domingo, 14 de julho de 2019

O capitalismo é um sistema anti-humano


Se tem uma coisa que eu não consigo entender é como alguém pode defender um sistema que não traz NADA de bom para si mesmo. É impressionante a quantidade de capitalistas sem capital por aí defendendo um sistema injusto que sequestrou toda a liberdade e dignidade que deveríamos ter por direito.

Se o capitalismo é tão bom, então por que a sua vida está tão ruim? Por que a vida da grande maioria de nós está tão ruim? Como alguém que ganha um salário mínimo, ou que está desempregado, ou que não tem perspectiva de futuro pode achar que alguma coisa vai mudar para melhor dentro de um sistema que só torna as nossas vidas piores a cada dia que passa? Se o capitalismo é tão bom assim, então por que estamos perdendo os nossos direitos, a nossa aposentadoria e tendo a nossa renda cada vez mais sugada para enriquecer meia dúzia de homens que nunca trabalharam?

O problema do capitalismo é justamente o que você não vê.

A explicação para o paradoxo do capitalista pobre, creio eu, passa pela propaganda antissocialista que é amplamente difundida dentro do capitalismo. São criadas incontáveis mentiras sobre o socialismo e, ao mesmo tempo, mostra-se o capitalismo justamente como ele não é: "justo, meritocrático e livre". No capitalismo, somos levados a acreditar que somos os únicos responsáveis pelo nosso próprio fracasso. Isso é uma mentira cruel. Nem todo mundo teve uma família bem estruturada, nem todo mundo teve um lar, nem todo mundo teve como desenvolver suas potencialidades por falta de oportunidades, nem todo mundo se alimentou bem nos primeiros anos de vida, nem todo mundo teve acesso ao capital cultural, nem todo mundo pode apenas estudar quando criança, nem todo mundo teve assistência do Estado... E essas desigualdades são sistêmicas, todas elas são causadas pelo sistema capitalista. A desigualdade, a escassez, a violência e a exploração dos mais vulneráveis é um efeito obrigatório de um sistema que fomenta desigualdade para manter os privilégios de uma minoria. O capitalismo nos ensina a sermos egoístas, consumistas e competitivos uns com os outros. O socialismo é exatamente o oposto disso tudo, porque nos ensina o altruísmo, a cooperação e a partilha. E a partilha não é algo exclusivo do cristianismo, como alguns incautos pensam. É por isso que o socialismo é o nome político do amor. Ou melhor ainda: o socialismo é a cura para o capitalismo.

Não faça da exceção uma regra.

Se você pretende melhorar de vida, pense nisso de uma maneira mais global. De que adianta ser feliz sozinho em mundo cão? Não seria melhor se todos nós fôssemos felizes? Deixe de lado suas antigas crenças e liberte a sua mente! Afinal, as piores prisões são as invisíveis. Destrua as algemas que te prendem a esse sistema e SEJA LIVRE!

Um comentário:

  1. A verdade é dura e ruim de se ouvir, países falidos querem ensinar como se governa, isso Venezuela e Cuba são bons ensinam até direito humanos na ONU, é piada pronta.

    ResponderExcluir