sábado, 17 de março de 2012

A Bíblia é um livro para crianças?


Acredito que nenhum adulto que tenha lido a Bíblia inteira seria irresponsável o bastante para deixar os seus filhos pequenos lerem o que está impresso nas folhas desse livro. A Bíblia é, claramente, uma literatura voltada para um público adulto - posto em vista toda a violência e barbaridades contidas no Antigo Testamento. São incontáveis passagens e versículos mostrando genocídios, assassinatos, estupros, incestos, canibalismo e extermínio: tudo isso consentido por Deus.
Eu não acho que seja proveitoso para o desenvolvimento de uma criança que elas tomem conhecimento de toda a monstruosidade humana que está exposta nesse livro.

A Bíblia, mais especificamente o Velho Testamento, está abarrotado de atrocidades de todos os tipos. Basta citar o Dilúvio, a destruição de Sodoma e Gomorra e o massacre das crianças no Egito, onde o próprio Deus se encarrega de exterminar pessoas inocentes. Por essas e outras eu acho que a Bíblia deveria ser proibida para menores de 18 anos.




"Graças ao telescópio e ao microscópio, a religião não oferece mais explicações para nada de importante."
(Christopher Hitchens)



A melhor explicação que encontrei para a violência exposta na Bíblia foi embasada no contexto histórico. Extrai um texto de um amigo na internet que traz a explicação da forma mais mastigada possível:

"Para entender a violência do VT basta pesquisar o momento aproximado em que ele foi produzido. Em 589 a.C, Jerusalém foi arrasada pelos babilônios, e grande parte da população foi aprisionada e levada para o atual Iraque. Depois foram escravos do Faraó do Egito. Enfim, muitos dos livros do VT foram escritos num momento de submissão desse povo, onde a raiva, ódio e violência eram marcantes por causa da opressão de seus senhores. Satanás, citado no VT, pode ser apenas uma alegoria a um rei Babilônio, Assírio ou Faraó egípcio, pois eram os responsáveis pela escravidão dos hebreus. Por isso, surgiu a ideia de um Deus belicoso, vingativo e sanguinário, que ordena o extermínio de cidades inteiras, incluindo mulheres, crianças e idosos. A violência do Antigo Testamento é fruto dos séculos de guerras com os assírios, egípcios e os babilônios. Era esse momento de dor por que passava os autores da Bíblia, eles apenas transferiram esses sentimentos a seus escritos."

Esse gráfico mostra quantas pessoas Deus matou em comparação com o Diabo


"Eu li a Bíblia de capa a capa. Chamar aquele livro de 'a palavra de Deus' é um insulto a Deus. Chamar aquele livro de um guia moral é uma afronta à decência e dignidade dos povos. Chamá-lo de guia para a vida é fazer uma piada de nossa existência. E pretender que ela seja a verdade absoluta é ridicularizar e subestimar o intelecto humano." 
(Friedrich Nietzsche)

Existe um filme chamado God on Trial (Deus no tribunal), que conta a história de um grupo de judeus num campo de concentração que julgam as atitudes de Deus e o condenam. O filme está disponível no Youtube em 9 partes, a primeira delas está no link abaixo:
God on Trial - Legendado PT/BR - parte1

A seguir vou deixar dois excelentes vídeos do vloguer Wendell Marinho, que faz uma análise bastante sóbria a respeito da Bíblia e mostrando que ela não é um livro adequado para crianças. E também outro vídeo fabuloso do canal DomQuixoteTV.





"O Deus do velho testamento é provavelmente o mais desagradável dos seres em toda a ficção. O ciúme e o orgulho do mesmo o leva a um mimado e imperdoável controle dos mais fracos com evidente sede de sangue e desejo de limpeza racial. Um machista, homofóbico, racista, infanticida, genocida, filicida, pestilento, megalomaníaco, sadomasoquista, caprichoso e malevolente fanfarrão!"
(Richard Dawkins)

3 comentários:

  1. respondendo o titulo acho que sei la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bem eu sou adolecente entao nao teria problema eu ler sobre coisas adultas como sexo pq nao teria problema

      Excluir
  2. fala isso do alcorão e islamofobia ?

    ResponderExcluir