segunda-feira, 6 de julho de 2015

O vazio ideológico dos partidos políticos


A política brasileira nunca esteve tão mesquinha, sorrateira e oportunista. Todo mundo que não vive alienado à política partidária nacional sabe disso. Poucos partidos, hoje, são fieis às suas ideologias e estatutos. Falta personalidade aos partidos políticos que vivem de se agredir mutuamente em busca de poder. A infidelidade partidária hoje se transformou em infidelidade ideológica. Isso, creio eu, se deve a uma tentativa rocambolesca de agradar a gregos e troianos para chegar ao poder.

Veja, como exemplo, o caso do PT e do PSDB. O PSDB finge que é neoliberal para agradar a direita e finge que é social democrata para agradar a esquerda. No fim das contas, os tucanos não agradam a ninguém especificamente. Sem contar que o PSDB é extremamente incompetente como oposição. Eu diria até que o PT ficou todos esses anos no poder mais pela ausência de uma oposição decente do que propriamente por mérito do PT. O PSDB só faz uma oposição mais incisiva em tempos de eleição, fora isso, às vezes até parece que faz parte da base aliada do PT, de tanto marasmo. Oposição mesmo ao PT só quem faz é uma parte do PMDB e uns partidos miúdos como o PSC ou o PSOL.
Já o PT, por sua vez, está cada vez mais distante da sua raiz ideológica. Primeiro foram as alianças com partidos "estranhos", como PP e PSC. Depois foi essa ganância pelo poder que fez muita gente do Partido dos Trabalhadores brigar apenas por cargos ao invés de melhorar a vida dos trabalhadores. Fora os incontáveis escândalos de corrupção e a falácia de apelo ao medo usada exaustivamente nas eleições. Temas como reforma agrária e tributação sobre grandes fortunas, por exemplo, são constantemente negligenciados pelo PT.

O que me preocupa nisso tudo é que a política brasileira está cada vez menos focada em ideologias e mais preocupada em dar poder e dinheiro aos partidos. O Brasil precisa de uma reforma política que não apenas torne a nossa política mais democrática - mas que também crie uma reforma na maneira de pensar dos políticos e da população. Esse centrismo ocioso e passivo dos grandes partidos me incomoda bastante. Por mais que digam que os partidos de esquerda são reféns da burguesia e que partidos de direita estão cada vez mais "esquerdosos", a verdade é que compromisso ideológico tem se tornado uma mera fachada limitada a siglas que não dizem nada quando conjugadas no presente do indicativo. Somente os militantes partidários que se comportam como torcida organizada é que acham que existem grandes diferenças entre o partido 'X' e o partido 'Y'.

Infelizmente, como alguns gostam de dizer por aí, eleição não se ganha com ideologia, mas, sim, com votos. E levando em consideração a falta de educação básica, o jeitinho brasileiro e a alienação política da maioria da população, possivelmente o Brasil estenderá esse período de demagogia e vazio ideológico por muitas gerações. Como eu gostaria de estar errado...

0 comentários:

Postar um comentário