terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Caso Karina Veiga: uma ode à covardia


No post passado, intitulado Fotos íntimas na internet e o falso moralismo, eu abordei sobre o caso da garota que teve as suas fotos íntimas divulgadas na internet. Apesar de eu ter expressado bem o meu ponto de vista, acho que acabei sendo um tanto prolixo e acabei pegando leve demais com o rapaz que fez essa covardia com a ex-namorada. Pois desta vez serei curto e grosso: o cara que jogou as fotos íntimas da menina no Facebook dela é um imbecil, covarde, idiota, imoral, psicopata, mau caráter, corno e criminoso. E eu não estou dizendo isso por dizer, porque a atitude desse sujeito é facilmente enquadrada nos seguintes artigos do código penal:
Ameaça, calúnia, injúria, difamação, tortura psicológica, perdas e danos morais, atentado ao pudor, constrangimento ilegal, corrupção de menores, perigo de contágio venéreo e até homicídio culposo, caso a garota venha a falecer como consequência disso. Juntando tudo isso deveríamos ter pelo menos uns 6 anos de cadeia para o agressor, mesmo ele sendo réu primário. Sem falar que ele divulgou as fotos de uma adolescente menor de 16 anos, o que pode ser agravado como crime de pedofilia. O camarada vai ter, no mínimo, que pagar uma indenização pesada à família da vítima – o que não repara o trauma que talvez a menina carregue por toda a vida.

Como disse um vlogueiro na internet sobre esse caso: "Queria ver pegarem esse pilantra, plantar uma mandioca de um metro e meio no rabo dele e postar as fotos no Facebook pra ver se ele ia gostar." E se é para adotarmos a Lei de Talião, isso é o mínimo que deveria ser feito.

É assim que toda mulher deve ser na cama, né?

A garota não cometeu nenhum crime e segundo a versão dela, sequer houve traição. A traição teria sido inventada pelo ex que estava inconformado com o fim do relacionamento. Mas, infelizmente, como já dizia o falecido mestre José Ângelo Gaiarsa: nós vivemos num mundo onde as pessoas estão doentes; doentes de hipocrisia, falso moralismo e cheias de sadismo. Se ninguém parou para pensar antes, a garota estava num momento de intimidade, entrega, doação, paixão e tesão com o rapaz que ela amava. Não há absolutamente nada de errado nisso. Errado é querer reprimir a sexualidade feminina e defender hipocritamente que as mulheres devem ser todas frígidas durante o sexo. E o engraçado é que esta sociedade que desce a lenha na pobre menina é a exatamente a mesma que consome pornografia desenfreada na internet e que diz que a mulher ideal tem que ser uma dama na sociedade e uma puta na cama. É estupidez demais para um único paradoxo.

A culpa é da galinha que se expôs!

Ao invés das pessoas se sensibilizarem com a agressão e o abuso que a garota sofreu - estão fazendo justamente o oposto: linchando socialmente a menina e tratando o verdadeiro vilão da história como herói. Pois é, este é o mundo que vivemos...

Deixo, portanto, o meu total apoio à Karina e o meu absoluto repúdio à atitude misógina, covarde e criminosa do seu ex-namorado.

E para quem acha que a menina merece sofrer tudo que ela está passando, vou deixar as seguintes perguntas:


  1. Você gostaria de ter a sua intimidade exposta desta maneira para o mundo inteiro ver?
  2. Como a garota ia imaginar que o cara ia pegar as fotos íntimas deles e jogar na rede social dela?
  3. Por que julgar a intimidade da garota ao invés de julgar o pilantra que a difamou?
  4. Você acha que uma suposta traição justifica um linchamento moral, ou que um erro justifique outro?
  5. E você: por acaso nunca fez ou quis fazer nada mais ousado no sexo?
  6. Qual a diferença entre o que o cara fez e a prática de um crime passional?
  7. Se fosse a sua filha, você acharia justo tudo o que ela está passando?


