar o post prolixo, resolvi colocar apenas os pontos não abordados no FAQ Feminista. Enfim, por hoje é só. Não gostou? Pega eu!

9 comentários:

  1. Excelente post! Desmascarou muito bem as mentiras proliferadas para desqualificar o movimento feminista.
    E é engraçado, pois tanto eu quanto você criticamos alguns posicionamentos de certos indivíduos do movimento feminista, e muita gente acha que queremos diminuir a causa do feminismo. Não é verdade.
    Apoio totalmente as pautas do feminismo de igualdade de gênero, liberdade e conscientização social. É um movimento que desempenhou e desempenha papel substancial na conquista das mulheres por espaço na sociedade. Refletir e respaldar as causas do movimento é indispensável. Não é atoa que ele está mais forte do que nunca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, e a cada dia que passa inventam mentiras novas para atacar o feminismo. Há pouco tempo recebi um comentário em outro post sobre as Real Dolls alegando que "as feministas querem proibir a vinda de bonecas infláveis para o Brasil para tornar os homens sexualmente escravos delas". Isso além de ser mentira, é ridículo, mas acaba servindo para instigar o terrorismo vindo de masculistas e antifeministas. Esses ataques sem noção vão continuar por um bom tempo, mas como são mentiras, logo irão servir para fortalecer ainda mais o feminismo.
      Abraço e obrigado pela participação.

      Excluir
    2. " As feministas estão conseguindo acusar homens inocentes de estupros porque são financiadas por judeus que também são vitimistas"
      É para rir ou para chorar?

      Excluir
    3. Ok, machismo é errado, né?
      Se uma feminista me agredir tudo bem eu arrependa os dentes, dela?
      Se um Nazista me agredir tudo bem eu arrependar os dentes dele?
      Se não por que não?
      Direitos iguais mesmo?
      Qual a porcentagem(%)de igualdade que as feministas lutam entre homens e mulheres mesmo?
      As feminista lutam pelo aborto, né?

      Um homem deve ter sua versão masculina do aborto, já que é ,eu corpo minhas regras?

      Um homem não é obrigado a defender uma mulher, não né?

      Em caso de tragedia, não tem esta de mulheres primeiro, né???

      Se um nazista me ofender tudo bem eu o ofender de volta?
      Se uma feminista me ofender tudo bem eu à ofender de volta???

      Excluir
  2. acho que quando você fala sobre feminismo, você fala o que você considera sobre o feminismo, porque você não ta lidando com um movimento organizado e centralizado, na realidade elas atacam isso dizendo que são valores feminos. entra no blog mulheres contra o feminismo e você vai ver mulheres defendendo sim a eugenia, nos moldes nazistas, voce vai ver também as feministas americanas insuflando a relação incestuosa. feministas acusam os homens de ter tomado o poder. mentira, goebli tepe mostra que nunca aconteceu. e, antes de defender uma posição como se fosse um macho possessivo, olha que os filmes modernos sempre mostram algum personagem masculino sendo destruido ou mal tratado. o problema do feminismo é essa moral hipocrita de escravo. e, sim, as feministas americanas pregam a dominação da mulher sobre o homem, como também pregam que as relações de poder devem ser determinadas por quem detem o poder de barganha sexual, ai fica legal ver que elas odeiam o mundo, por acreditar que nesta sociedade o unico lugar delas e servindo como instrumento de prazer para uma criatura com mais testosterona, e querem fundar um novo mundo, onde elas determinam ass relações de poder servindo como instrumento de prazer embaixo destes mesmos machos, e ai, cade a lógica? feminismo é revanchismo. so quero perguntar uma coisa, meninas, quando vocês precisam de companhia, vocês escolhem aqueles homens timidos e frustrados? esse tipo de homem afeminado oferece a virilidade que vocês precisam para manter esse paraiso sexual? não, nós sabemos bem que vocês não são tão empenhadas assim na criação deste mundo mitico que voces prometem desde os anos 70... hipocrisia institucionalizada ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é bobagem. O movimento feminista em si não é vingativo e nem hipócrita. O problema é que há muitas mulheres separatistas, sexistas e revanchistas que se infiltram no movimento, usando-o como escudo ideológico para se proteger de críticas aos impropérios que elas dizem contra os homens. Eu acho ridículo, por exemplo, essas feministas radicais comemorarem toda vez que um homem morre, alegando que é "um estuprador a menos no mundo", como se todo homem fosse estuprador. Esse fanatismo sem controle é que ferra tudo. O problema não é o feminismo, mas sim as imbecis radicais que querem deturpá-lo com insanidades infantis.

      Excluir
  3. Mulheres já conseguiram direitos iguais faz tempo. Feminismo atualmente é apenas defendido por mulher vulgar, e não é invenção. Geralmente são feias, lésbicas, vadias, prostituas são indignas e não merecem reapeito. Usar mini saia sem calcinha e ser promíscua sem ser chamada se vagabunda é forçar a barra. Qr ser chamada de que? Recatada? Ql a necessidade de tal comportamento? Mulheres têm tanta libido reprimida desse jeito? Que argumento escroto dizer que querem trepar com geral que nem os hena fazem e ninguém fala nada. Precisa mudar seu grupo de amigos, hrns com o mínimo de decência é maturidade não se comportam assim. Aborto não tem a ver com o corpo da mulher, e sim com o nascituro. São 2 corpos. Existem muitas opções contraceptivas e elas ainda são mais baratas e menos agressivas ao corpo da mulher do que o aborto. Se a mulher se acha no direito de matar alguém para que se separe do nascituro, ela que dê um tiro na cabeça. Prostituta é escória. Nem vou argumentar.
    Feminismo é um lixo. Falta de vergonha na cara. Falta de surra qdo era criança. Vontade louca de dar a buceta pra cidade inteira e.nao tem coragem pq comentar. Então querem convencer a sociedade que ser uma biscate não é motivo pra ser desrespeitada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo, o problema aí é uma questão de subjetivismo moral. É complicado julgar os outros tendo uma formação moral diferente deles, porque o que é degradante para você pode não ser para eles. Tente abrir um pouco mais a sua mente.

      Excluir
  4. SOU UM MACHO ZETA!!!!!!!!! MAS NAO SOU MASCULINISTA.

    ResponderExcluir