sexta-feira, 13 de maio de 2022

Votar no PT é uma questão civilizatória


Se você ainda não sabe, a influencer Rita von Hunty, que conta com mais de 1 milhão de inscritos no canal Tempero Drag, acabou sendo "cancelada" na web por declarar que não votará no Partido dos Trabalhadores para presidência da República neste ano de 2022. Isso, segundo ela, se deve à falta de compromisso do PT em revogar as reformas neoliberais trazidas desde o Golpe de 2016. Eu entendo e respeito a opinião da Rita, mas o que está em questão no momento não é revogar as reformas antipovo. O que é essencial nesta eleição de 2022 é se iremos continuar tendo alguma normalidade democrática ou se iremos rumar de vez na direção do autoritarismo e do fascismo.

Eu tenho minhas divergências com o PT e também acho que o vice do Lula foi mal escolhido, mas o que é imperativo na atual conjuntura é derrotar o bolsonarismo e suas pretensões golpistas. Se o PT vencer as eleições por uma margem pequena no segundo turno, pode ter certeza que iremos repetir a aberração que ocorreu em 2014 quando Aécio Neves contestou o resultado das urnas e partiu para a escalada golpista. Ora, por que Bolsonaro faria diferente? Sendo que ele mesmo já declarou desde que se elegeu que as urnas não são confiáveis e que repetirá a invasão do Capitólio dos EUA aqui no Brasil. O que precisa ocorrer é uma mensagem clara do povo contra toda essa maluquice autoritária através da vitória do Lula já no primeiro turno. É uma questão civilizatória. O que estamos decidindo não é entre Lula ou Bolsonaro, é entre civilização ou barbárie. Quatro anos a mais de Bolsonaro seria algo impensável. É muito melhor fazer oposição a um Lula do que a um Bolsonaro.

Portanto, votar em qualquer candidato que não seja o Lula no primeiro turno é o mesmo que votar a favor de um segundo turno entre Lula e Bolsonaro. E levar as coisas para o segundo turno é muito perigoso. Portanto, primeiro, tiramos o fascista; depois, pensamos em reverter essas reformas. Até porque para revogar as reformas, precisaremos de um congresso majoritariamente progressista. E não adianta nada o Lula ganhar de lavada no primeiro turno se os deputados e senadores forem quase todos uns reaças horrorosos da bancada BBB (Boi, Bala e Bíblia).

0 comentários:

Postar um comentário