quinta-feira, 19 de maio de 2022

Podemos ser a primeira civilização da galáxia

 

A semana passada foi bem agitada astronomicamente falando. Só para ficar nos dois eventos de maior repercussão, tivemos um eclipse total lunar com lua de sangue e a fotografia histórica do buraco negro super massivo do centro da nossa galáxia. Mas houve um fato relativamente recente que achei importante dar o devido destaque nas páginas deste bloguinho que é a real possibilidade da humanidade ser, de fato, a primeira civilização da Via Láctea ou, quem sabe, até mesmo do cosmo inteiro.

Estamos todos sós?

O principal motivo que leva muitos cientistas a acreditarem que podemos ser a primeira civilização da galáxia é um fenômeno chamado de metalicidade cósmica. Este fenômeno refere-se à quantidade de átomos mais pesados que o hélio e o hidrogênio presentes no universo. Quanto mais o tempo após o Big Bang se passa, maior é essa metalicidade, porque mais estrelas morrem jogando átomos pesados no cosmo. As nebulosas que formam novos planetas, estrelas, luas e outros corpos celestes tornam-se cada vez mais densas com o tempo e essa maior densidade bariônica favorece o surgimento da vida como conhecemos. Segundo diversos estudos e cálculos, a metalicidade do universo só atingiu um valor mínimo possível para que moléculas orgânicas se formassem há cerca de 7 a 8 bilhões de anos atrás. E foi justamente neste período que o nosso sistema solar começou a se formar. O nosso sistema solar completou sua formação há cerca de 4,5 bilhões de anos, mas ele já existia em forma de nebulosa protoestrelar há aproximadamente 7,5 bilhões de anos. Ou seja: a Terra se formou bem no início do período que o universo se tornou propício ao surgimento da vida baseada no carbono.

Mas a possibilidade de sermos os primeiros não se baseia apenas na questão da metalicidade do cosmo. Temos também outro fator decisivo que é a hipótese da Terra Rara. Essa hipótese que cada dia mais ganha mais força diz que planetas com biosfera semelhantes ao nosso são extremamente raros no universo. Isso porque um planeta ter a composição química certa, com a massa certa, orbitando a estrela certa na distância certa, com uma lua do tamanho certo no lugar certo e em uma região relativamente tranquila da galáxia são fatores incomuns no cosmo. A maior evidência disso é que nunca encontramos nenhum exoplaneta semelhante a Terra entre todos os que catalogamos até hoje.

Se essa hipótese de sermos os pioneiros estiver correta, isso explicaria o porquê de nunca termos detectado tecnoassinaturas ou feito contato com outras civilizações. Não houve tempo para nenhuma civilização avançada além da nossa surgir, já que o universo é muito jovem. E caso realmente sejamos os primeiros, temos uma enorme responsabilidade, porque seremos nós os alienígenas do futuro que iremos dar boas vindas às próximas formas de vida inteligente que surgirem no cosmo.

 

Para saber mais sobre este tema:
Canaltch - Levaremos 200 milhões de anos para encontrar alienígenas.
Meiobit - Uma decepcionante resposta para o Paradoxo de Fermi.

0 comentários:

Postar um comentário