segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Não há saída das trevas a curto prazo


Jair Bolsonaro só não fica mais 20 anos no poder porque não quer. Se ele controlasse a sua própria boca, 100% a imprensa tradicional o idolatraria de forma totalmente obsequiosa e constrangedora. Desse modo, ele seria tratado como um imperador salvador da pátria durante os anos a fio que seu mandato de semi-ditador durasse. Porém, com sua verborragia tóxica, Bolsonaro perde a grande chance de ser visto como um presidente perfeito por essa nossa burguesia prostituta dos interesses da plutocracia internacional.

Note que quando a imprensa burguesa bate no Bolsonaro, é sempre pela sua diarreia verbal e, mesmo quando faz isso, sempre tenta nivelá-lo com o PT. A própria capa da IstoÉ do início de agosto comprovou essa realidade de forma despudorada, alegando que Bolsonaro tinha "tudo para dar certo" e que "o Brasil havia derrotado nas urnas o populismo oportunista e corrupto do PT". Como se não bastasse mentir descaradamente sobre o que foi o governo do PT, a revista ainda faz um puxa-saquismo indireto a favor do monstro neoliberal que está na presidência. E falando em neoliberalismo, a mídia burguesa concorda em 200% com a agenda econômica do Bolsomonstro – agenda essa que só poderá ser revertida daqui a algumas décadas quando a crise do capitalismo melhorar. Isso SE melhorar... Porque a tendência é o agravamento dos conflitos econômicos entre os blocos do G7 (América do Norte e Europa Ocidental) e do Rics (Rússia, China, Índia e África do Sul). Na semana passada mesmo, os EUA abandonaram o tratado nuclear com a Rússia, inaugurando oficialmente o início de uma Segunda Guerra Fria. Portanto, a tendência é que as coisas fiquem cada vez mais difíceis para os países capitalistas em desenvolvimento. Tudo que acontece politicamente no Brasil hoje é reflexo dessa crise do capitalismo e do acirramento da disputa pela hegemonia global entre G7 e Rics. Não existe espaço para o Brasil crescer neste cenário. Portanto, o que resta para nós como neocolônia norte-americana é o aumento da exploração, o aumento da repressão, a destruição da nossa frágil democracia e a mutilação da nossa economia. E, infelizmente, não há saída a curto prazo para esse pesadelo.

Daqui para frente, precisamos captar as indignações diante do inevitável fracasso do desgoverno Bolsonaro para conduzi-las na direção de algo diferente dessa agenda neoliberal sanguinária que foi empurrada a força pela conjuntura internacional contra nós. No momento, temos que lutar para reverter essas reformas e, futuramente, abrir espaço para a criação de um poder popular que culmine numa revolução nacional. O Brasil não nasceu para ser colônia para sempre. Temos que lutar por nossa independência, por nosso desenvolvimento, pela nossa soberania e pelo nosso povo sofrido. Basta de complexo de vira-latas, basta de exploração e basta de parasitismo econômico da casta rentista. Enquanto essa indignação não tomar a maioria dos brasileiros, jamais sairemos dessas trevas. É por isso que eu tenho insistido na militância política, porque não há saída fora da política. Não teremos soluções fáceis e mágicas caindo do céu como uma panaceia divina. Só existe um caminho que é o da luta.

4 comentários:

  1. Cara, nunca comentei, mas me identifico muito com você e seus pensamentos. Desde a anos atrás. É engraçado como eu me identifico com cada filosofia que você tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana! Eu achei isso surpreendente, porque eu mesmo nunca encontrei ninguém com quem eu concordasse 100%. Às vezes, eu discordo até de mim mesmo. Mas o que não muda mesmo em mim é o fato de me sentir uma metamorfose ambulante.
      Obrigado por sua participação e por sua audiência.

      Excluir
  2. Gostaria que você me explicasse o patrimonio do filho do lula.

    kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você obviamente está falando daquela coleção de Ferraris banhadas a ouro , com parafusos de diamante e movidas a Capacitor de Fluxo ,né ?

      Excluir