quarta-feira, 9 de julho de 2014

Boletim da Copa - Segunda Fase


O significado do logo da Copa
E o Brasil lascou-se de novo. A acachapante goleada sofrida diante dos germânicos só mostrou que ou Deus não é brasileiro, ou que santo de casa não faz mesmo milagre. Foi o Maracanaço em 1950 e agora o Mineiraço em 2014, só que o Mineiraço foi bem pior devido à saraivada de gols sofrida pela seleção canarinha. Honestamente, eu não vi a seleção entrar em campo. Eu vi um jogo de um time só onde a seleção alemã deitou e rolou. Parecia mais um time de amadores jogando uma pelada ruim contra um time profissional do outro lado. Tive a impressão que os jogadores de camisa amarela estavam cometendo suicídio futebolístico coletivo em campo. Eu não fiquei triste, fiquei com raiva de ver um time sem alma e sem coragem totalmente entregue em campo. Nem naquela final de 1998 – onde a seleção levou de 3 a 0 para a França – eu fiquei tão impressionado com tanta apatia e incompetência. Deixamos de ser uma seleção e viramos uma selecinha brasileira. Mas enfim, eu não vim me aprofundar aqui sobre essa catastrófica derrota da seleção brasileira, vim aqui para confirmar que as Copas disputas nas Américas são mesmo mais equilibradas que as disputadas na Europa. As seleções europeias são tecnicamente mais numerosas que as dos outros continentes, tanto é que dizem que a Eurocopa é uma "Copa do Mundo sem Brasil e Argentina". Quando a Copa ocorre nas Américas, as seleções americanas tendem a melhorar e as europeias a piorar devido ao clima e à distância de casa. Uma prova disso foi que sete jogadores da seleção alemã pegaram gripe e outras seleções europeias sofreram muito em jogos disputados às 13h. Minha teoria se confirmou pelas partidas extremamente equilibradas também na segunda fase (mata-mata).
Eu acho que as seleções sul-americanas só não foram mais longe porque quatro delas caíram na mesma chave na segunda fase: Chile, Brasil, Colômbia e Uruguai fizeram uma mini Copa América entre as oitavas e quartas de final, obrigando apenas uma delas a passar para a semifinal. E se não fosse pelo desastre da nossa seleção na semifinal, enfrentaríamos a Argentina na Final. Pelo menos os hermanos chegaram lá para honrar o futebol sul-americano.

PS: Já que não ganhamos a Copa em casa, vamos pelo menos tentar ganhar o ouro no futebol nas olimpíadas do Rio em 2016. É mais uma chance de sermos campeões em casa.

0 comentários:

Postar um comentário