Reflitam...
Ninguém merece ser julgado por um crime que não cometeu

Link externo:
Karina Veiga pede justiça
Artigos do Código Penal Brasileiro

11 comentários:

  1. Brilhante texto!
    E deixo aqui a minha pergunta:QUEM É O NOVO HEROI DA CANALHADA MACHISTA DESSE PAÍS?
    Alguém que o conhece poderia por favor dizer seu nome, poderia nos dizer sobre ele?
    Gostaríamos de traçar o perfil de "homens corajosos" como ele! Como se não imaginássemos que tipo de homem é! Como se não soubéssemos quem são os defensores desse tipo de atitude, quem são os colaboram para a permanência desse comportamento!
    Tomei conhecimento do fato através de você, Wellington! Fui dar uma volta ai pela internet para saber mais, e só consegui no decorrer do dia ficar mais e mais indignada com o fato e com a reação das pessoas.

    Beijos meus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estive pensando se esse silêncio não fazia parte de alguma estratégia da defesa da garota... mas confesso que isso não faz muito sentido, porque não é possível que nenhuma das pessoas que faziam parte da rede social da menina desconheça o ex-namorado dela. Acho que tem caroço nesse angu, viu?

      Engraçado que o camarada teve coragem para fazer o que fez com a menina, mas não tem coragem nem de dizer o seu nome! Do que será que ele tem medo? Ele não é o herói?
      Aparece aí, valentão! Rarará!

      Abraços.

      Excluir
  2. Pode e deve ter mais caroço nesse angú do que consegue imaginar (ou querer revelar) as vozes da histeria.

    O paradoxo maior é uma sociedade que consome avidamente comportamentos bizarros, e erotiza crianças, seja a mesma que pretende o linchamento moral de um rapaz fruto deste caldo de cultura, infecto mas aparentemente limpo.

    O problema não é a atitude criminosa (?) desse rapaz, e sim a dos demais cidadãos que preferem achar um bode expiatório para suas culpas e omissões do que rever suas próprias práticas hipócritas.
    Não me surpreendo com tanta mesquinhez, Afinal vivemos num tempo de personalidades fakes, em que o anonimato é endeusado em detrimento da verdade.

    Curiosamente na política dá-se o mesmo, e os resultados estão aí: Honestos na cadeia e bandidos protegidos pelas leis e pelos legisladores.

    Também não me surpreendo com a falta de capacidade dos que mais clamam por justiça de enxergar que o problema é bem maior do que seus gritos estridentes. Precisa-se de muito mais conteúdo para refletir sobre uma sociedade do que sobre o comportamento de um só indivíduo. Lamento informar.

    Talvez seja essa inversão de valores o tal fim do mundo, quem sabe?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Adendo:

    Propositadamente ou não, a insistência em induzir ao erro ao se afirmar que Machismo = Canalha não passa de de um sofisma de baixo preço; esse lamentável equívoco autoriza - em contrapartida - que se diga que Feminismo = Lésbica, o que sabemos não ser de todo verdade.

    A não ser que se queira adonar-se da verdade, a qualquer preço.

    Penso que a proposta de seu blog vai além disso, e te parabenizo pela correção que fez no post anterior, ainda que tenha mantido a mesma linha de raciocínio neste.

    Temos tempo...rss

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto ao suposto sofisma "Machismo = Canalha", isso vale um debate mais aprofundado. Seria necessário debater conceitos e avaliar o porquê de haver tal associação.

      Sobre este post, ele já estava escrito antes de te responder o comentário do outro.

      Abraço.

      Excluir
  4. eudyrj, acho que você não leu os comentários e a repercussão sobre este caso pela internet. O que eu estou fazendo aqui é nadando contra a correnteza. A grande maioria das pessoas está tentando encontrar justificativas para apoiar o que o cara fez e massacrar a garota. Tem pessoas apostando para ver quando a menina vai se matar e até lançaram uma campanha: "Se mata, Karina Veiga". A mesma liberdade de expressão que outros tem de xingar a menina, eu tenho de xingar o cara.

    E é claro que existem problemas mais graves envolvendo a justiça, mas isso não é um motivo para fecharmos os olhos diante dos "pequenos" problemas. Vou tentar linkar o vídeo do vlogger Clarion de Laffalot que trata justamente disso:
    "O Pior Argumento de Todos"

    Mas se um caso de grande repercussão como este tiver alguma punição para o rapaz, já será um motivo para que os próximos a fazerem coisas semelhantes pensem duas vezes antes de agir.
    A crítica neste post foi mais dirigida ao indivíduo, já a crítica à sociedade foi focada no post anterior.

    E se este caso for apenas a ponta de um iceberg, então convido as pessoas a fazerem uma reflexão mais profunda sobre as mazelas sociais e políticas que levaram tal caso a ter tomado as proporções que tomou.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Entendo o que diz, e admiro sua iniciativa de "nadar contra a correnteza", o que não posso permitir - sem contestar - é que sua indignação dê acalento a outras motivações torpes.

    Talvez tenhamos chegado ao ponto de vislumbrar que a ESPÉCIE humana está psicologicamente aquém de suas conquistas tecnológicas.

    Com isso quero dizer que comportamentos como o desse rapaz sempre existiram, mas com um grau de danosidade muito inferior do que o propiciado por uma rede social mundial. Ainda assim algumas pessoas se deliciam enquanto outras se escandalizam. Essa malvadeza/altruísmo é própria dos humanos.

    O cerne dessa questão quero crer que é a dicotomia ainda insolúvel entre anonimato/responsabilidade.

    Voce crê que seja possível a uma moça de 16 anos o desconhecimento de fatos anteriores ao que ela mesma foi vitimada? E acha difícil que ela própria tenha rido de outra pessoa numa situação idêntica à que ela se encontra agora?

    Faltou prevenção, não malícia. Enquanto as coisas não ocorrem conosco não nos dizem respeito.

    É exatamente essa hipocrisia que causou e causará muitos mais casos iguais ao dela. O problema, como eu disse, não é o rapaz, e sim a postura da sociedade.

    Atire a primeira pedra quem sempre agiu corretamente!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe, eudyrj, às vezes penso que o problema não está em um individuo, ou em um grupo, ou em uma cultura - o problema está na raça humana. Eventos como esse sempre hão de ocorrer, por mais justa que seja uma sociedade.
      Todos nós cometemos erros e é impossível passar uma vida inteira sem errar. Mas o que me assusta mesmo é a nossa incapacidade de enxergamos além do nosso próprio umbigo. E admito que nisso eu também erro.

      Ainda bem que o fim do mundo vem aí... Se é que os maias estavam certos nesta previsão...

      Abraço.

      Excluir
  6. Adendo:

    Veja como é a sanha das pessoas: Vi gente deplorando o fato de o nome da moça ter sido divulgado e o do rapaz não; ato contínuo publicam o nome dela em blogs e redes sociais, com o pretexto de uma defesa ou desagravo à sua honra; creio que o que essa moça mais deseja agora seja que esse turbilhão cesse, e que seu nome saia das bocas (bem ou mal intencionadas, não importa, o mal só faz aumentar); vejo isso como a segunda leva de necrófagos que pastam sobre os "restos morais" da pobre coitada.

    A polícia existe para isso.

    E para nossa malvadeza?

    Como voce mesmo disse anteriormente, Tem caroço nesse angú!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi por isso que hesitei em falar sobre o caso. Só que a minha indignação foi tão grande com o que estava acontecendo, que me senti na obrigação de deixar a minha opinião sobre esse assunto.

      Acho mesmo bom mudarmos de assunto.

      Abraço.

      Excluir
  7. Adendo II:

    O problema, caro Wellington, é que se o bom senso diz que devemos tratar o problema como macro e não como pontual, entraremos na seara das "teorias" - tratadas com sarcasmo pelos que não tem inteligência ou instrução suficientes para lidar com um assunto, senão como comadres escandalizadas em dia de feira.

    Abraço.

    ResponderExcluir