terça-feira, 29 de junho de 2021

Cyberpunk 2077: meu veredito


O game Cyberpunk 2077, lançado no final do ano passado pela CD Projekt Red, finalmente retornou para PSN. Isso pode ser visto com otimismo por algumas pessoas e causar a impressão de que agora o jogo está bom. Mas não é bem assim. Eu tentei rejogar o game recentemente e desisti (por raiva e tédio) antes da metade da história. Daí que decidi assistir o resto da campanha principal através de gameplays dos youtubers e pude tirar as minhas conclusões sobre este game.

Muito bem, já declarei em outras oportunidades que jogos em primeira pessoa só servem, para mim, se forem do tipo shooter, ou seja: mirar e atirar com alguma arma de fogo. Qualquer outro estilo que fuja do bom e velho First Person Shooter me causa uma quebra de imersão e me desinteressa. Foi assim, por exemplo, com os Resident Evil 7 e 8, que eu sequer tive saco para acompanhar outras pessoas jogando. Não gosto de games não-shooters em primeira pessoa porque essa visão dá a sensação de que somos uma câmera flutuante, ou um drone, sem visão periférica, sem visão estereoscópica, sem noção espacial e sem noção do tipo de movimento que o corpo do personagem está realizando. Só isso já me deixou desinteressado pelo CP2077, mas resolvi dar uma chance ao game mesmo assim graças aos trailers e ao hype. O problema é que o jogo é uma decepção atrás da outra, mesmo após vários hotfixes e patchs de correção.

O game continua bugado mesmo após várias atualizações.

Cyberpunk é curto, linear e com uma cidade meramente estética com quase nenhuma interação. A moda e seu modo de vestir – ao contrário do anunciado nos trailers – não influenciam em porcaria nenhuma. A visão em primeira pessoa que eu tanto detesto não permite ver o seu personagem e nem as roupas que ele usa. Os espelhos são bugados, não vemos nosso reflexo, a direção dos veículos é ruim, o comportamento dos NPCs na rua é estranho e robótico, a inteligência artificial dos inimigos é muito burra, a neurodança (braindance) é sacal e confusa. Nos bordeis não tem uma dancinha sequer, não dá para comprar casas, customizar carros, interagir com NPCs principais de maneira mais livre, não dá para mobiliar o apartamento ou chamar NPCs para ele, não tem mini games. Enfim, falta muito conteúdo.

O jogo e si é um shooter de mundo aberto com alguns elementos de RPG. O jogo não é um RPG. Você não sente a cidade viva como ocorre com Witcher 3, GTA V ou RDR 2. Fora que o jogo está todo bugado, mal otimizado, crashando e instável. Nem um mainframe da Nasa roda esse game em 4K a 60fps com tudo no máximo. Para mim, este game foi uma mentira, uma decepção, uma propaganda enganosa da CDPR. E ainda por cima é muito pequeno e rápido comparado com outros games do gênero.

Outra coisa que me tirou do sério em Cyberpunk foram os tais caminhos da vida. Ser Nomad, Street Kid ou Corpo só altera os 15 minutos iniciais do game e alguns diálogos sem relevância. O sistema de classes então, eita porcaria! Hacker e stealth só são elementos secundários, porque tudo no game se resolve no tiro, na bomba ou na porrada. A distribuição de atributos é desequilibrada, os menus são pouco intuitivos e a customização durante a campanha é praticamente inexistente. Os finais são bem decepcionantes e a história em si é bastante medíocre. As gangues que pareciam ter uma identidade e função muito interessante nos trailers só aparecem mesmo em algumas missões. Falando das corporações, praticamente só a Arasaka é explorada. Então, para mim, Cyberpunk não vale nem 20 pilas. Não recomendo esse jogo. 

O bug da T-pose é tão frequente que virou meme.

Este é um game sem fator replay. Você joga uma vez e nunca mais. Nem a dublagem BR se salva, porque apesar dela ser bem feita, achei exagerado e forçado o número de memes e palavrões nas falas. Enfim, falta MUUUUUUITO chão pro Cyberbug77 chegar aos pés do game antecessor da empresa, o glorioso Witcher 3. Nem a presença do astro Keanu Reeves salvou o game. Honestamente falando, a CDPR deveria enterrar esse jogo como fizeram com os cartuchos do ET do Atari e partir logo pro Witcher 4.

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