terça-feira, 28 de outubro de 2014

O legado da direita


O resultado dessas eleições - apesar de ter contrariado a minha previsão de vitória do PSDB - não me deixou alegre e tampouco triste. O PT, apesar de ser um partido menos pior que o PSDB (na minha ótica), está longe de ser um partido ideal. Achei a vitória do PT muito menos catastrófica que um possível retrocesso tucano, mas ainda estou insatisfeito, porque o PT não representa o meu ideal político. Em todo caso, tenho que reconhecer como oficial a vitória do PT, porque ela foi legítima e democrática - fato que nem todos estão aceitando. Ora, se tem uma coisa que me impressionou no final dessas eleições foram as reações beirando a insanidade de diversas pessoas insatisfeitas com o resultado da escolha presidencial. E, não por acaso, muitas dessas pessoas são (conscientes ou não) de direita. Ah, a direita...

A direita fazendo direitices

A direita brasileira e a democracia
A história do Brasil é repleta de golpes de Estado. Para começar, a própria Proclamação da República veio através de um golpe dos militares. E tivemos outros golpes, como o Estado Novo e a Ditadura Militar. E adivinhe quem esteve por trás desses golpes de Estado? Ela mesma: a nossa "querida" elite. E, por excelência, a elite brasileira sempre foi individualista e perpetuadora de diferenças, colocando-se à direita política. O inconformismo que vemos hoje com a vitória do PT nas urnas é um reflexo dessa velha direita que nunca se conformou em ficar tanto tempo longe do poder. Ideias insanas como a divisão do Brasil, separatismo, um novo Golpe Militar, impeachment da Dilma, protestos e até uma guerra civil são ideias que já começaram a ser perigosamente difundidas na internet. Note que essas ideias golpistas no Brasil sempre proliferaram da direita, que adora inventar que a esquerda é que queria impor ditaduras por aqui. A verdade é que a direita não gosta da democracia quando perde uma eleição e ela sempre foi e sempre será separatista, fascista e reacionária. A xenofobia, o racismo disfarçado e o bairrismo infantil que explodiram no final das eleições mostram como a direita é intolerante, medrosa e raivosa. E isso que eu digo não é uma "manipulação maniqueísta", porque quem tem dado mal exemplo foi justamente o pessoal que defendeu o neoliberalismo do PSDB.

He-man e She-ha dando aula de política às olavettes

As mentiras da direita
Muitos direitistas, para não perder o costume, continuam a espalhar mentiras e distorções na internet, alegando (sem qualquer evidência) que o Foro de São Paulo é um esquema para implantar o comunismo, que o Brasil vai virar Cuba, que vivemos numa ditadura bolivariana e outras imbecilidades do gênero. Esse wishful thinking fascistóide é muito perpetuado por conspiracionistas malucos como Olavo de Carvalho que acham que ainda vivemos na Guerra Fria e esquecem que com a internet por perto é impossível que a grande mídia faça lavagens cerebrais nas pessoas. E lamento informar aos saudosistas do regime militar, mas uma ditadura não funcionaria sem acabar com a internet - fora que os EUA não estão interessados em uma nova operação Brother Sam, sem a qual não teria ocorrido o Golpe de 1964 por aqui. E a ideia de impeachment contra o PT também não daria certo, porque o vice de Dilma Rousseff é o Michel Temer, do PMDB, aliado do PT. Ou seja, seria trocar seis por meia dúzia. Já quanto a possibilidade de uma guerra civil separatista, também lamento informar que não daria certo, porque as Forças Armadas e policias são subordinadas ao Estado e eles não organizariam um levante contra o mesmo (sem falar que a constituição de 1988 considera inconstitucional qualquer movimento separatista).
O que esse pessoal inconformado deveria fazer é aprender a perder e entender que a democracia não será destruída mais uma vez por quem nunca teve maturidade política.

Ué, não gostou?
 
Então faz quadradinho de oito!
Rararará!

3 comentários: