quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Havia um país no lugar do Brasil


Sendo franco, eu confesso que jamais teria como imaginar que após os governos de social-democracia petista poderíamos ter um retrocesso tão gigantesco politicamente falando no Brasil. Desde o regime militar que não vivemos um momento tão nefasto. Estamos atravessando um período inacreditável de derrotas consecutivas para o povo e para o país com todas essas reformas neoliberais, com o predatismo total do mercado, com a entrega das nossas riquezas e com a politização explícita do poder judiciário visando favorecer os interesses das oligarquias. O mais grave disso tudo, ao meu ver, é a politização à extrema-direita do judiciário, porque ela serve de base para legitimar todas as políticas pró-imperialismo. Veja o caso do lawfare contra o Partido dos Trabalhadores, por exemplo. Lula foi condenado por um "triplex" que nunca foi dele e será condenado simplesmente por ter usado um sítio que comprovadamente também nunca foi dele. Todas essas condenações contra o ex-presidente foram fundamentadas em delações sem provas, em ilações ideológicas do MP e em um julgamento totalmente parcial com finalidade claramente eleitoral. Dilma Rousseff e Fernando Haddad também já estão sendo ameaçados de terminar da mesma maneira que o Lula simplesmente por serem oposição ao sistema. Enquanto isso, os tucanos grandes continuam totalmente impunes: Aécio, Serra, Alckmin, FHC, Richa, etc. E, como golpe de misericórdia, o pior candidato possível à presidência da república vence as eleições de forma suja, covarde e ilegal, com fake news financiadas por caixa 2 e, claro, ninguém toma providência alguma sobre isso.


Quanto ao ex-presidente Lula, infelizmente, não tenho boas notícias. Ele será condenado pelo processo do sítio de Atibaia e por outros que ainda virão e ficará, no mínimo, uns 20 anos preso. É um jogo ridículo de cartas marcadas onde o julgamento é pura encenação para dar um ar de legalidade ao lawfare. Se depender da nossa elite de rapina e dos nossos generais reaças, Lula apodrecerá na cadeia. Portanto, Lula só sairá da cadeia vivo (isso se sair) de três formas: ou vivendo mais uns 30 anos (e olhe que ele já tem 73); ou através de uma insurreição popular (que duvido que ocorra); ou através de uma crise econômica brutal que obrigue a elite a repensar na volta do PT. Mas, honestamente falando, não vejo possibilidades reais do Lula deixar a cadeia. Nem a ONU, nem o prêmio Nobel e nem movimentos de apoio internacional serão capazes de derrotar o ódio da classe média, o lawfare e a sovina burra das nossas classes dominantes. Se as coisas derem muito certo, o melhor que poderá ocorrer é que o ex-presidente tenha direito à prisão domiciliar em caso de agravamento de suas condições de saúde.


Infelizmente, o Brasil deixou de ser grande e virou uma neocolônia dos EUA sem identidade, sem moral e sem ordem ou progresso. Voltaremos a ser um país extrativista com mão de obra semiescrava que prefere se humilhar diante das grandes potências em troca do enriquecimento da nossa elite financeira. Por isso, eu recomendo que quem tiver condições deixe o Brasil enquanto há tempo. Há países bem mais civilizados que o nosso que não foram infectados pela praga neoliberal, tais como Canadá, Austrália, Uruguai, Portugal, Finlândia, Alemanha, Noruega e até mesmo a Rússia. O nosso novo (ou seria velho?) lema será: Brasil, ame-o ou deixe-o. Está na hora de se decidir.

2 comentários:

  1. Já que estamos no corredor da morte, eu vou tentar acreditar que o Bolsonaro vai voltar atrás e fazer um governo nacionalista como Enéas teria feito. Enfim, sonhar ainda é grátis.

    ResponderExcluir