sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Cada partido tem o golpista que merece


Extra! Extra!

Mais um partido político entrou na onda do golpe! E dessa vez é um partido de esquerda. Como se não bastasse Ronaldo Caiado (DEM), Agripino Maia (DEM), Aécio Neves (PSDB), Roberto Freire (PPS), Eduardo Cunha (PMDB), Michel Temer (PMDB) e Jair Bolsonaro (PP), agora temos mais um (ou melhor: mais uma) querendo a saída da Presidenta Dilma: Luciana Genro, do PSOL.
Está circulando na mídia alternativa (vulgo internet) desde o dia 10/12 as declarações da ex-candidata à presidência da República, Luciana Genro, onde ela defende a renúncia da chapa Dilma/Temer para que ocorram eleições gerais em 2016. Segundo ela, o clima de instabilidade e insatisfação geral pela falta de apoio popular seria a razão para a saída do atual governo. Dessa forma, o partido dela captaria os eleitores insatisfeitos do PT para votar no PSOL e, como as eleições não teriam financiamento empresarial, seu partido teria grandes chances de protagonizar essas eleições.
Na minha opinião, essa é uma proposta à esquerda de golpe, porque interrompe a agenda democrática em um momento de crise. Eu até entendo os seus motivos, mas discordo desse método. Em um país divido entre "coxinhas" e "petralhas", uma fragmentação política a mais seria uma tragédia. O país precisa se unir para resolver os problemas que todos precisam: inflação, alta do dólar, desemprego, Zica Vírus, Microcefalia, educação e saúde caindo aos pedaços... E isso cabe à atual presidente resolver. Temos que pressionar para a Dilma cuidar disso ao invés de propor a sua queda.
Não estou atacando a Luciana Genro, até porque eu a respeito, votei nela em 2014 e concordo com muita coisa que ela diz. Mas essa proposta dela é, no mínimo, bisonha: um ataque moral à democracia.


Essa proposta de eleições gerais, assim como a de impeachment, não é democrática. Insatisfação popular não é motivo para derrubar um(a) presidente. Presidentes precisam cair por CRIMES e não porque vários espertinhos querem se aproveitar disso para chegar ao poder. Isso aqui não é um campeonato para ver quem dá o golpe primeiro, isso aqui ainda é uma democracia. E sabe o que acontece quando a democracia não é respeitada?

1-Anarquia: quando um governo não é reconhecido como legítimo, tudo sai do controle e o país fica ingovernável em meio a um caos.
2-Sucessivos golpes de Estado: quando nenhum lado se conforma em ter sido golpeado.
3-Ditaduras: para tentar restabelecer a ordem.
4-Guerra civil: quando a disputa pelo poder não respeita mais nenhuma regra política.

Como seres humanos são complicados, instáveis e imprevisíveis, é estatisticamente impossível saber o que aconteceria no caso da democracia cair do Brasil. Talvez as opções acima sejam apenas um wishful thinking, mas é certeza de que teríamos uma instabilidade que duraria, no mínimo, uns 20 anos. E não, o país não precisa disso. Respeitem a democracia que nos custou tão caro.

#NãoVaiTerGolpe

Um comentário:

  1. preste bastante atenção no que vou te dizer, dilma rouseff vai cair.

    ResponderExcluir