quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Hitler era socialista?


O que mais tem aparecido na internet ultimamente são pessoas (todas de direita, diga-se de passagem), afirmando sem qualquer evidência que o nazismo era de esquerda e que Hitler era socialista. Já escrevi um post onde entrei em maiores detalhes sobre este tema, mas não custa nada voltar a refutar essa afirmação que, até onde pude averiguar, não condiz com os fatos.


Todo mundo que tem o mínimo de discernimento sabe que o Nazifascismo na Europa foi um movimento de extrema-direita. Todo mundo que estudou um pouquinho a conjuntura político-social da Europa no inicio do século XX sabe que o Nazifascismo ascendeu em países com forte organização do movimento operário (anarquistas, socialistas e comunistas) justamente como oposição ao trabalhador organizado que ameaçava destruir a ordem burguesa. A burguesia (e a aristocracia em certos países) precisava de governos autoritários, com um forte controle social, para garantir seus interesses privados. Mas aos que ainda insistem em forçar uma analogia entre o Nazifascismo e o Comunismo, deixo um fragmento de um discurso de Hitler onde ele reforça claramente qual era o propósito do seu governo. Leia com atenção (nas palavras de Hitler):

"A Luta contra o marxismo tem pela primeira vez evoluído para uma luta unida. Pela primeira vez, eu me vejo como um homem desconhecido para iniciar uma guerra e não descanso até essa PRAGA ser removida do estilo de vida alemão." 

Abaixo segue o vídeo onde essas palavras saem da boca do próprio Adolf Hitler:


Um dos pontos que abre espaço para essa confusão foi que o nazismo de Hitler além de anti-marxista era também anticapitalista. E isso poucos esquerdistas lembram de mencionar. O anticapitalismo nazista era, na verdade, uma espécie de antiliberalismo econômico oriundo do laissez-faire norte-americano, porque a função de Hitler foi consolidar as grandes empresas privadas alemães, mantendo os oligopólios corporativistas e nacionalistas das mesmas. Para isso foi necessário manter qualquer pensamento liberal ou marxista (que eram ameaças ao nacionalismo) aniquilado. Alguns historiadores consideram que o nazismo, no campo da economia, era de centro justamente por isso, por ser uma espécie de anti-ideologia (ou anti-movimento). Como o Nazifascismo precisava agradar a todos para unificar a nação, seus líderes batiam na esquerda para agradar a direita, e depois batiam na direita para agradar a esquerda e, assim, conseguir a união e a estabilidade. Mas afirmar que Hitler era socialista apenas por ele não tolerar a livre concorrência também é desonesto, porque se usa de uma meia-verdade para defender a própria ideologia.


O grande problema dessa história é definir o que são esquerda e direita antes de dizer de que lado o nazifascismo estava. Se o conceito de direita for liberalismo econômico, logicamente o nazismo não poderia ser de direita. E dizer que a esquerda é igualdade também impossibilita o nazismo ser de esquerda. Para o contexto da época, o nazifascismo se enquadrava na extrema direita pela defesa da supremacia racial nata e da forte hierarquização social que beirava uma sociedade de castas: além do autoritarismo, nacionalismo e anticomunismo.

A seguir deixo três ótimos vídeos do vlogueiro Frank Jaava sobre esse assunto:





 
 
O grande problema de muita gente que sai falando besteiras na internet sobre o nazismo é que elas contam meias verdades, ou seja: apenas metade da história, seja por ignorância, preguiça ou desonestidade. E, a partir disso, tentam enfiar goela abaixo suas ideologias apelando para a falácia de redução ao nazismo (reductio ad hitlerum). Uma prova de que é possível dizer um monte de mentiras dizendo só a verdade é esta propaganda brilhante da Folha de São Paulo que mostrava como exemplo, adivinha quem...
Assista e descubra:

3 comentários: