quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Desperte o revolucionário que há dentro de você!


Quando eu estava na metade do meu ensino médio, lá pelos meus 16 anos de idade, tive um colega de classe que me disse algo muito marcante. Ele comentou em alto e bom tom algo do tipo: "Se o povo brasileiro tivesse consciência política, o que ocorreu na Revolução Francesa seria uma brincadeira de criança em comparação com o que ocorreria no Brasil, porque a nossa elite é podre". Lembro de ter considerado a fala dele extremista na época, porque eu achava, na minha inocência pueril, que a elite brasileira não era tão má assim. Daí que, recentemente, eu assisti um trecho da entrevista do antropólogo Darcy Ribeiro onde ele declarou algo que reiterou quase que palavra por palavra o que meu colega havia dito. Uma pena que a maior parte do nosso povo acha que a corrupção está somente no Estado e atrelada a um único partido. Porém, a verdade é que os maiores corruptos deste país não são os políticos, são os magnatas donos do capital que possuem o poder real, que é o poder econômico. Os nossos plutocratas nunca foram eleitos para nada e são eles que mandam e sempre mandaram no país. Eles são responsáveis pela corrupção institucionalizada e pelas políticas voltadas para os interesses das minorias ricas. Entra governo e sai governo e quase nada muda porque o problema não está no governo, mas, sim, nesse poder econômico que controla todos os governos.

Tipo de gente que acha que entende de política

Hoje em dia, os analfabetos intelectuais da web querem equiparar um boçal senil como o Olavo de Carvalho a nomes como Darcy Ribeiro, Jessé Souza ou Paulo Freire. Assim sendo, esses analfabetos políticos colocam toda a culpa dos problemas do país ou no próprio povo (por considerá-lo vira-lata), ou na "esquerda". Aliada a isso, a imprensa burguesa entra como fator decisivo para alienar ainda mais, reforçando essa visão enviesada da realidade e protegendo os reais responsáveis pelo nosso país estar como está. Isso mostra não só como o brasileiro médio é burro e ignorante, mas também como a dominação intelectual exercida pela elite é tremendamente eficiente. A nossa classe dominante é tão covarde e perversa, que além de ser responsável por toda pobreza e violência contra a nossa população, ainda joga a culpa da ditadura civil-militar inteira nas costas dos militares, como se a própria elite não tivesse orquestrado a ditadura de 1964. Os militares foram instrumento de dominação nas mãos dessa oligarquia safada e gananciosa que sempre viu o próprio povo como gado e o próprio país como uma colônia de exploração.

Hora de se rebelar contra o sistema, companheiro!

Para piorar, tenho visto muita gente minimamente instruída dizendo que torce para que o governo Bolsonaro "dê certo" e que "seja bom". Quem diz que o governo Bolsonaro pode ser bom não sabe o que é um bom governo, não sabe quem é o Bolsonaro e nem sabe o que é política. Não se iluda, jovem camarada, o Brasil só irá mudar através de uma revolução. E se quiser ser parte dessa mudança, terá que despertar o revolucionário que há dentro de você. A elite brasileira jamais irá mudar e continuará insistindo nessa farsa a que chamamos de "democracia burguesa" e que muitos acreditam existir pelo fato de termos uma eleição direta totalmente manipulada para presidente da república. O que há no Brasil é uma plutocracia sangrenta e autocrata. Ou conscientizamos o povo disso e trazemos ele para o nosso lado, ou o final vocês já sabem.


6 comentários:

  1. Quais seriam os passos necessários para realizarmos uma revolução de sucesso no Brasil, nem que isso custasse muito caro em vidas e dinheiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro passo de qualquer revolução é o trabalho de base. É preciso politizar os mais pobres e setores fundamentais da classe média. Depois é preciso se organizar em movimentos sociais, em frentes populares e grupos de resistência. E, por fim, é necessário colocar a revolução em prática,seja por via pacífica através de uma nova constituinte, ou através da força mesmo para derrubar a plutocracia.

      Excluir
    2. creio que o problema para se por uma revoluçao em pratica é 'deslavar' o que foi lavado pela midia no decorrer dos seculos. e para isso a educaçao deveria ser politisada. hoje mesmo terminei de ler um livro de Paulo Freire o interesante é que o livro foi escrito nos anos noventa mas parece uma critica a bolsonaro

      Excluir
    3. seria difícil democratizar a mídia pelos meios atuais, seria necessário realizar uma intensa propaganda revolucionária tanto na internet, tanto nas ruas para pelo alertar uma certa parcela do população, se for necessário derrubar grandes canais da extrema-direita (algo que talvez pode ser fácil já que a presença de palavrões, xenofobia, homofobia, racismo é relativamente comum, então seria um pouco fácil derruba-los através de denúncias em massa) livrando assim as massas da lavagem cerebral feita por esses grandes canais, e também expandir mais o nosso discurso, focando principalmente no trabalhador comum, focando em discursos mais econômicos, como reforma agrária e redistribuição de renda, e também jurídico como a igualdade perante a lei (algo que não existe neste país), com isso e muita propaganda iriamos conseguir além das minorias também a massa trabalhadora dos grandes centros urbanos como SP, RJ e MG, podendo assim realizar a revolução através de protestos, eleições ou, em alguns casos, com mãos armadas.

      Excluir
    4. Acho que todas as revoluções começam como essa frase 'a revolução começa dentro de voce' ou seja para começarmos uma revolução voce deve ter uma biblioteca dentro da cabeça. Eu aconselho voce ler alguns livros de Paulo Freire para ensinar a revolução aos próximos, ler Marx para saber a revolução, ler livros de historia de verdade para ver a revolução, ler a arte da guerra para fazer a revolução ou ler como fazer uma revolução em estilo Gandhi e também ler os livros da oposição para saber contra oque a revolução vai extinguir.

      Excluir