domingo, 19 de outubro de 2014

Por que não digito 45 nem no microondas


Antes de começar este post, eu quero deixar uma coisa bem clara: não sou militante do PT, não votei no PT no primeiro turno, deixei de votar no PT em duas eleições por conta dos escândalos de corrupção e continuo desaprovando diversas coisas mal feitas pelo Partido dos Trabalhadores. Posto isso, vou explicar por que eu não voto no PSDB de jeito nenhum e por que entre tucanos e petistas, me vejo forçado a votar na segunda opção. Vamos aos principais pontos:

Fidel (com Aécio): "Quem trai o pobre, trai a Cristo."

1 - Questões ideológicas
O PSDB, eu sua raiz ideológica, é um partido social democrata, como sugere sua sigla. E social democracia, para os menos ligados em política, significa ser de centro-esquerda, ou de esquerda moderada. A maior prova disso foi que o ex-presidente do PSDB, Fernando Henrique Cardoso, foi exilado durante a ditadura militar, foi opositor do regime, defendeu as Diretas Já e foi um forte simpatizante de nomes como Fidel Castro e Hugo Chávez. Porém, como a política brasileira está estruturada para favorecer à elite e aos mais ricos (plutocracia), o PSDB acabou então adotando esses "órfãos" da ditadura militar, recebendo apoio político e econômico das classes dominantes que outrora foram pró-ditadura. O que ocorre hoje é que, por conta disso, o PSDB - apesar de sua simpatia pela esquerda - acabou recebendo um apoio massivo da direita conservadora. E a maior prova disso é que os setores mais reacionários estão apoiando a candidatura do PSDB. Banqueiros, acionistas, conservadores, neoliberais, saudosistas da ditadura militar, olavettes, cristãos fundamentalistas e ultra-nacionalistas acolheram o PSDB e o elegeram para representar os seus anseios políticos.
A moral dessa história foi que os tucanos se venderam ao poder e mudaram de lado no tabuleiro político, tornando-se um partido de centro-direita. O resultado dessa 'virada de casaca' ideológica foi que o PSDB se tornou neoliberal, mefistofélico, defensor das privatizações e do mercado e porta voz dos grupos mais abastados da sociedade que querem manter seus privilégios. A maior prova disso é que o PSDB hoje faz oposição a um partido de centro-esquerda, que é o PT. Eu, como um homem de esquerda, acho inteiramente inimaginável apoiar as propostas claramente neoliberais apresentadas pelo PSDB, por isso me resta o menos ruim, ou seja, o PT.
Ex-membros de partidos de oposição, como um dos co-fundadores do PSDB (Luis Carlos Bresser) e o ex-presidente do PSB (Roberto Amaral), hoje declaram apoio à Dilma Rousseff pelos mesmos motivos que eu, sendo esta a prova de que o PSDB (e o PSB) abandonou as suas origens e não está se comprometendo em reduzir as injustiças e desigualdades sociais, sendo cúmplices de uma plutocracia.

Pastor Feliciano: Diga-me com quem andas que eu te direi quem és

2 - Os reaças estão com os tucanos
Os reacionários de direita (coxinhas) estão votando em massa no PSDB porque eles têm bons motivos para odiarem o PT. Muitos deles, como Paulo Eduardo Martins, Rachel Sheherazade, Lobão, Olavo de Carvalho, Marco Feliciano, Silas Malafaia, Jair Bolsonaro, Reinaldo Azevedo e Rodrigo Constantino são paranóicos e estão fazendo o jogo que a direita sempre fez, que é de tentar convencer a grande massa menos politizada que o PT é um grande monstro a ser derrotado. Justamente pela (má) influência dessa gente é que vemos aberrações como pessoas pobres votando em candidatos da direita - ou simpatizando com os mesmos por medo de um fantasioso "Golpe Comunista dos petralhas". Infelizmente, o Brasil é um dos poucos países do mundo onde o pobre vota massivamente na direita, escolhendo assim - com o perdão da expressão - o cachimbo ideal para levar fumo.
Outro grupo pró-tucanos é a nossa "querida" elite. A elite brasileira é uma das mais detestáveis do planeta, porque apesar de viver num país de grandes contrastes sociais, só pensa em ficar mais rica, mais poderosa e em ver os mais humildes mais ferrados para poder sustentar os seus luxos. É impressionante a falta de empatia, a avareza e a soberba de pessoas que defendem uma pseudo meritocracia e o liberalismo econômico somente para manter seu poder e seu esnobismo. Os programas sociais do PT simplesmente criam pânico nessa gente por elas verem que agora os pobres podem estudar na mesma universidade dos seus filhos, andar no mesmo avião deles e ir estudar no exterior. Fora que essa tal "geração nem-nem" (pobres que nem estudam, nem trabalham) causa neles muito desconforto, porque agora não são apenas os playboyzinhos, patricinhas e filhinhos de papai que sobrevivem sem trabalhar. Daí que culpam os programas sociais e o bolsa-família, alimentando ainda mais essa sanha irracional ao PT.

Já ouvi isso antes...

3 - O PSDB não me traz boas recordações
Sei que esse item é bem clichê, mas eu não tenho nenhuma boa recordação do ponto de vista político dos 8 anos que FHC esteve no poder. Como não quero me estender sobre esse assunto, vou deixar alguns vídeos abaixo que mostram por si só porque o governo do PSDB mais parecia um filme de terror:





4 - Aécio não é flor que se cheire
O candidato tucano diz que é oposição, mas foi a favor do Marco Civil; tentou censurar a internet; teve a carteira de trânsito apreendida por recusar fazer o teste do bafômetro e estar com o documento vencido; agrediu sua acompanhante numa festa; gastou quase 14 milhões para construir um aeroporto no terreno de um parente - isso sem falar na estranha fama que muitos mineiros o deram de "cheirador". Em matéria de boa índole, este está bem aquém do que eu desejaria para um presidente da república.

Fontes:
Sobre o Marco Civil
Sobre a censura da internet
Sobre a CNH apreendida
Sobre a agressão a uma mulher
Sobre o aeroporto
Sobre o helicóptero

Aécio Never

Tópico bônus: Quem vai ganhar essas eleições?
Na minha opinião, quem vai vencer essas eleições, infelizmente, é o PSDB. Não é o que eu quero, mas é o que eu acho que vai acontecer por uma série de razões. A primeira razão foi que o PT perdeu forças relevantes na sua base aliada. Partidos como o PSC e o PSB abandonaram o PT e estão apoiando o PSDB. A segunda razão pela qual o PT provavelmente vai sair derrotado é que houve um racha no PMDB, onde a decisão de apoiar o PT em 2014 foi muito controversa, sendo que quase metade do PMDB não vota no PT. A última razão pela qual eu acho que o PSDB vai vencer é a forte rejeição que o PT tem, especialmente entre a classe média mais abastada. Vai ser uma vitória apertada, mas acho difícil que o PSDB perca dessa vez. Espero que eu esteja bastante errado...

Os reaças estão com a faca e o queijo na mão

Se realmente for eleito, desejo ao candidato Aécio um bom mandato e que ele possa corrigir os erros de administração do PT, mas tenho poucas esperanças que ele possa dar continuidade à redução das desigualdades econômicas iniciadas pelo governo Lula porque ele é um neoliberal. Também tenho poucas esperanças que ele e seus ministros (ah, Armínio Fraga!) tenham discernimento necessário para evitar todas as lambanças feitas por FHC. O meu temor em um governo tucano é o desemprego, arrocho salarial, juros altos e acentuação das desigualdades. Portanto, é bom lembrar que a vida de Aécio Neves não será fácil como presidente, porque o congresso nacional tem a maioria de oposição ao seu partido e também quase metade dos brasileiros não deu seu voto a ele. Espero que ele governe não apenas para os que o elegeram, mas para todos os brasileiros.
E para finalizar, uma frase do nosso querido Chico, que sintetiza em poucas palavras o verdadeiro significado do confronto entre PT e PSDB nessas eleições:


0 comentários:

Postar um comentário